Buscar

Análise do filme DOM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do Filme “DOM” 
Introdução à Psicopatologia – 3º período – matutino 
Acadêmicas: Ákysa Ribeiro, Ana Paula Juanini, Carolina Lima, Francynne Souza, Larissa Mafezolli.
Perguntas: 
a)      Quais são os dados mais importantes da história de vida do personagem principal (3 pontos).
b)      Quais são os comportamentos funcionais do personagem (1,5 ponto)?
c)      Quais são os comportamentos disfuncionais do personagem (1,5 pontos)?
d)      Qual é a hipótese diagnóstica do personagem e justifique teoricamente pelo DSM-5 (3 pontos). 
e)      Façam sugestões para este personagem de tratamento e encaminhamento (1 ponto).
a) Bento (Dom) era um advogado bem sucedido, com um relacionamento estável e morava sozinho. Quando reencontrou seu amigo, Miguel, teve a oportunidade de reencontrar uma paixão de infância, Ana. Pelo forte sentimento que sentia por Ana, terminou com sua antiga namorada (Heloísa), para casar-se com seu amor de infância. Em pouco tempo, começaram a morar juntos e tiveram um filho chamado Joaquim. A partir do triângulo de amizade entre Bento, Ana e Miguel que começa a trama na vida do personagem principal (Dom) contra sua então esposa Ana, apresentando comportamentos de ciúmes excessivo. 
b) Bento apresentava ser um advogado seguro e feliz pela escolha de sua profissão, era um homem ocupado por conta do trabalho e gostava de sair para se divertir entre amigos. No começo, se mostrava muito apaixonado por Ana e seguro com essa união estável.
c) O personagem demonstrava insegurança de si próprio, desconfiança nas pessoas em seu convívio, culpa, agressividade, sintomas depressivos e ciúmes patológico pela sua amada Ana. Apresentava grande desconfiança em relação a amizade de Ana e Miguel, sempre imaginando coisas que criava em sua imaginação e interpretação errôneas de certas situações.
d) Nossa hipótese diagnóstica é: Transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno da personalidade paranoide. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo há sempre dúvida patológica com verificações repetidas, pensamentos repetitivos e persistentes ou impulsos. As obsessões não são prazerosas ou experimentadas como voluntárias, são intrusivas e indesejadas causando sofrimento e ansiedade. No filme mostra claramente o TOC no personagem, pois a todo momento ele pensa que sua parceira está traindo e/ou saindo com outras pessoas. No Transtorno da Personalidade Paranoide, de acordo com DSM V, o indivíduo preocupa-se com dúvidas injustificadas acerca da lealdade ou da confiabilidade de amigos, parceiros e sócios, reluta em confiar nos outros, guarda rancores de forma persistente e tem suspeitas recorrentes e injustificadas acerca da fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual. Pessoas com transtorno da personalidade paranoide são geralmente de difícil convivência e apresentam frequentes problemas nos relacionamentos íntimos. Na obra cinematográfica, Dom representa todas essas evidências e a nosso a ver, ele se enquadra nessas duas patologias.
e) Nossa sugestão seria para fazer um tratamento com psicólogo, tratando o TOC e ansiedade para que haja melhoramentos em seus relacionamentos interpessoais e pessoais e auxiliando na melhoria de sua autoestima. Além de frequentar o psicólogo, é aconselhável a procura de um psiquiatra para que além da psicoterapia, seja possível fazer um tratamento medicamentoso, para ajudar a reduzir seus sintomas de agressividade e obsessividade. 
Referência:
AMERICAN PSYCHIAYTIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014

Outros materiais