Buscar

AV2 metologia da pesquiça

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
		
	
	Avaliação: AV2
	Alun
	Nota da Prova: 5,0 de 10,0    Nota de Partic.: 0     Data (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 842989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a importância da delimitação do problema que será pesquisado num trabalho científico?
		
	
Resposta: Pois se não existir uma delimitação, o trabalho perde sua linha de raciocínio, e como em uma pesquisa sempre algo a mais para que possamos inserir, o mesmo não teria fim e abordaria varios temas complementares. Por isso temos a delimitação do problema, para termos um norte e não fugirmos do que foi delimitado.
	
Gabarito: A delimitação diz respeito à especificação do que será pesquisado. Ela é necessária porque não é possível analisar todas as variáveis de um problema. Com isso, ao delimitar o pesquisador dá clareza do que está dentro e do que está fora da pesquisa. Quando isso não ocorre, as conclusões do trabalho ficam comprometidas porque certamente não será possível responder a um problema extremamente complexo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 727917)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possui regras para sua elaboração. Liste pelo menos dois elementos que estão contidos na parte pré-textual do TCC, mostrando a sua importância.
		
	
Resposta: Revisão da literatura: Indentificar, obter , e consultar a bibliografia assim como outros materiais uteis ao objeto de estudo. Referências: Dar sentindo através de outros autores, a idéia apresentada no estudo.
	
Gabarito: Gabarito: A parte pré-textual consta dos elementos que antecedem o texto principal, são eles: a capa, a folha de Rosto, a folha de Aprovação, a folha da ficha catalográfica e a dedicatória (opcional), os agradecimentos (opcional), resumo em português, abstract (tradução do resumo), lista de siglas, abreviaturas etc. (se houver), lista de ilustrações (quadros, figuras, tabelas) (se houver), a lista de anexos (se houver), errata e sumário (obrigatório). Cada um dos elementos é necessário para informar ao leitor, quem fez o TCC, quem foram os professores que participaram da banca examinadora, o conteúdo resumidamente, como está estruturado o texto, entre outras informações necessárias.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 656993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa de pesquisa e consultoria  pretende estudar as prioridades  de consumo entre  jovens da classe média  que residem nas cidades do Fortaleza  e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso,  o tipo de pesquisa  mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos  é:
 
		
	
	Documental
	
	Pesquisa teórica
	
	Experimental 
	
	Estudo de caso
	 
	Comparativo 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 228744)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa específico, mas deve-se identificar um problema científico que será analisado ao longo de toda a tarefa. Não há pesquisa sem a formulação de um bom problema científico. Entende-se por problema científico:
		
	 
	A pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.
	
	A conceituação operacional dos termos utilizado na pesquisa.
	
	Os procedimentos que serão executados na pesquisa.
	 
	A questão de partida para pesquisa.
	
	O marco teórico escolhido para pesquisa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 231798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
		
	 
	o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 228540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma pesquisa, o marco teórico é construído a partir de dois momentos importantes: a revisão da literatura e a posterior escolha de uma perspectiva teórica como referência. Entende-se por revisão de literatura:
		
	
	a tarefa de construir objetivos gerais e específicos como parte integrante da justificativa do trabalho.
	
	a tarefa de justificativa do projeto de pesquisa.
	
	a tarefa de formular o problema científico a partir da escolha dos objetivos da pesquisa.
	
	a tarefa de referenciar ao lista de documentos utilizados, no final do trabalho de pesquisa.
	 
	a tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, bem como outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 69332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PARAFRASEAR significa:
		
	
	Resumir as palavras de um autor e adicionar nota de rodapé com as referências.
	
	Manter as mesmas palavras usadas pelo autor original, alterando, porém, o sentido dado ao texto.
	
	Utilizar-se do sentido dado pelo autor original de uma idéia para descrever outra idéia distinta.
	
	Transcrever as palavras originais do autor em uma citação no corpo de um texto.
	 
	Referenciar as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 624439)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os elementos integrantes das referências são classificados como essenciais e complementares.  Os do segundo grupo só são indicados quando necessário. Marque a opção em que todos os elementos apresentados são essenciais.
		
	 
	       Editora - ISBN - ano da publicação
	
	Título - número de páginas - edição exclusiva
	
	Autor - editora - ISBN
	
	Edição - cidade - número de páginas
	 
	 Autor - edição - data de publicação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 627030)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a opção que trata do conceito de monografia:
		
	 
	É uma dissertação resultante de um estudo minucioso de pesquisa sobre um tema único e bem delimitado. Serve para que o aluno adquira prática dissertativa na escrita cientifica e assim desenvolva sua capacidade intelectual de aprendizagem e raciocínio.
	
	Trabalho acadêmico que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências. Estudo breve sobre um tema que trata de questões de natureza científica.
	
	Trabalho acadêmico que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre.  Não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos.  Deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestrasna área de formação escolhida.
	
	Trabalho acadêmico elaborado com referência à pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
	 
	Trabalho acadêmico que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. Deve defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 653623)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a opção cujas palavras completam o texto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) indicado na ordem correta. __________ é o elemento que inicia a parte textual que se encerra com _____________.
		
	 
	A introdução - as referências
	 
	A introdução - a conclusão
	
	O desenvolvimento - a conclusão
 
	
	A folha de rosto - a bibliografia
 
	
	A folha de rosto - os anexos
 
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
Parte inferior do formulário
 
 
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes