Buscar

Reich - Psicologia do corpo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA DO CORPO
WILHELM REICH
 
PSICOLOGIA DO CORPO
A Psicologia corporal é uma abordagem humana que busca compreender todo o ser vivo como unidade de energia que contém em si dois processos paralelos: o psiquismo (mente) e a soma (corpo). Dedica- se a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente. 
 Objetiva reencontrar a capacidade do ser humano de regular sua própria energia, e por consequência, seus pensamentos e emoções, podendo alcançar uma vida mais saudável. 
 A psicologia corporal teve suas raízes em Wilhelm Reich. 
WILHELM REICH
“O amor, o trabalho e o conhecimento são as
fontes da nossa vida. Deveriam também
governá-la.”
 
História de Vida de WILHELM REICH
Wilhelm Reich nasceu em 24 de março de 1897, na Galícia, região alemã- ucraniana da Áustria.
Morreu em 03 de novembro de 1957( com 60 anos).
 Causa da Morte: Insuficiência Cardíaca.
Era filho de Leon Reich e Cacylie Reich. Seu pai era agricultor judeu de classe média, homem ciumento e autoritário que dominava a esposa e os filhos.
Reich foi educado estritamente segundo a cultura alemã, até os 13 anos sempre teve professores particulares .
Desde cedo viveu na fazenda de seus pais em contato direto com a natureza, se interessou pelos fenômenos naturais. Fez sua autobiografia na juventude, já sabia o essencial sobre a sexualidade animal e humana, apartir dos onze anos teve sua primeira relação sexual.
História de Vida de WILHELM REICH
Quando Reich tinha 14 anos, sua mãe cometeu suicídio com veneno, aparentemente quando o mesmo revelou ao pai que a mãe estava tendo um caso com seu professor. Seu pai morreu três anos depois, vitima de uma pneumonia que evolui para tuberculose. Seu irmão morreu aos 26 anos de tuberculose.
acontecimentos
Em 1918, Reich ingressou na faculdade de medicina da Universidade de Viena, graduou- se na mesma em 1922, aos 25 anos.
Em 1922, quando Freud estabeleceu uma clínica psicanalítica em Viena, Reich foi seu primeiro assistente clínico e depois vice- diretor. Em 1927, por seu interesse em mudança social, reduziu seus tratamentos individuais à medida que se envolvia mais em atividades políticas e de mudança social.
Reich desenvolveu um sério conflito com Freud, proveniente em parte da recusa de Freud em analisá- lo, em parte, por suas recusas teóricas. Freud discordava da insistência inflexível de Reich de que a neurose se enraíza na insatisfação sexual. 
acontecimentos
Reich desenvolveu tuberculose e passou vários meses recuperando- se em um sanatório na Suíça.
Em 1928, filiou- se no Partido Comunista , no ano seguinte ajudou a fundar as primeiras clínicas de higiene sexual para operários, as quais forneciam informações gratuitas sobre controle de natalidade, criação dos filhos e educação sexual.
Em 1930, mudou- se para Berlim onde envolveu-se mais profundamente no movimento de higiene de orientação comunista.
Em 1933, foi expulso do Partido Comunista Alemão. 
Em 1934, foi expulso da Associação Psicanalítica Internacional. 
Foi expulso da Dinamarca e da Suécia. 
acontecimentos
Em 1934, Reich e Elsa, mudaram-se para Oslo.
Reich criou o Orgone Institute para respaldar a pesquisa sobre o Orgônio, ou Energia Vital. De seus experimentos laboratoriais, ele concluiu que uma energia vital básica está presente em todos os organismos vivos e que esta energia é a força biológica subjacente ao conceito de libido de Freud.
Em 1954, a Food and Drug Administration (FDA) obteve injunção contra a distribuição e uso adicional dos acumuladores. Reich violou a proibição e seguiu sua pesquisa. 
acontecimentos
Foi condenado por desobediência ao tribunal e sentenciado a dois anos de encarceramento. 
