Buscar

Ciência Política Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLITICA
Bibliografia : Ciência Política – Paulo Bonavides.
 Introdução à Ciência Política – Darcy Azambuja
 Curso de Ciências Políticas – Nelson Nery Costa
CONCEITOS INICIAIS
A política nasceu com a formação do estado, onde a lei coercitivamente, assegurava privilégios para uns em detrimento da grande maioria de pessoas, que eram submetidas a intenso trabalho.
No sentido comum, política significa as manobras, as ações, os entendimentos, os desentendimentos dos homens para conquistar o poder.
Machiavelli, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder.
Política é a ciência do estado.
Definição de Ciência de Lalande-Voc: Ciência é o conjunto de conhecimentos e pesquisas com suficiente unidade e generalidade, capazes de levar a conclusões concordantes, que não resultem de convenções arbitrarias, nem de gostos e interesses comuns, e sim de relações objetivas que se descobrem gradualmente e são confirmadas por métodos definitivos de verificação.
Política vem do grego – políticos significa o que se refere ao estado.
Política é tudo que se refere ao estado e ao governo.
Estado é a reunião, sobre um território determinado, de um grupo humano obediente a uma autoridade independente incumbida de assegurar o bem comum do grupo.
Politicólogo – especialista em estudar ciência política.
Ciência Política e Teoria Geral do Estado são disciplinas com nomes diferentes e com conteúdos semelhantes. A teoria geral do estado esta baseada no constitucionalismo de 1937.
RELAÇÕES DA CIÊNCIA POLÍTICA COM OUTRAS CIÊNCIAS
Direito Constitucional – Entre os vários ramos do direito, o direito constitucional é o que mais se aproxima da ciência política. A estabilidade ou instabilidade política depende da constituição. Quanto mais desenvolvida é a sociedade no sentido econômico e social, mais estáveis serão suas instituições políticas. 
Economia – O fato econômico é o fato fundamental de politização de uma sociedade. Para uma sociedade atingir sua plenitude política, é necessário solucionar problemas de ordem econômica, com o suprimento das necessidades materiais.
História – A origem e a evolução dos sistemas políticos são investigados pela história. Investiga também a evolução das instituições sociais.
Psicologia – Tenta monopolizar o estudo da ciência política quando se refere que os fundamentos do poder e da obediência são de natureza psicológica. A escola behaviorista acredita que a ciência política é apenas um capítulo da psicologia social.
Sociologia Política – Estuda o poder político, as origens sociais do estado, os grupos de pressão, as lutas de classes, o inconformismo social, etc.... . Estuda temas em comum com a ciência política.

Outros materiais