Buscar

Resumo -Psicologia Positiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 
 CURSO DE PSICOLOGIA
 
 Letícia Prusch Sparremberger
 
 
 
 Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões
 RESUMO
 Psicologia da Personalidade
 Maio
 2015
Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões
 No decorrer dos anos, muitas tragédias tinham sido anunciadas pelos principais meios de comunicação no mundo, como as guerras, crimes, doenças, drogas, mortalidade infantil, pobreza e outros. Com essas evidências, o destaque destas questões, era contraditório com os aspectos positivos da natureza humana.
 Com isso surgiam várias perguntas, entre elas: como a ciência poderia investigar as causas da felicidade se existem, por exemplo, outros fatores mais emergentes, como as causas da depressão? O progresso da ciência pode ser orientado somente pelas emergências, ou pode se ocupar de outros temas?
 Como primeira resposta, se tem a Psicologia, abordando essas questões dentro de um novo movimento científico que ficou conhecido como Psicologia Positiva, que promete melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir as patologias.
 A Psicologia Positiva teve uma grande expansão, e muito tem acontecido nesse movimento científico, o qual possibilita uma reavaliação das potencialidades e virtudes humanas por meio do estudo das condições e processos que contribuem para a prosperidade.
 De acordo com essa visão, o conhecimento das forças e virtudes, poderia propiciar o “florescimento” das pessoas, comunidades e instituições. Esse termo “florescimento”, tem sido bastante utilizado na Psicologia Positiva, como uma condição que permite o desenvolvimento saudável e positivo dos aspectos psicológicos, biológicos e sociais dos seres humanos, e que o florescimento significa um estado no qual as pessoas sentem uma emoção positiva pela vida, quando apresentam um ótimo funcionamento emocional e social, que vivem intensamente mais do que meramente existem (Keyes e Haidt, 2003).
 O movimento da Psicologia Positiva teve início em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman assumiu a presidência da American Psychological Association (APA). A Psicologia ainda não era capaz de oferecer ferramentas para ajudar os indivíduos a prosperarem e a florescerem. Segundo Seligman, a Psicologia deveria possibilitar muito mais do que apenas reparar o que está errado, devendo identificar e fortalecer o que está bom.
 A Psicologia Positiva pretende contribuir para o florescimento e o funcionamento saudável das pessoas, grupos e instituições, preocupando-se em fortalecer competências ao invés de corrigir deficiências.
 O campo da Psicologia Positiva tem oferecido espaço para a investigação empírica dos aspectos virtuosos a partir de métodos científicos rigorosos. Seligman identifica três pilares para essa investigação: a experiência subjetiva; as características individuais – forças pessoais e virtudes; as instituições e comunidades.
 Investigar esses fatores pode ser eficaz na prevenção de problemas relacionados ao comportamento humano. O funcionamento positivo humano é mais evidente em contextos de mudanças significativas repletas de situações de risco e de adversidades. Quando a análise favorece a compreensão das forças humanas, as virtudes e as forças pessoais tornam-se conhecidas, e essa possibilidade produz efeitos na vida dos indivíduos, uma vez que favorece suas potencialidades, tornando-os mais fortes e produtivos.
 A Psicologia Positiva tem produzido importantes aplicações e avanços científicos, como a independência do modelo tradicional patológico, a construção de instrumentos de avaliação, modelos de intervenção e aplicação no curso desenvolvimental, a terapia positiva, possibilidade de abordar as questões envolvidas no desenvolvimento das pessoas, entre outros avanços e colaborações.
 No Brasil, o movimento da Psicologia Positiva ainda não recebia a devida atenção. Não eram encontrados estudos científicos ou publicações nos bancos de dados. Porém nos últimos anos, o interesse pelos fenômenos positivos e aspectos saudáveis têm aumentado no Brasil e no mundo, e tem uma modificação gradual dos estudos brasileiros no seu enfoque e abordagem sobre o desenvolvimento humano.
 A Psicologia Positiva trouxe à tona importantes implicações teóricas, empíricas e práticas que podem e devem ser incorporadas à atuação dos diferentes profissionais e às investigações. A Psicologia Positiva também pretende trazer a compreensão das virtudes, forças pessoais, habilidades promovidas nos contextos de resiliência, averiguar o papel das experiências positivas, e delinear a função das relações positivas com os outros, visando esclarecer como esses fatores podem contribuir para a saúde física, o bem-estar subjetivo, o funcionamento dos grupos e o florescimento das instituições.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes