Buscar

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
Exercício final - História da Matemática
Alunos:
_____________________________________________________________________________
( )A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.
( ) Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.
( )  A História da Matemática é envolta em mistérios. Muito se deve à impossibilidade de se precisar com certeza sua origem. Por outro lado, sabe-se que, entre os filósofos clássicos, o pensamento matemático já era bem estudado e difundido. Aristóteles, Sócrates, Platão, Tales, Euclides e Pitágoras são alguns desses grandes nomes que colaboraram para o desenvolvimento dos estudos matemáticos, principalmente no campo da lógica e da geometria. Do Renascimento (século 13 ao 17) até início do século 20 - e ainda hoje -, a Matemática (e a Lógica) passou por extensos períodos de provação com o surgimento constante de pensadores dispostos a levar às últimas consequências suas pesquisas nesse campo. São alguns deles: François Viète, René Descartes, Leonhard Euler, Isaac Newton, Gottfried Leibniz, Évariste Galois, Richard Dedekind, Bernard Bolzano, Karl Weierstrass, Augustin-Louis Cauchy, Henri Poincaré e Bertrand Russell.
( ) A diversidade das etnias brasileiras é um desafio interessante a matemática porque há diversificações em problemas que se constrói através de experiências vividas em diferentes culturas. Desse modo a influência do ensino da matemática na formação de cidadãos, tem o importante papel em tornar essas diferentes culturas iguais em conhecimento e capacidade de raciocinar calcular e elaborar, não permitindo à submissão de uma cultura a outra, contribuindo para a valorização da pluralidade sociocultural.
( )A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. 
( )Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
( ) Os textos matemáticos (em escrita cuneiforme) mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia. Na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido. Estas coisas aconteceram entre 3000 e 2500 a.C.
( ) A história da matemática teve o seu ponto de partida da mesma forma que você aprendeu ainda pequeno: na contagem dos números. Infelizmente, a verdade é que saber um pouco de sua história não nos fará compreender que muitos dos problemas cotidianos foram solucionados por meio dela, apenas uma previa ideia dos fatores de evolução da humanidade. Todas essas inúmeras descobertas que existem hoje no campo numérico foram inventadas graças a essa excelente área do conhecimento. E, além disso, a sua poderosa influência se estendeu para outras áreas do conhecimento alargando ainda mais o poder que possui. Certamente, a sua contribuição é de altíssimo valor!
( ) De 550 até 450 a.C., é estabelecida a era pitagórica, caracterizada por grandes conhecimentos na geometria elementar, como o teorema de Pitágoras. Os pitagóricos foram os primeiros a analisar a noção de número e estabelecer as relações de correspondência entre a aritmética e a geometria. Definiram os números primos, algumas progressões   e a teoria das proporções.
( )A palavra “matemática” é de origem latina. Nos primórdios, ela englobava aritmética, geometria, astronomia e mecânica. Porém, os pitagóricos a dividiram em: aritmética, geometria, astronomia, e música. Já para Aristóteles, somente a aritmética e a geometria, duas áreas apreciadas pelos gregos antigos, eram as únicas consideradas ciências puramente matemáticas.
( ) A matemática, assim como todas as outras ciências no universo, teve uma origem. No entanto, no caso desta, não é possível determinar o local ou data exata em que as primeiras manifestações tiveram lugar. Diversas evidências de sua gênese são usadas e afirmadas, mas ainda existem muitas divergências, de forma que fica muito difícil determinar com precisão qual merece a maior credibilidade.
( ) Com o grande desenvolvimento de diversos povos que acabaram, entre 300 e 200 mil anos atrás, se espalhando pelo mundo, fica difícil ter uma visão exata do surgimento da matemática. O que se vê é uma visão subjetiva que é formada por meio da visão crítica de cada um e por longos e fundamentados estudos teóricos.
( ) A história da matemática se iniciou no mesmo tempo em que o homem buscou resolver os problemas que enfrentava em seu cotidiano. Ela não impactou o mundo ao longo dos anos, se desenvolveu de forma lenta e hoje não é considerada como uma das áreas do conhecimento mais relevante.
( ) Conhecer a história da matemática é avançar junto com o ser humano, pois este a descobriu e soube aplicar no dia a dia trazendo resultados cada vez mais significativos.
( ) Os gregos foram os maiores influenciadores para o crescimento da área matemática no Universo. Inclusive, grandes nomes da ciência se originaram entre os gregos, tais como:Tales de Mileto, Pitágoras, Zeno, Demócrito, Platão, Euclides, Arquimedes e Apolônio.
( ) O método científico é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. É um conhecimento analítico, organizado, assistemático, crítico e reflexivo
( )  O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir. O método científico como conhecemos hoje foi o resultado direto da obra de inúmeros pensadores que culminaram no “Discurso do Método” de René Descartes, onde ele coloca alguns importantes conceitos que permeiam toda a trajetória da ciência até hoje.
( )A Matemática como as demais ciências, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza. Mas com um conhecimento superficial da Matemática, não é possível reconhecer certos traços que a caracterizam: abstração, precisão, rigor lógico, caráter irrefutável de suas conclusões, bem como o extenso campo de suas aplicações.
( ) A ciência exata é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Podemos citar como exemplo Matemática, Física, Engenharia, e outros. .
( ) As ciências exatas nasceram no início do século XVII na Europa Ocidental. Baseiam-se na observação aprofundada dentro de um quadro temático restrito ou previamente definido, uma abordagem simples e progressiva da modelização e, sobretudo, do uso sistemático de uma lógica reducionista no sentido de manter apenas os dados e leis necessários e suficientes para explicar os fenômenos observados.
( ) O pensamento filosófico na matemática é uma ferramenta importante na construção do conhecimento científico.Um exemplo dessa teoria Pitágoras, considerado o grande iniciador da teoria dos números, foi ainda o fundador da seita dos “pitagóricos” e esta escola afirmava haver uma relação numérica entre as coisas. 
( ) A preocupação com as bases do Conhecimento foi motivo de grandes especulações no século XVII, período de grande efervescência matemática, na qual muitos filósofos eram também grandes matemáticos, como René Descartes (1596-1650), Blaise Pascal (1623-1662) e Gottfried Leibniz (1646-1716). Com efeito, eles procuraram também aplicar ao método filosófico a ferramenta matemática como instrumento eficaz nos processos de aquisição do conhecimento, devido ao seu caráter rigoroso, preciso e sistemático. Não se trata aqui da realidade numérica em si, mas dos procedimentos abstrativos lógico-dedutivos que, segundo os filósofos-matemáticos eram corretos e provocavam um pensamento ordenado e isentos de dúvidas finais. Esta visão da contribuição dos métodos matemáticos já era vislumbrada pelos filósofos gregos (especialmente Platão), que, em alguns escritos, nos falam sobre a confiabilidade das entidades e relações numéricas frente à problemática da desconfiança nos sentidos.
( ) O matemático e filósofo francês René Descartes inaugurou a dúvida metódica, isto é, deve-se suspender o juízo a princípio e, colocar a dúvida sob o crivo de um método capaz de conduzir a uma certeza clara e distinta. A dúvida era para ele fato primordial para a investigação acerca da veracidade do conhecimento, e quem duvida, segundo Descartes, pensa, e se alguém pensa, dá-se conta de sua existência como ser pensante (Daí a sua máxima: “Cogito, ergo sum”- “Penso, logo existo!”). 
( )Descartes dá uma enorme contribuição para as ciências matemáticas quando se apropria da simbolização alfanumérica (notação matemática) para a compreensão dos dados geométricos, isto é, ele inova ao “algebrizar a geometria”. 
( ) Pode-se verificar que a base matemática e indispensável, e merece um espaço maior na prática metodológica dos docentes, pois a mesma contribui para a formação dos educandos, assim sendo, é fundamental que os docentes adotem estratégias que auxiliem na construção do conhecimento, tornando o ensino mais compreensível. 
( )O professor de matemática dos dias atuais ao trabalhar o conteúdo da sua disciplina não deves se preocupar com a formação global do aluno. Valorizar esse saber matemático-cultural e aproximá-lo do saber escolar em que o aluno está inserido são de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem. 
( ) A matemática é uma atividade humana e está profundamente presente na nossa realidade quotidiana. Em todo o lado, as pessoas utilizam a matemática para resolver problemas, resultantes da prática envolvente ou da própria atividade intelectual, e partilham ideias e resoluções.
( )A matemática está presente em algumas culturas, em seis aspectos da atividade humana: contar, medir, localizar, conceber/construir, explicar e jogar. Independentemente do local onde vivemos e da cultura que representamos, todos nós utilizamos a matemática para efetuar essas seis coisas, embora as realizemos de modo diferente, precisamente porque pertencemos a culturas diferentes.
( ) A Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas. Da mesma forma que fórmulas, equações teorias e teoremas que estudamos na escola é Matemática, qualquer pensamento artístico, religioso, social, psicológico, são processos mentais matemáticos que nos acompanham desde que nascemos. Portanto, não se iluda, no universo tudo tem base na Matemática, desde o pensamento as artes, danças Ciências , a natureza e a vida! 
( )Os resultados matemáticos distinguem-se pela sua precisão e os raciocínios desenvolvem-se num alto grau de minuciosidade, que os torna incontestáveis e convincentes. Em sua origem, a Matemática constitui-se a partir de uma coleção de regras isoladas, decorrentes da experiência e diretamente conectada com a vida diária. Se tratava, portanto de um sistema logicamente unificado.
( )A Matemática transforma-se por fim a luz da história da matemática na ciência que estuda todas as possíveis relações e interdependência quantitativas entre grandezas, comportando um vasto campo de teorias, modelos e procedimentos de análise, metodologias próprias de pesquisa, formas de coletar e interpretar dados.
( )O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contraexemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu. A Matemática desenvolve-se, desse modo, mediante um processo conflitivo entre muitos elementos contrastantes: o concreto e o abstrato, o particular e o geral, o formal e o informal, o finito e o infinito, o discreto e o continuo. Curioso notar que tais conflitos encontram-se também no âmbito do ensino dessa disciplina.
( ) A Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever eabstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades.
( ) um currículo de Matemática deve procurar contribuir, de um lado, paraa valorização da pluralidade sociocultural, impedindo o processo de submissão no confronto com outras culturas; de outro, criar condições para que o aluno transcenda um modo de vida restrito a um determinado espaço social e se torne ativo na transformação de seu ambiente. para exercer a cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente, etc. Novas competências demandam novos conhecimentos: o mundo do trabalho requer pessoas preparadas para utilizar diferentes tecnologias e linguagens (que vão da comunicação oral e escrita), instalando novos ritmos de produção, de assimilação rápida de informações, resolvendo e propondo problemas em equipe.
 2- Sabemos que o conhecimento da matemática teve origem a partir da necessidade da vida cotidiana. Após esse passo, esses novos conhecimentos matemáticos exibiram algumas características próprias, são elas:
( 1 ) Abstração ( 2 )Raciocínio lógico ( 3 )Caráter irrefutável- 
( ) É onde vemos as demonstrações dos matemáticos, mas nesse caso, recorre-se a analogias bem concretas e presentes na realidade.
( ) Onde os matemáticos empregam um sistema de abstração e cálculos para demonstrar suas afirmações.
( ) Apesar de seu caráter abstrato, seus resultados tem base no mundo real. A matemática possui uma vasta aplicação em vários campos da ciência como: Física, Química, Astronomia; pesar de não ser tão influente nas humanas, ela tem seu grau de importância como em Medicina, História e geografia .

Continue navegando