Buscar

prova discursiva fundamentos da aprendizagem e educaçao especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o excerto de texto a seguir:
“Em relação à inteligência, há dois componentes a serem considerados: a inteligência fluida e a inteligência cristalizada. A inteligência fluida que se reflete basicamente na capacidade ou função cognitiva [...] tende a declinar com o envelhecimento. Em contrapartida, a inteligência cristalizada [...] tende a desenvolver mais com o envelhecimento ou a experiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SOUZA, Antônio Carlos Araújo de (Org.). Instituto de geriatria e gerontologia da PUCRS. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003. p. 18.
De acordo com esta a citação e os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, conceitue de forma sucinta inteligência fluida e inteligência cristalizada.
	
	3763 caracteres restantes.
Questão 2/5
Leia a passagem de texto a seguir:
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://goo.gl/E4x7og. Acesso em 04/08/2016.
De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, quais aspectos caracterizam uma escola realmente inclusiva? Aponte pelo menos dois deles.
	
	3536 caracteres restantes.
Questão 3/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
Nos séculos XVIII e meados do século XIX, encontra-se a fase de institucionalização, em que os indivíduos que apresentavam deficiência eram segregados e protegidos em instituições residenciais. O terceiro estágio é marcado, já no final do século XIX e meados do século XX, pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis15/art1_15.pdf. Acesso em 04/08/2016.
Sabe-se que integração e inclusão não são sinônimos. De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, explique o que são esses movimentos, apontando também a diferença entre eles.
	
	3548 caracteres restantes.
Questão 4/5
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.guia.heu.nom.br/sistema_limbico.htm. Acesso em: 28 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento de quais partes do cérebro?
 
	
	3910 caracteres restantes.
Questão 5/5
Leia a seguinte passagem de texto:
“A motivação escolar é algo complexo, processual e contextual, mas alguma coisa se pode fazer para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender. À sociedade, aos órgãos públicos e a outras instituições cabe encontrar soluções”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em ala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2006. p. 9, 10.
levando em consideração os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem sobre a motivação extrínseca e motivação intrínseca, conceitue e exemplifique cada uma delas:
	
	3741 caracteres restantes.
	1
	2
	3
	4
	5
Questão anteriorPróxima questãoFinalizar Avaliacao