Buscar

Liderança Situacional: Estilos e Abordagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Liderança 
O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:
1. Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
2. Orientação: este estilo de liderança ocorre quando ocolaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
3. Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
4. Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade
Abordagem sobre liderança situacional
 
Liderança situacional é um referencial teórico, desenvolvido por HERSEY e BLANCHARD (1986), que pode ser aplicado em qualquer tipo de contexto organizacional. Para estes autores, liderança é um processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação. Desta definição, conclui - se que o processo de liderança é uma função de líder, do liderado ou subordinado e de variáveis situacionais. Nesta abordagem os líderes eficazes são
capazes de adaptar seu estilo de comportamento às necessidades dos liderados e à situação. O líder irá variar seu estilo de comportamento em quatro tipos, onde são associados as variáveis: comportamento para a tarefa e comportamento de relacionamento. Estes tipos recebem as denominações:
• E1- determinar - a ênfase na tarefa é a alta e o relacionamento é baixo.
• E2 - persuadir - a ênfase na tarefa e relacionamento são altos.
• E3 - compartilhar - ênfase baixa na tarefa e alta no relacionamento.
• E4 - delegar - ênfase na tarefa e relacionamento baixos.
Os dois tipos de comportamento, tarefa e relacionamento, podem ser definidos:
Comportamento de tarefa: é aquele que os lideres adotam para organizar e definir funções, explicar atividades, estabelecer padrões.
Comportamento de relacionamento: é aquele que os líderes adotam para manter relações pessoais, abrindo canais de comunicação e dando reforços positivos aos colaboradores.
O estilo de liderança de uma pessoa é definido por estes autores, como sendo o padrão comportamental que ele manifesta quando procura influenciar as atitudes de outras pessoas ou de grupos, ou seja, em outros termos indica como é visto por estas pessoas.
Outro conceito importante é o de maturidade dos liderados, apresentado por HERSEY, BLANCHARD (1986) em duas dimensões:
• maturidade para o trabalho, relacionada com o conhecimento e capacidade técnica.
• maturidade psicológica, relacionada à disposição ou motivação para realizar alguma coisa.
Estas
dimensões de maturidade devem sempre ser consideradas em relação a uma dada situação. Na Figura 1 encontra-se esquematizado o modelo de liderança situacional. Para uma liderança eficaz ó necessário que o líder tenha clareza da situação que quer influenciar, que avalie a maturidade do subordinado na situação em questão e escolha corretamente o estilo que utilizará.
 
                        
Considere:
* M1 – Sempre que alguém está assumindo uma nova posição, não tem condições de determinar plenamente a execução de suas atividades. Precisa de orientação clara sobre o que precisa ser feito (comando). Mais que isso, como não tem referenciais de performance, precisa de um bom nível de acompanhamento (controle).
* M2 – Apenas após algum tempo no exercício de uma atividade (em seu novo contexto), o indivíduo tem condições de começar a colaborar efetivamente na definição do que precisa ser feito. Aí surge o famoso “penso em fazermos algo assim. O que você acha?!” partindo daquele que está “gerenciando/influenciando” as atividades.
* M3 – Uma sequência de “sugestões” acertadas indica que o indivíduo tem condições de avançar. A pergunta agora é “Temos esse problema, como você resolveria?”
* M4 – Grandes poderes, grandes responsabilidades! Por fim, com o tempo, deixa de ser necessário que saibamos o “como”. Podemos nos concentrar no “o que” precisa ser feito! O indivíduo tem condições de fazer o trabalho sozinho e saberá pedir ajuda, quando necessário. Ocorre a delegação!

Outros materiais

Perguntas Recentes