Buscar

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
O ser humano – social por natureza – participa de inúmeros grupos e instituições no decorrer de sua vida, a saber: família, escola, religião, trabalho, política, entretenimento, entre outros. Assim, adquirir inteligência emocional tornou-se essencial para o aprimoramento das relações interpessoais e convivência social harmoniosa.
A importância dessa inteligência dá-se por ser necessário lidar com diferenças e conflitos comum a qualquer grupo. Bem como, nos possibilita conhecer a nós mesmos, permitindo um autocontrole acerca de nossos desejos, ansiedades e personalidade. No âmbito do trabalho, tem-se um profissional produtivo, concentrado, empático, que pensa e se expressa com clareza, capaz de solucionar eventuais adversidades com tranquilidade e objetividade.
No ambiente escolar, o gestor deve esforçar-se para criar canais adequados de comunicação e interação entre todos os envolvidos – comunidade escolar e local, pois tais ações garantem o alcance dos objetivos da escola. Na sala de aula, desenvolver habilidades de motivar os alunos interfere positivamente no processo de ensino-aprendizagem, como também ajuda ao lidarmos com casos de indisciplina e opiniões divergentes.
Já a parceria escola-família ainda é pautada numa confusa relação sobre funções e papéis desempenhados. Somente quando ambos passarem a cumprir conscientemente suas responsabilidades, em cooperação, poderemos formar jovens capazes de lidar com as demandas exigidas pela sociedade moderna.
Os educadores, que podem influenciar positivamente na formação da identidade dos alunos, juntamente com a escola, devem promover atividades de integração e comunicação, reforçando valores morais e sociais, indispensáveis para perceber as diferenças e respeitá-las. Tais ações são essenciais para que os educandos aprendam a lidar com suas emoções e sentimentos, buscando atingir um equilíbrio valorizando a si mesmo e aos outros, melhorando sua capacidade de relacionamento.
Daiane de Oliveira Oliveira – Professora de Língua Portuguesa

Outros materiais