A FDA queimou seus livros e outras publicações.
	-A REVOLUÇÃO SEXUAL, ANÁLISE DO CÁRATER 
	- A PSICOLOGIA DAS MASSAS DO FACISMO
 
RELACIONAMENTOS
Foi casado com sua paciente Annie Pink, fruto de duas filhas, Eva e Lore.
Viveu com a bailarina Elsa Lindenberg
relacionamentos
Casou- se com sua assistente Ilse Ollendorf, fruto de um filho, Peter.
Viveu com a Bióloga e sua Colaboradora, Auror a Karrer, sua última companheira.
Influências- Psicanálise 
 Fortemente enraizado na teoria Psicanalítica, suas primeiras 
contribuições baseiam- se sobretudo nos conceitos de caráter e 
couraça do caráter, os quais se desenvolveram a partir da 
concepção psicanalítica da necessidade do ego de se defender
 contra forças instintuais .
 CARÁTER
 COURAÇA MUSCULAR
 ENERGIA VITAL, OU ORGÔNIO E A LIBIDO DE FREUD 
Influências- marxismo 
Seu interesse pelo Marxismo e a Psicanálise fizeram- no escrever diversos livros, Reich afirma que a Psicanálise é uma ciência materialista e revolucionária 
LIBIDO
Definições: Energia proposta por  como substrato da  e que pode ser investida em  externos,representações mentais e estruturas mentais. Em latim significa vontade, desejo.
Carl G. Jung (1875-1961) ampliou a noção de libido empregando-a como energia psíquica em geral.Libido seria aquela cota de energia da pulsão sexual investida no ego e nas representações de si-mesmo. Libido objetal seria aquela alocada nas representações mentais.
Histórico
 Libido
A teoria da libido constitui uma das teorias centrais da Psicanálise. Propõe que os interesses e a estimulação sexual são contínuos através de toda a vida e se expressam através de comportamentos e manifestações mentais. A noção freudiana sobre o caráter individual tem uma relação direta com suas concepções sobre o desenvolvimento da libido, isto é, com as vicissitudes que a libido sofre durante o desenvolvimento psicossexual.
Na perspectiva do desenvolvimento libidinal, é suposto que no início da vida os interesses e os estímulos se restrinjam às necessidades corporais relacionadas apenas à sobrevivência. Apoiando-se nestas necessidades destaca-se, então, uma forma específica de interesse, denominada por Freud de libido que vai se ligar, inicialmente, a determinadas regiões corporais, chamadas de zonas erógenas. A partir de então, a libido vai se organizar a partir destas zonas erógenas dando origem às diferentes fases libidinais, que não são etapas cronológicas, mas sucessivas formas de organização da relação do novo ser com seu ambiente. Baseando-se no primeiro tipo de relação do ser humano, a primeira fase a se constituir é a oral, na qual predominam os estímulos relacionados à mucosa oral e a maneira da pessoa se relacionar é, predominantemente, por identificação e incorporação do objeto. A satisfação libidinal da fase oral pode ser dividida em duas etapas relacionadas ao tipo de incorporação do objeto: a oral precoce (ligada à sucção) e a oral-sádica (ligada ao surgimento dos dentes), na qual a incorporação se associa à destruição do objeto gerando ansiedades persecutórias de ser comido e devorado.
BIOENERGIA
 Para Reich as sensações decorrentes do afrouxamento de músculos cronicamente rígidos, que pôde observar em seu trabalho sobre a couraça muscular, tais como frio e calor, aguilhoadas, coceiras e excitação emocional eram consequência dos movimentos de energia biológica liberada ou bioenergia.
 Também constatou que a mobilização e a descarga de bioenergia são estágios essenciais no processo de excitação sexual e orgasmo. Ocorre da seguinte forma, após o contato físico, a energia se acumula em ambos os corpos e finalmente é liberada no orgasmo, o qual é um fenômeno de descarga de bioenergia. A completa descarga é possível somente para aqueles que são relativamente desprovidos de couraça. 
 Reich acreditava que a bioenergia é um aspecto de uma energia universal, presente em todas as coisas. 
 Segundo ele é o corpo que desempenha um papel decisivo no armazenamento e canalização da bioenergia, que é a base da existência e experiência humana. 
Energia Orgônica ou Orgônio
 Entre muitas percepções surpreendentes, Wilhelm Reich foi o cara que identificou a neurose no corpo das
pessoas. A partir de suas pesquisas, ele descobriu que a neurose era causada pelo desequilíbrio energético. 
Mas ele não focava apenas a energia psíquica, e sim a energia única que circula por todo o nosso corpo, à qual se designaram modos diferentes de chamar com o mesmo significado: bioenergia, energia orgônica ou energia vital. Seguidor de Freud, abandonou o divã e passou a estudar aspectos como tom de voz, postura, respiração e outros indícios corporais que observava durante as terapias. 
Ele rompeu com o padrão psicanalista de não se olhar no olho do paciente e de colocar em segundo plano a percepção das modificações de postura e gestos: sua proposta era a de integrar a análise corporal com a escuta.
 Reich era médico, cientista, pesquisador, psiquiatra, filósofo, discípulo de Freud.
 Ele queria descobrir se existia a energia cósmica (energia vital)), se era cientificamente comprovado.
 Depois de muitos anos de pesquisa, comprovou que existia mesmo essa energia (Orgone), a qual possuía características, equipamentos. 
O equipamento mais importante era a “caixa orgônica”, que era de madeira por fora e de metal por dentro.
 Reich descobriu que do lado do metal, sempre tinha mais energia, concluindo que o lado de dentro, então, possuía mais energia que o lado de fora.
 Depois começou a fazer experimentos, colocando vinho, frutas, experimento com seres humanos e animais.
Experimento:
 Reich obteve duas ninhadas de ratos com câncer.
 Ele colocou as ninhadas juntas, mas uma ninhada ele deixava fora da caixa orgônica, e a outra ninhada, ele colocava dentro da caixa durante 30 minutos por dia.
 Resultado:
 Os ratos que ficaram sempre fora da caixa, viveram de 7 à 12 dias, e os ratos que iam na caixa durante os 30 minutos diários, tiveram três vezes mais tempo de vida, de 25 à 35 dias.
 Os ratos que iam na caixa, não tinham reações de sofrimento, como os outros demais que ficavam do lado de fora, tinham.
Reich começou a fazer experimentos com seres humanos com câncer, e viu que não existia sofrimento quando o paciente frequentava a caixa orgônica. Ele não dizia que curava, mas ocorria melhoras significativas emocionais, pois deixava o paciente animado, motivado.
 A extensiva pesquisa de Reich sobre Energia Orgônica e tópicos relacionados à ela foi ignorada ou repudiada pela maioria dos cientistas. Seus achados contradizem muitas teorias estabelecidas pela Física e Biologia, e é certo que o trabalho de Reich não deixa de ter falhas experimentais. Entretanto, sua pesquisa nunca foi rejeitada ou mesmo revista com cuidado e seriamente criticada por qualquer crítico científico respeitável.
SEXUALIDADE HUMANA
Reich se interessou muito pela sexualidade humana. Quando era jovem estudante de Medicina, Reich visitou Freud pela primeira vez para procurar ajuda a fim de organizar um seminário sobre sexologia na escola médica que ele frequentava. 
 Além disso, a principal atividade política de Reich consistia em ajudar a fundar clínicas de higiene sexual patrocinadas pelos comunistas para a classe trabalhadora, na Áustria e na Alemanha.
As ideias de Reich e suas clínicas eram muito controvertidas para a época e seu programa de para as clínicas de orientação sexual incluía características modernas ainda hoje. Entre seus tópicos destacavam-se:
 Reich afirma que a saúde psíquica está intimamente ligada com a capacidade do indivíduo sentir prazer e ter um orgasmo satisfatório. Para ele as incapacidades psíquicas são a consequência do caos sexual da sociedade.
O ser humano manifesta o que sente através da sua corporalidade. Seja através do olhar, da forma de ouvir, do falar, enfim em todos os gestos exprimimos os nossos sentimentos, isto é, são expressões corporais do nosso estado de espírito.
Caráter
Reich afirmava que o caráter é formado pelas atitudes habituais de uma pessoa e por seu padrão de resposta a situações diversas.
Ele achava a forma como o paciente se portava, muito mais importante do que aquilo que o que o paciente dizia.
Couraça do Caráter
Segundo Reich é a estrutura de caráter que se forma como defesa contra a ansiedade da criança em torno de sensações sexuais.
Se forma após a repressão (que restringe temporariamente os impulsos sexuais), à medida que as defesas do ego tornam-se cronicamente ativas e automáticas.
Forma um padrão coerente no ego unindo todas as forças defensivas repressoras.
Seus traços não são sintomas neuróticos, e sim partes integrantes da personalidade.
Para Reich a couraça era algo a ser evitado e dissolvido, pois o homem não teria pleno conhecimento de sua capacidade para o orgasmo sexual se estivesse encouraçado. 
Reich tentava tornar seus pacientes mais conscientes de seus traços do caráter, imitando seus gestos e posturas característicos, ou fazia os próprios paciente repeti-los e exagerá-los.
Caráter genital
O conceito de caráter foi primeiramente discutido por Freud em 1908. Reich desenvolveu-o e foi o primeiro analista a tratar pacientes pela interpretação da natureza e função de seu caráter, e não por seus sintomas. 
Segundo Reich, o caráter é formado pelas atitudes habituais de uma pessoa e por seu padrão de respostas a situações diversas, estilo de comportamento (timidez, agressividade, etc.) e atitudes físicas (postura, hábitos de contenção e movimentação do corpo). 
O caráter consiste numa mudança crônica do ego que se poderia descrever como um enrijecimento. Esse enrijecimento é a base real para que o modo de reação característico se torne crônico; sua finalidade é proteger o ego dos perigos internos e externos. Como uma formação protetora que se tornou crônica, merece a designação de “encouraçamento”, pois constitui claramente uma restrição à mobilidade psíquica da personalidade como um todo. 
 
O grau de flexibilidade do caráter, a capacidade de se abrir ou de se fechar ao mundo exterior, dependendo da situação, constitui a diferença entre uma estrutura orientada para a realidade e uma estrutura de caráter neurótico. 
A couraça de caráter forma-se como resultado crônico de choque entre exigências pulsionais e um mundo externo que frustra essas exigências. É em torno precisamente daquela parte da personalidade que se situa na fronteira entre a vida pulsional biofisiológica e o mundo exterior. 
O esquema abaixo revela as seguintes possibilidades das quais depende a formação do caráter: 
 - a fase na qual a pulsão é frustrada;
 - a freqüência e intensidade das frustrações;
 - as pulsões contra as quais a frustração é principalmente dirigida; - a correlação entre indulgência e frustração;
 - as contradições nas próprias frustrações. 
Todas essas condições são determinadas pela ordem social dominante no que diz respeito à educação, moralidade e satisfação das necessidades, em última análise, pela estrutura econômica vigente da sociedade. (Reich, 1995, p. 156) 
Tipos básicos de caráter
Reich chamou de caráter genital ao indivíduo dotado de flexibilidade e espontaneidade organísmica, capaz de se entregar totalmente ao fluxo de suas sensações prazerosas e descarregar completamente seu nível de excitação em movimentos involuntários no orgasmo sexual. Essa capacidade, denominada “potência orgástica”, regula o fluxo energético do organismo e é índice de saúde física e mental. 
