Buscar

TRABALHOS 1º periodo direito

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSORA: ANTÔNIO DE PÁDUA SILVA SANTOS
ALUNO: WILSON GUSMÃO BELO PINHEIRO NETO
TURMA: 091NA
ATIVIDADE SOBRE INTRODUÇÃO À ECONOMIA
TERESINA – PI
2016
Qual a questão central da economia?
É desenvolver a forma de escolher ou alocar os recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.
Qual o objetivo do estudo da ciência econômica?
Saber empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços satisfazendo as necessidades humanas e distribuindo à sociedade.
Explique por que a escassez de recursos existe mesmo nos países desenvolvidos.
As necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Por ser até um país desenvolvido não pode dispor de todos os recursos para satisfazer todas as necessidades.
Faça uma análise dos problemas econômicos fundamentais:
- Pela escassez de recursos de produção, a sociedade terá que escolher a quantidade e os tipos de produtos a serem produzidos (o que e quanto);
- Os produtores escolherão os métodos de produção mais eficiente, com o menor custo de produção possível (como produzir).
- A sociedade também terá que decidir quem participará da distribuição (quem irá receber) dos resultados de sua produção (para quem produzir) – decidir sobre o salário, rendas de terra, juros, benefícios do capital, repartição dos produtos ou heranças.
 
Defina sistema econômico:
É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam para a melhoria do padrão de vida e bem-estar.
Quais os elementos básicos de um sistema econômico?
O estoque de recursos ou fatores de produção (terra, trabalho, tecnologia, capital e capacidade de produção); O conjunto de unidades de produção (empresas); O conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais (a base da organização da sociedade).
Cite os principais fatores de produção:
Terra, trabalho, tecnologia, capital e capacidade empresarial.
Em termos econômicos como de define sistema capitalista e sistema socialista:
O Sistema Capitalista é regido pelas forças de mercado, como a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O Sistema Socialista é quando a máquina estatal controla como propriedade pública os fatores de produção pela central de planejamento público (ferramenta de economia planificada).
Como são determinados os preços nesses sistemas:
Os preços são controlados pelos mecanismos de preços e esses que atuam por meio da oferta e da demanda dos fatores de produção (na economia capitalista). Na economia centralizada ou socialista existe órgão central para o planejamento desses preços (bens, serviços e salários).
O que caracteriza um sistema de economia pura:
O quando o Estado não intervém ou não controla a atividade econômica (Liberalismo).
O que significa sistema de economia mista?
É um sistema em que existe atuação do Estado na alocação e distribuição dos fatores de produção e recursos, além de também controlar os preços, bens e serviços.
Conceitue Curva de Possibilidade de Produção(CPP). Qual a importância econômica da empresa operar ao longo da curva de possibilidade de produção?
É a forma de representar a capacidade máxima de produção da sociedade em um determinado período ou visualizar como os recursos escassos podem demonstrar um limite a capacidade produtiva da sociedade, limite através das escolhas do uso dos recursos.
Importância: Através da escassez dos recursos, podemos realizar o planejamento da produção até chegar a uma produção potencial ou o produto de pleno emprego (empregar os fatores de produção de forma mais rentável e produtiva).
Por que no curto prazo uma empresa não pode produzir além da curva de possibilidade de produção?
Porque os fatores de produção e tecnologia devem ser suficientes para a manutenção da capacidade de produção potencial ou;
-os fatores de produção não podem ultrapassar a capacidade de pleno emprego dessa economia.
Ilustre graficamente o comportamento da CPP, quando houver crescimento econômico.
 Quando através do Crescimento econômico o limite da capacidade de produção ou a curva de possibilidade de produção apresenta uma expansão, constitui-se um aumento ou expansão dos recursos de produção para cima e para a direita. Na prática é quando ocorre progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e melhoria no grau de qualificação de mão-de-obra.
 
O deslocamento da CPP para o exterior equivalem a alterações das quantidades máximas que é possível produzir numa economia. Isso só vai ser possível se se verificar:
Na prática é quando ocorre progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e melhoria no grau de qualificação de mão-de-obra.
As famílias fazem parte dos mercados de bens e de fatores de produção do seguinte modo: letra b a correta
a) constituem a demanda em ambos os mercados;
Xb) constituem a demanda no mercado de bens e a oferta no mercado de fatores de produção.
c) constituem a demanda no mercado de fatores e a oferta no mercado de bens:
d) constituem a oferta em ambos os mercados;
e) somente fazem parte do mercado de bens.
17) A Curva de Possibilidade de Produção é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: por um lado, os recursos são limitados (escassez) e não podem satisfazer todas as necessidades ou desejos, por outro é necessário realizar escolhas. Essa curva, quando construída para dois bens, mostra: letra d resposta certa.
a) os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens;
b) a quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total de mão de obra;
c) a quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade;
Xd) quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia;
e) a impossibilidade de atender às necessidades dessa sociedade visto que os recursos são escassos.
18) Em relação à Curva de Possibilidades de Produção, é correto afirmar que: resposta certa letra d
a) trata-se de um conceito dinâmico, pois mostra como a sociedade pode aumentar a produção de bens e serviços à medida que aumentem a disponibilidade de fatores de produção e/ou o conhecimento tecnológico;
b) se ela é côncava em relação à origem, isto implica que o custo de transformação de um produto em outro (custo de oportunidade) é decrescente;
c) se a produção da sociedade é representada por um ponto dentro da curva, isto significa que está se utilizando todos os fatores de produção disponíveis com a máxima eficiência possível;
Xd) ela mostra que mesmo uma sociedade muito desenvolvida tem que efetuar escolhas em relação à produção de bens e serviços;
e) é possível aumentar-se simultaneamente a produção de vários bens e serviços na sociedade, mesmo que os fatores de produção da mesma estejam sendo plenamente utilizados com a melhor tecnologia disponível.
Economicamente o que significa o pleno emprego?
É qualquer ponto que esteja presentado em cima da curva de possibilidade de produção (CPP), é quando a economia opera à plena capacidade utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
Conceitue custo de oportunidade. Dê um exemplo de custo de oportunidade.
É o decréscimo de uma produção em prol do acréscimo de outra. Pode ser chamado de custo alternativo ou custo implícito ou custo da produção alternativa sacrificada.
Ex.: É igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B.
Defina bens de capital, consumo, intermediário e final. Dê exemplos de cada um.
- Bens de capital – são necessários na fabricação dos bens para contribuir à melhoria da produtividade da mão-de-obra (ativo fixo – máquinas, equipamentose instalações).
- Bens de consumo – servem para atender às necessidades humanas (duráveis – eletrodomésticos, automóveis; não-duráveis – alimentos, produtos de limpeza).
 - Bem Intermediário – é o bem inapto ou não finalizado para o consumo e que é utilizado para a produção do bem final.
- Bem final – bem apto e finalizado para o consumo.
Faça uma breve descrição de argumentos positivo e normativo.
- Argumento positivo – é uma análise ou interpretação simples do fato, sem haver juízo de valor, descrição ou interpretação científica; Ex.: Se o preço da gasolina subir, a quantidade de consumidores cairá.
- Argumento normativo – é uma análise ou interpretação que possui explícita ou implícita um juízo de valor ou uma explicação sobre alguma medida econômica; Ex.: “O preço da gasolina não deve subir!”, é quando a opinião ou o juízo de valor demonstra subjetividade (se é boa ou má).
Conceitue royalty:
É o termo da língua inglesa derivado da palavra “royal”, daquilo que pertence ao rei, monarca ou nobre inventor.
Refere-se a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, cobrado no processo de produção, marca, para permitir o uso ou comercialização.
Ex.: Na extração do petróleo, as concessionárias cobram pelo uso ou comercialização desse produto (No Brasil, 40% é destinado à União, 22,5% aos Estados, 30% aos municípios produtores e 7,5% para quem vende). A música ou obras literárias, o autor recebe o royalty, o valor percentual pelo uso ou veiculação artística.
Conceitue microeconomia, macroeconomia e desenvolvimento econômico. 
- Microeconomia – é como as empresas e os consumidores interagem no mercado ou se comportam na formação dos mercados específicos.
- Macroeconomia – é como os agregados nacionais se comportam ou se determinam; Ex.: PIB, investimento agregado, poupança agregada, enfocando o curto prazo (conjuntura).
- Desenvolvimento Econômico – é a preocupação com a melhoria do padrão de vida, destinando-se a analisar a macroeconomia, questões estruturais e de longo prazo. Ex.: Progresso tecnológico e Estratégias de Crescimento.
Faça uma análise das teorias do valor-trabalho e valor- utilidade.
- Valor utilidade – é a satisfação que o bem representa ao consumidor, em que o valor de um bem se forma pela sua procura ou demanda (padrão de gostos, hábitos, renda). É subjetiva, depende das necessidades ou visão utilitarista. Influencia a teoria da demanda. Não pode ser medido.
- Valor trabalho – é quando o valor do bem depende do tempo produtivo incorporado pela produção de mercadorias. É objetiva, depende dos custos de produção.
Por que utilidade é um conceito subjetivo?
A subjetividade vem com a dependência do valor do produto com a satisfação ou o desejo por aquele produto. Depende dos fundamento psicológicos do consumidor (teoria de valor).
É o que facilita diferenciar o valor de uso (é a utilidade que representa para o consumidor) do valor de troca (é o encontro do preço de mercado com a oferta e a demanda).
Explique as leis da demanda e da oferta por meio de uma escala e graficamente:
- Escala de demanda ou procura:
O preço do bem e a quantidade pro-
curada são dependentes entre si.
Se aumenta o preço, a demanda ou
Procura diminui. Essas variáveis afe-
tam na decisão de compra do consumi-
dor.
- Gráfico de demanda ou procura:
Uma diminuição no preço aumenta a qtde. demandada
A quantidade procurada de deter-
minado produto varia inversamente
a seu preço, Coeteris Paribus.
Demanda elástica – preço se
mantém acessível.
Demanda Inelástica – preço pode
ficar inacessível.
Quais as principais variáveis que afetam a demanda e a oferta?
- Se o preço de um produto aumenta, é claro que a quantidade demandada diminuirá. O preço e a quantidade demandada são inversamente proporcionais.
Variáveis que alteram a curda de demanda: Efeito Substituição e Efeito renda.
- A oferta ou curva oferta depende da quantidade ofertada e nível de preços. O aumento do preço de mercado estimula a elevação da produção ou aumento da quantidade ofertada. São variáveis diretamente proporcionais. 
Variáveis que alteram a curda de oferta: Fatores de produção, alterações tecnológicas e aumento do número de empresas.
Quais dessas variáveis podem provocar alterações nas curvas de demanda e nas curvas de oferta:
- Se o preço de um produto aumenta, é claro que a quantidade demandada diminuirá. O preço e a quantidade demandada são inversamente proporcionais.
Então a curva demanda será influenciada por: 
Qd (qtde. de demanda) = f (Pe, Ps, R e G)
Efeito Substituição (Ps ou Produto Secundário) – é quando um bem pode ser substituído por outro bem, mantendo a mesma satisfação da necessidade do consumidor. Ex.: Se o valor da caixa de fósforos aumentar, a população irá demandar por isqueiros e assim reduzir a sua demanda por fósforo.
Efeito Renda ou Renda (R) – é quando o consumidor perde o poder aquisitivo e a demanda por um produto. Ex.: Quando o poder de compra é diminuído. Quando o salário real é menor do que o salário monetário.
Quantidade de produto ou Pe – Produto elementar ou quantidade
Gosto – G
OBServação O preço é o único que não altera demanda, pois sempre vai haver demanda ou as necessidades da sociedade.
- A oferta ou curva oferta depende da quantidade ofertada e nível de preços. O aumento do preço de mercado estimula a elevação da produção ou aumento da quantidade ofertada. São variáveis diretamente proporcionais. Então a curva oferta será influenciada por:
Qo (qtdade. De oferta) = f (Pp, C.P, T, nº E.)
a)Fatores de produção ou Custo de produção (C.P);
b) alterações tecnológicas (T);
c) Aumento do número de empresas (nº E.).
Como é determinado o equilíbrio de mercado no regime de concorrência perfeita.
No regime de concorrência pura ou perfeita, o preço e a quantidade atingem um nível desejável tanto pelos consumidores quanto pelos ofertantes. 
Para que aconteça isso, é necessário que não haja interferência do governo ou das forças oligopólicas, pois impedem quedas de preços dos bens e serviços.
O que aconteceria com o ponto de equilíbrio caso a curva de oferta não se altere, mas os consumidores aumentem a preferência pelo bem ou serviço?
Se a curva de oferta não se altera e a preferência ou procura ou demanda aumenta, aumentam o Preço e a quantidade de equilíbrio.
 
O que aconteceria com o ponto de equilíbrio caso a curva de demanda não se altere, mas haja uma redução nos custos de produção?
O efeito nos custos de produção somente influencia a Curva de oferta. Então a redução nos custos de produção irá facilitar a produção, então terá um aumento de produção e consequente aumento de oferta (curva se desloca para a direita), o Preço de equilíbrio se tornará menor.
O que aconteceria com a curva de demanda de um bem normal, quando há um aumento na renda do consumidor ? 
O efeito renda somente causa influência na curda de demanda. Com o aumento da renda, a demanda ou procura aumenta, o curva se desloca para a direita, o preço de equilíbrio aumenta.
Defina imposto direto e imposto indireto. Dê três exemplos de cada um deles. Qual a diferença conceitual entre imposto específico e ad valorem?
- Imposto indireto – impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Ex.: ICMS – imposto sobre a Circulação de mercadorias e Serviços; IPI – Impostos sobre produtos industrializados;
- Imposto direto – impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio. Ex.: IR – Imposto de Renda; IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, IPVA.
Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos(garantidos) para os produtos agrícolas? Quais são essas políticas?
É quando o governo protege ou garante o produtor agrícola das flutuações de preços de mercado. 
Pode constituir políticas como Tabelamento, que é a intervenção do governo no sistema depreços de mercado visando coibir a abuso por parte dos vendedores, controlando os preços de bens de primeira necessidade (foi adotado no Brasil como plano Cruzado, Bresser – aplicou o congelamento dos preços e salários).

Outros materiais