Buscar

prova discursiva de metodologia cientifica e sistema de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LARISSA ORJANA DA CUNHA - RU: 1390124 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201607151390124A1EFCF
Disciplina(s):
Metodologia Científica
Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
	Data de início:
	15/07/2016 15:17
	Prazo máximo entrega:
	15/07/2016 16:32
	Data de entrega:
	15/07/2016 16:05
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico.[...]
Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 69-70)
No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes poderão participar?
Nota: 20.0
	OS Familiares DOS ESTUDANTES: os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas.
As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para os seus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos cm suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares. (p. 37)
Resposta:Participando, ajudando a criar e compor os Conselhos Comunitários Escolares, comparecendo as reuniões escolares quando solicitados, encaminhando suas solicitações aos órgãos relevantes para que sejam analisadas as possíveis modificações. 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
 
Nota: 20.0
	O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
 
Resposta:Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 20.0
	Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:Citações Diretas podemos copiar a parte do texto da pesquisa. citação direta curta - devem ter 3 linhas. usar fonte tamanho 12 e estarem entre aspas duplas. Citação Direta longa - quando o texto copiado ultrapassa 3 linhas. usar fonte 10, sem aspas e em parágrafo próprio, com espaçamento simples e com recuo de 4 centímetros da margem esquerda. Citações Indiretas - quando usamos nossas próprias palavras mas com o mesmo sentido da fonte pesquisada. Citação de citação - são usadas quando não encontramos a fonte original e usamos a informação pertencente a outro trabalho. Deve vir precedida da palavra apud.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto : 
A pesquisa tem por objetivo estabelecer urna série de compreensões no sentido de descobrir respostas para as indagações e questões que existem em todos os ramos do conhecimento humano, envolvendo o mundo social, vegetal, animal, mineral, além do espaço e do mundo marinho.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. (p. 117-118)
Uma pesquisa, de acordo com os procedimentos práticos adotados pelo pesquisador, pode ser caracterizada como bibliográfica, de campo, documental, experimental, de estudo de caso, de pesquisa-ação, entre outras. 
Nesse contexto, responda: Como se caracteriza a pesquisa-ação?
Nota: 20.0
	Pesquisa-ação — é o estudo em que o pesquisador participa do processo e convive com os sujeitos, analisando os resultados e propondo uma ação modificadora daquela realidade. Apresenta uma forma de ação planejada de caráter social, educacional, técnico ou outro. (p. 124)
 
Resposta:quando o pesquisador participa do processo e convive com o sujeito analisando as realidades e propondo ações para modificar o meio.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto : 
Quando o estudante desenvolve a sua própria atividade de pesquisa através da análise e da compreensão de uma realidade fenomênica que classificamos como sendo o campo empírico, ele terá a necessidade de coletar determinadas informações por meio de dois mecanismos, que são eles: o questionário e a entrevista — notadamente nos estudos de caso descritivos e exploratórios.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BARBOSA, Flávio Alves. Descomplicando o complicado: aprendendo a fazer uma monografia em três dias. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2010. (p. 66-67) 
Existem diversos instrumentos de coleta de dados que podem ser utilizados na aplicação de uma pesquisa. Entre esses instrumentos de coleta de dados, pode-se citar a “entrevista”. As entrevistas podem ser, ainda, classificadas como estruturadas ou não estruturadas. 
Pensando nisso, responda: qual a diferença entre entrevistas estruturadas e não estruturadas?
Nota: 20.0
	A entrevista estruturada, ou padronizada, é orientada por um roteiro montado anteriormente pelo pesquisador, permitindo esclarecimentos dentro de limites.
A não estruturada, ou despadronizada, por sua vez, atribuiao respondente ampla liberdade para que se expresse a seu modo. Conforme Lima (2004, p. 95), a prática desse tipo de entrevista pode assumir várias modalidades, das quais se destaca aqui a focalizada. (p. 153).
Resposta:Pesquisa estruturada - é quando os questionários são montados com antecedência seguindo um roteiro e dentro de limites Pesquisa não estruturadas - as questões são feitas com liberdades e o pesquisador se expressa a seu modo.

Outros materiais