Buscar

Tendência secular das oclusopatias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tendência secular das oclusopatias.
Centro Universitário de Várzea Grande.
Discentes:Brenda Oliveira,Bruna Lorrany,
 Carla Félix,Eldo Costa 
 Emanuelle Medeiros,Fagner Gimenes FranciellyTeixeira,Gustavo Bruno,
Jessica Borges,Natália Império.
Estágio Supervisionado de Promoção de Saúde.
As oclusopatias conforme nomenclatura empregada por Simões,consistem em desvios do crescimento e desenvolvimento,principalmente,nos músculos e ossos maxilares no período da infância e da adolescência,que podem produzir alterações tanto do ponto de vista estético nos dentes e face,quando do ponto de vista funcional,na mastigação,fonação e oclusão.
Tendência secular é um fenômeno que compreende as variações ocorridas em indicadores do processo saúde-doença em períodos prolongados de tempo sendo uma das estratégias de investigação mais antigas e valiosas para a epidemiologia e para a saúde pública.
O aumento das má oclusões nas últimas décadas tem sido marcante,sendo atribuído a interação entre aspectos genéticos e ambientais.Destacando entre estes últimos fatores ligados ao aleitamento materno,ao hábitos de sucção não nutritivos,à manutenção de hábitos deletérios em idades avançadas,à inflamação das vias aéreas superiores e consequentes abandonos da respiração nasal;à cárie dentária,nutrição e dieta e às exodontias e áreas sem acesso á assistência odontológica.
Mastigação e dieta
A consistência física das dieta afetam o desenvolvimento do sistema mastigatório e criam variações no fenótipo oclusal. Em estudos laboratoriais,dietas macias estão relacionadas aos aumentos nas variações oclusais e diferenças significativas na largura dos maxilares,além de influenciar na morfologia e conteúdo mineral da mandíbula.
Hábitos bucais.
Presença de hábitos bucais deletérios podem comprometer o equilíbrio da neuromusculatura bucofacial,o crescimento craniofacial e propiciar alterações oclusais dependendo do período,intensidade e da frequencia do hábito.Esses hábitos podem ser influenciado,assim como outros comportamento por alguns fatores sociais. O uso da chupeta representa bem esse tipo de hábito,pois além de possuir fácil acesso o seu uso é estimulado pelos pais,frente ao choro infantil,desde as idades mais tenras.
 
Respiração.
A respiração bucal é um resultado inevitável da obstrução das vias aéreas,resultando em posição alterada da língua,lábios e também na atividade dos demais músculos do sistema estomatognático,por isso existe uma associação entre a respiração bucal e a ocorrência de oclusopatias,bem como na alteração das proporções faciais.
Aleitamento materno.
Alguns achados de um estudo relata que quanto mais longo foi o tempo de aleitamento materno,menor foi o percentual de má oclusão,concluindo,portanto,que há uma forte indicação que o aleitamento materno,especialmente prolongado protege contra a má oclusão.
Diante das evidências que suportam a ideia que as oclusopatias são uma “doença da civilização” e que estas podem estar relacionada às deficiências do osso alveolar,o desenvolvimento de terapias ortodonticas que aumentam as dimensões mandibulares deve ser encorajado ao invés daquelas que promovam a remoção dentária.
Diante das evidências que suportam a ideia que as oclusopatias são uma “doença da civilização” e que estas podem estar relacionada às deficiências do osso alveolar,o desenvolvimento de terapias ortodonticas que aumentam as dimensões mandibulares deve ser encorajado ao invés daquelas que promovam a remoção dentária.
A modificação nas tecnicas de preparo de alimento ao longo dos séculos é uma das hipóteses associadas às variações no tamanho e forma da face humana,uma vez que,diante de alimento processado e de um menor esforço mastigatório,ocorreria um menor crescimento e uma decorrente diminuição das dimensões faciais em humanos.
O desmame precoce pode levar a ruptura do desenvolvimento motor oral adequado.
conclusão.
 O aumento na prevalência e severidade das oclusopatias acompanhou o processo de modernização e industrialização.
Como medida prática,de amplo alcance na população,sugere-se o desenvolvimento de iniciativas em saúde pública de caráter preventivo às oclusopatias e que integrem ações que visam a prevenção desses problemas relatados como causadores das má oclusões.
Referências.
SILVA,Fernada Caramarez da;DUTRA,Otávio Sartori.Tendencia Secular da Oclusopatias.Ortho Science,2010,p.150-164.
 
 obrigado!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais