Buscar

AV PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_201307122906 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307122906 - RAQUEL ROSA TEIXEIRA
	Professor:
	JANDIRA INACIA DA ROCHA
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 0,5        Data: 05/11/2013 20:10:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201307300384)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Psicologia é uma ciência que busca entender o homem. Para o gestor manter um ambiente de trabalho saudável é um desafio. O estudo da Psicologia nos cursos de formação de gestores pode ser útil nos trabalhos de equipe nas organizações. Analise os itens abaixo e assinale o único que NÃO se refere especificamente às contribuições da Psicologia.
		
	
	Gerenciar conflitos de relações interpessoais;
	 
	Interferir diretamente nas questões pessoais;
	
	Auxiliar na gestão de clima organizacional.
	
	Identificar as limitações de cada colaborador;
	
	Estimular o espírito de colaboração entre os funcionários;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307144936)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O processo de percepção tem início com a atenção que é um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: 1 - A dos fatores externos (próprios do meio ambiente). 2 - E a dos fatores internos (próprios do nosso organismo). A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307175627)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Podemos entender como um objetivo da seleção de pessoal adequar o perfil do candidato às necessidades do posto de trabalho. Para isso, o recrutador poderá utilizar uma série de instrumentos de seleção de pessoal, para auxiliá-lo na identificação do perfil do candidato. Como exemplos de instrumentos para seleção de pessoal, podemos citar:
		
	
	Entrevista, referências pessoais e testes de QI.
	
	Entrevista, Avaliação do Currículo e experiência profissional.
	
	Entrevista, testes situacionais e experiência profissional.
	 
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e testes psicológicos.
	
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e Referências profissionais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307175613)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Psicologia possui vários objetos de estudo. O objeto de estudo do Behaviorismo, escola de Psicologia criada no século XIX, é:
		
	
	As sensações.
	 
	O comportamento.
	
	A percepção.
	
	O inconsciente.
	
	A sexualidade humana.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307307302)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Nos grupos, somos influenciados e influenciamos conforme algumas bases de poder, que possuem uma taxonomia específica. Uma pessoa atua conforme o desejo de outra assim como é influenciada por ela, temendo as punições no caso de não desempenhar os comportamentos desejáveis. Isto acontece nas famílias, cuja educação é estabelecida desta forma, e também no trabalho quando os líderes usam esta base de poder como meio de regulação da conduta. Escolha, nas opções a seguir, o tipo de poder ao qual estamos nos referindo:
		
	 
	Coerção;
	
	Conhecimento;
	
	Recompensa;
	
	Convencimento.
	
	Legitimidade;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307311759)
	DESCARTADA
	Freud iniciou a teoria psicanalítica a partir de observações de clientes que iam ao seu consultório, queixando-se de sintomas clínicos como paralisias, afonias etc., mas sem uma causa patológica que os justificasse. A esses quadros, Freud chamou de ¿histeria de conversão¿ que significa a conversão de traumas psíquicos em sintomas físicos, ou seja, questões afetivas não resolvidas podem resultar no surgimento de sintomas não justificados organicamente. Na Teoria do ¿eu¿ de Carl Rogers ou perspectiva humanista, Rogers enfatizou que são as relações com outras pessoas que definem a nossa condição humana e formam nossa personalidade.
Considerando os argumentos é possível dizer que a psicologia é um ramo da ciência que busca compreender: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	 
	o comportamento humano
	 
	o comportamento e os processos mentais
	
	comportamento de animais
	
	os processos mentais
	
	o comportamento dos humano e condutas morais
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307307322)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Existem medidas que são tomadas no trabalho e que funcionam como preventivas ao conflito grupal. Estas medidas têm como base a manutenção do foco na meta do grupo, que deve ser aceita e compartilhada. No entanto, uma vez instalado um conflito, é preciso reconhecê-lo e resolvê-lo. Nas resoluções quando uma terceira pessoa intervém pela dificuldade de consenso do grupo, objetivando-se chegar a ele, chamamos tal medida de:
		
	
	Conciliação;
	 
	Mediação;
	
	Negociação;
	
	Articulação.
	 
	Arbitragem;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307311892)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Para Mariotti (1999) Empresas que investem com frequência em treinamento tendem a melhorar as condições de estima de colaboradores, que se percebem investidos e com viabilidades para promoções futuras. Quando este objetivo é atingido dizemos que ocorreu Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Instrução
	
	Renovação
	
	Mudanças
	 
	Sinergia
	 
	Educação
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307179344)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Sobre a percepção, pode-se afirmar
		
	
	e) O que uma pessoa percebe sempre será a realidade objetiva.
	
	d) A percepção não é individual.
	
	b) O comportamento das pessoas baseia-se na realidade em si, e não em sua percepção da realidade.
	 
	a) A percepção das pessoas só são influenciadas pelo estímulo (objeto a ser observado).
	 
	c) O mundo importante para o comportamento é o mundo na forma em que é percebido.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307204646)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Para exercer a liderança em uma organização ou grupo é necessário compreender que vários elementos interem neste execício, dentre eles a cultura organizacional e de grupo. como esse processo acontece?
		
	
Resposta: Creio que o processo é feito a partir do conhecimento que se tem do que preza a organização, da forma com que é tratado a cultura, e os tipos de pessoas/setores que influenciam na organização.
	
Gabarito: O aluno deverá indicar que Liderar ou exercer a liderança é ter o entendimento da cultura organizacional, do planejamento estratégico da mesma e alinhar sua equipe de acordo com as competências contributivas da cada um para atingir os resultados esperados.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307307341)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Teoria de Traços da Personalidade auxilia na seleção de pessoas nos processos seletivos, a partir do levantamento de perfil para cada cargo. Admitindo-se que não é só a formação técnica que assegura um colaborador em seu posto de trabalho que tipo de traços ou (características de conduta) você julga importantes para alguém que esteja se candidatando a Gestor de Recursos Humanos? Cite, pelo menos, 3 características:
		
	
Resposta: Eu julgo como importante a pessoa ser firme em suas decisões e ter descrição, para saber como direcionar sua equipe e não expor ninguém em cituações constrangedoras, ser organizada,comprometida com seu trabalho e que tenha uma visão de envolvimento com os colaboradores dando os suporte quando necessário.
	
Gabarito: As respostas podem ser variadas. Por exemplo: Ser bom comunicador; demonstrar interesse pelas pessoas; ser organizado; ser tolerante; ser autoconfiante, etc

Outros materiais

Perguntas Recentes