O caráter neurótico seria o indivíduo incapaz de se entregar ao fluxo de sensações e também de descarregar por completo o nível de excitação do organismo. Essa incapacidade, chamada “impotência orgástica”, impede que o organismo regule o fluxo de sua energia, mantendo sempre níveis de tensão, de insatisfação, de conflito, fonte geradora de sintomas e distúrbios somáticos e psíquicos. 
Potência Orgástica 
A Potência Orgástica, definida por Reich na Teoria da Economia Sexual, descoberta em 1922, é muitas vezes
confundida com a Potência Erétil. Vivemos muito tensos devido a um ritmo cada vez mais acelerado, produzindo assim mecanismos de defesa ancorados na musculatura influenciando nosso comportamento diário (Couraça Muscular do Caráter). Ultrapassar estes bloqueios, restabelecer a capacidade natural de amar, encontrar o caminho de volta é a proposta ao trazer este conhecimento das pesquisas de Wilhelm Reich. 
A economia sexual tornou-se uma disciplina independente, com os seus próprios métodos de pesquisa e a sua própria substância de conhecimento. É uma teoria da sexualidade científico-natural, empiricamente estabelecida. [...]. A economia sexual germinou no seio da psicanálise de Freud, entre 1919 e 1923. (REICH, 1942 p. 13) 
Em 28 de novembro de 1923 Reich leu diante da Sociedade Psicanalítica a comunicação Sobre a Genitalidade do Ponto de Vista do Prognóstico e da Terapia.
Este foi o trabalho considerado marco inicial para sua nova “Teoria do orgasmo”. Nele afirmou que a perturbação genital era um importante (talvez o mais importante) sintoma da neurose. Aplicando e aprofundando suas idéias a respeito da sexualidade.
Reich procurou responder as questões levantadas em relação à “vida genital saudável” dos pacientes neuróticos. Para ele, existia entre os psicanalistas um erro de interpretação sobre “potência eretiva” e “potência orgástica”, definindo esta última como sendo a capacidade de abandonar-se, livre de quaisquer inibições, ao fluxo de energia biológica; a capacidade de descarregar completamente a excitação sexual reprimida, por meio de involuntárias e agradáveis convulsões do corpo. Afirmou também que nenhum neurótico poderia ser orgasticamente potente e que as estruturas de caráter da maioria dos homens e mulheres são neuróticas. (VOLPI, 2000, p.31) 
 
Segundo Boadella (1985), o desenvolvimento da experiência sexual saudável e o seu oposto, baseados nos conceitos de Reich, são resumidos da seguinte forma:
 
FASES DO CICLO SEXUAL
Fases doDesenv. Da excitação II Fase
Penetração
POTÊNCIA ORGÁSTICA
IMPOTÊNCIA ORGÁSTICA
Prontidão Biológica.
Excitação calma.
Expectativa muito agradável precedida por um desejo espontâneo de penetrar ou ser penetrado.
Ternura real.
Aumento do prazer.
Excitação oscilante.
Ereção fria.
Prelúdio insuficiente ou muito prolongado.
Intenso sadismo pelo homem.
Fantasias de violação pela mulher.
Medo de penetrar ou ser
penetrada.
Diminuição do prazer.
III Fase
Voluntária dos
Movimentos Sexuais
Os movimentos são voluntários, sem esforço, rítmicos e suaves.
Pensamentos estranhos ao ato ausentes; há envolvimento na experiência.
As sensações prazerosas
continuam a aumentar.
Período de descanso não
implica na diminuição do prazer.
Fricção violenta.
Precipitação nervosa.
Pensamentos estranhos ou fantasias presentes de forma compulsiva.
Preocupação com sentimentos de culpa em relação ao companheiro
ou medo do fracasso ou intenção de “ter sucesso”.
IV Fase
Voluntárias de
Contrações Musculares
A excitação conduz a contrações involuntárias da musculatura genital (que antecede a ejaculação no homem e leva ao clímax).
Toda musculatura do corpo participa com contrações vigorosas à medida que a excitação flui do genital para o corpo.
Sensação de “fusão” corporal.
Anulação da consciência no clímax.
Movimentos involuntários
fortemente reduzidos ou em alguns casos totalmente ausentes.
As sensações permanecem localizadas nos genitais e não se
expandem pelo corpo todo.
Respostas involuntárias podem ser simuladas em benefício do parceiro.
Compreensão e esforço, com contraçõesespásticaspara atingir o clímax.
A mente permanece no controlee a anulaçãoda mente é ausente.
V Fase
Relaxação
Prazer corporal e relaxamento mental.
Sentimento de harmonia com o parceiro.
Forte desejo de descansar ou dormir.
“Sensação de calor”.
Sentimento de forte exaustão, nojo,repulsa, indiferença ou aversão em relação ao parceiro.
Excitação não totalmente
descarregada, algumas vezes levando à insônia.
Após o coito o ser humano é um animal triste.
Couraça Muscular
Segundo o sistema reichiano, cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente expressada no corpo como rigidez muscular ou couraça muscular. Reich percebeu esta conexão observando atentamente as posturas e movimentos habituais de seus pacientes, aliada a analise de sua estrutura de caráter. Ele examinava detalhadamente a postura e hábitos físicos de seus pacientes e fazia-os se concentrarem em determinadas fontes de tensão para se conscientizarem mais delas e para provocar a emoção que estava confinada naquela parte do corpo . A tensão crônica só podia ser totalmente abandonada quando a emoção congestionada fosse expressada. 
 Reich começou a trabalhar diretamente com a couraça muscular em junto as suas sessões terapêuticas. Descobriu que o afrouxamento da couraça muscular liberava energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. 
 Sua abordagem psiquiátrica era cada vez mais baseada na liberação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo. O processo fazia com que o paciente experimentasse intensamente o material psicológico revelado na analise. 
Reich descobriu que a tensão muscular crônica bloqueia uma das três excitações biológicas básicas: ansiedade, cólera ou excitação sexual. Conclui que as couraças física e psicológica eram as mesmas. 
Empregou três ferramentas principais para dissolver a couraça :
Aumentar a energia do corpo através de respiração profunda;
Atacar diretamente os músculos cronicamente tensos (através de pressão, compressão, etc.) para afrouxá-los;
Manter a cooperação do paciente lidando abertamente com todas as resistências ou restrições emocionais que surgirem.
Reich utilizava estas ferramentas em cada um dos sete segmentos de couraça.
 Reich fala ainda sobre dois obstáculos fundamentais para maturação do indivíduo, são eles a couraça psicológica e física e a repressão social dos impulsos sexuais, sendo a couraça o principal deles. Segundo ele quase todas as pessoas que sofrem de desajustamento vivem como se estivessem em permanente estado de emergência, somente mudando este estado de tensão crônica poderão lidar com seu ambiente de maneira racional e saudável. 
 Sobre a repressão dos impulsos sexuais praticada pela sociedade e a família, que impedem os jovens de alcançar uma vida sexual ativa e aberta, Reich acreditava que os indivíduos criados em uma atmosfera que nega a vida e o sexo desenvolvem um medo do prazer, representado em sua couraça muscular.
 Dizia ele que a maioria das pessoas vêem o mundo através do filtro de sua couraça, o que as isola tanto de suas naturezas interiores quanto de relacionamentos sociais satisfatórios.
Afrouxando os segmentos da couraça 
1. Os olhos: segundo Reich os olhos são a primeira área a ser traumatizada, em consequência da visão de expressões frias, coléricas ou assustadoras. A couraça dos olhos é transmitida pela imobilidade da testa e por uma expressão “vazia” dos olhos, os quais olham para fora, por trás. A couraça é dissolvida fazendo os pacientes encararem os olhos, como se estivessem assustados, com o intuito de mobilizar a as pálpebras e a testa. Os pacientes são incentivados a olhar de um lado para o outro para forçar uma expressão emocional.
2. A boca: este segmento inclui os músculos do queixo, da garganta e da parte traseira da cabeça. Os maxilares podem estar muito apertados ou artificialmente soltos. As expressões emocionais de chorar, morder de raiva, urrar, sugar e fazer caretas são todas inibidas por tensão nesta área. A couraça pode ser afrouxada incentivando o paciente a imitar um choro, fazer sons que mobilizem os lábios, morder e provocar ânsia de vômito, assim como pelo trabalho direto sobre os músculos envolvidos.
3. O pescoço: este segmento inclui os músculos profundos do pescoço e também a língua. A couraça reprime principalmente a cólera e o choro. As formas
utilizadas para afrouxar essa couraça são gritar, urrar e provocar náuseas, já que não é possível pressionar diretamente os músculos profundos do pescoço.
4. O tórax: neste segmento incluem-se os grandes músculos do tórax,os músculos do ombro, os músculos das omoplatas, toda caixa torácica, as mãos e os braços. A couraça aqui pode inibir a raiva, o riso, a tristeza e o anseio. A inibição da respiração, que é um importante meio de suprimir qualquer emoção, ocorre em grande parte no tórax. A couraça pode ser afrouxada através do trabalho de respiração, especialmente o treinamento para completa expiração. Os braços e as mãos são usados para bater, rasgar, sufocar, socar e estender para tocar.
5. O diafragma: Este segmento inclui o diafragma, o estômago,o plexo solar, diversos órgãos internos e músculos junto as vértebras torácicas inferiores. A couraça aparece por conta de uma curvatura da espinha para frente, de modo que quando o paciente está sentado em uma cadeira, existe um espaço considerável entra a parte inferior das costas do paciente e o encosto da cadeira e a expiração é sempre muito mais difícil que a inspiração. A couraça inibe principalmente o ódio extremo. Os primeiros quatro segmentos devem estar relativamente livres para que o diafragma possa ser afrouxado através de repetido trabalho com a respiração e com o reflexo de ânsia de vômito (para pessoas com bloqueios fortes neste segmento é praticamente impossível vomitar). 
6. O abdômen : O segmento abdominal inclui os grandes músculos abdominais e os músculos das costas. A tensão nos músculos lombares está relacionada com o medo de ataque. A couraça nos flancos de uma pessoa está relacionada com a inibição de rancor. A couraça nesse segmento é simplesmente dissolvida quando os segmentos superiores estão abertos.
7. A bacia. Este último segmento compreende todos os músculos da bacia e dos membros inferiores. Quanto mais forte a couraça mais a bacia recua e se projeta para trás. Os músculos glúteos são apertados e doloridos, a bacia é rígida, “morta” e assexual . A couraça pélvica serve para inibir a ansiedade e a raiva bem como o prazer. Como a ansiedade e a raiva são fruto de inibições do prazer sexual, é impossível sentir prazer livremente nessa área até que a cólera tenha sido liberada dos músculos pélvicos. A couraça pode ser afrouxada primeiramente mobilizando-se a bacia e fazendo o paciente chutar repetidamente e também golpear, por exemplo, um divã.
 Reich descobriu que quando os pacientes desenvolviam a capacidade de “plena entrega genital” , toda a existência e estilo de vida mudavam. Estas pessoas começavam a sentir que as rígidas normas da sociedade, que anteriormente tomavam por certas, eram estranhas e antinaturais. 
 
Self
 O Self é o núcleo biológico saudável de cada pessoa. 
O self envolve toda a personalidade interna do paciente.
O contado com o self exige o livre movimento de energia.
Como o individuo encouraçado não consegue por si só dissolver sua couraça para que tenha livre contato com o self, o terapeuta deve ser o responsável. Reich dizia que como pré-requisito o terapeuta deve ter superado todos os medos de sons sexuais abertamente emitidos e do “ondular orgástico”.
Galeria de fotos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais