Buscar

Topografia Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Topografia Revisão 
Altimetria: distancia (DV ou DM), diferença de nível entre os pontos ou a distância horizontal. 
Métodos Geométrico e Trigonométrico
*Geométrico: dividido em simples e composto 
Instrumento: * nível óptico * nível digital * mangueira com água 
*Trigonométrico: É aquele nivelamento que opera com visadas inclinadas, sendo as DNs (diferenças de nível) determinadas pela resolução de triângulos retângulos, conhecendo-se a base e o ângulo (inclinação / zenital)
Generalidades 
Cotas: plano imaginário de referencia em altimetria, valor qualquer para iniciar um levantamento. ‘Valor 100 ‘ para o primeiro valor.
Altitude: valor em relação ao nível do mar, Mariografo de Ibituba SC- marco zero 
RN (Referencial de Nível): é um ponto fixo materializando na superfície terrestre com coordenadas, latitude longitude, altitude principalmente. 
Transportar um RN: Pegar informação que tem sobre RN fixo e levar a informação até uma área de interesse. 
Linha de nivelamento: sucessão de pontos com cotas ou altitudes conhecidas. 
1- No método de nivelamento geométrico composto é necessário fazer a leitura da mira do ponto anterior sempre que se muda o aparelho de local? 
Será anotado duas vezes na coluna de ponto Visada o numero do ponto visado, uma para Visada de Mudança e outra para Visada de Ré, sem tirar a mira do lugar, do ponto visado. Sendo assim o valor da cota topográfica será repetido para a linha identificada com o mesmo número do ponto. 
2- Em relação ao nivelamento geométrico explique o que é: 
*VISADA: Leitura efetuada sobre a mira, onde o desnível será determinado pela diferença entre a leitura de ré e a de vante.
*RN: (Referencial de Nível): é um ponto fixo materializando na superfície terrestre com coordenadas, latitude longitude, altitude principalmente.
*COTA: Distância vertical de um plano qualquer ao ponto do terreno. 
*LINHA DE NIVELAMENTO: Este método, sendo o mais preciso, permite determinar desníveis e consequentemente altitudes (ou cotas) com grande rigor. Baseia-se na diferença das leituras de duas miras graduadas colocadas sensivelmente à mesma distância do nível:
*ALTITUDE: Distância contada sobre a normal entre o ponto e o elipsóide. 
*PERFIL TOPOGRAFICO: É uma representação de um satélite gráfico nos planos cartesianos de um corte vertical do terreno segundo uma direção de um corte previamente escolhido, de tal forma que seja possível representar intuitivamente, entre os topos, os desníveis de certos tipos de rocha e também a topografia do terreno inclusive o perfil antiquado.
*CURVA DE NIVEL: linhas dispostas mais ou menos de forma concêntrica em um mapa topográfico. Cada uma dessas linhas indica uma altitude fixa. 
3- Quais as diferenças entre o nivelamento geométrico simples e composto? 
Nivelamento geométrico simples, neste método, instala-se o nível uma única vez em ponto estratégica, situada ou não sobre a linha a nivelar e eqüidistante aos pontos de nivelamento.
Nivelamento geométrico composto, este método, exige que se instale o nível mais de uma vez, por ser, o desnível do terreno entre os pontos a nivelar, superior ao comprimento da régua.
4- Qual a diferença entre nivelamento geométrico e trigonométrico? 
Geométrico, Este método, sendo o mais preciso, permite determinar desníveis e consequentemente altitudes (ou cotas) com grande rigor. Baseia-se na diferença das leituras de duas miras graduadas colocadas sensivelmente à mesma distância do nível.
Trigonométrico, em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação.
5- Segundo a NBR 13133, qual a classificação dos níveis topográficos? 
1 - precisão baixa > ± 10 mm/km
2 - precisão média ≤ ± 10 mm/km
3 - precisão alta ≤ ± 3 mm/km
4 - precisão muito alta ≤ ± 1 mm/km
6- A partir da figura abaixo preencha a planilha de campo e calcule as altitudes dos pontos considerando o RN: 687,31m. 
Tipos de Nivelamento: 
1. GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas. 
2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, menos preciso.
http://pt.slideshare.net/cleideisaias/compilao-de-exercicios-topografia-altimetria

Outros materiais

Outros materiais