Buscar

Av1 Administração Sistema de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Sistema de Informação Gerencial
1)O princípio para construir e utilizar um Sistema de Informação Gerencial é dominar os conceitos de Dado, Informação e Conhecimento. O conceito de informação é algo que requer uma análise mais detalhada, já que aborda diversas questões, tais como o fato de ser algo subjetivo, é difícil dimensionar. Auxilie o gerente de TI da empresa GERAL na definição correta dos termos relacionando ao significado.
Termo:
I. Dado.
II. Informação.
III. Conhecimento.
Significado:
A. Facilmente estruturado; Facilmente transferível.
B. De difícil estruturação; De difícil transferência
C. Requer unidade de análise; Exige consenso em relação ao significado.
Assinale a alternativa que associa corretamente os termos e seus significados.
Alternativas:
a)I - A; II - C; III - B.
b)I - B; II - A; III - C.
c)I - C; II - A; III - B.
d)I - A; II - B; III - C.
e)I - C; II - B; III - A.
2)O grupo empresarial que pretende obter bons resultados em seus negócios no setor da agricultura iniciou um projeto para a implantação de Sistemas de Informações (SI). Para melhor entendimento dos objetivos de um SI, analise as afirmações a seguir.
I. Conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, à coordenação e controle de uma organização.
II. Auxiliam colaboradores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e desenvolver produtos novos.
III. Uma relação de processos, informações e capital humano agregado na Tecnologia da Informação e Comunicação para auxiliar na geração de novos serviços ou produtos.
IV. Quando se reúne hardware, software, telecomunicações e gestão de dados utilizadas por empesas e essas organizações conseguem atingir seus propósitos.
Escolha a alternativa que possui apenas as afirmações corretas.
Alternativas:
a)I e IV
b)I, II e III
c)II, III e IV
d)I, II, III e IV
e)II e III
3)A informação está presente em todas as fases de elaboração de estratégia da empresa TOPREFEIÇÃO, por isso os gestores estão preocupados no tratamento da informação uma tomada de decisão segura. Pensando nas vantagens por utilizar Sistema de Informação, analisar as afirmações a seguir, classificando com Verdadeira ou Falsa.
I. A preferência dos gestores em usar um Sistema de Informação está na segurança em processo e nas informações, assim poderão ter resultados planejados.
II. Os resultados do Sistema de Informação esperados são: superprodução, altos tempos de respostas, alocação inadequada de recursos, entre outros.
III. Um Sistema de Informação serve com feedback do processo, comparando o resultado da empresa para comparar com os demais concorrentes do mercado.
Escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a)I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
b)I-Falsa; II-Falsa; III-Verdadeira.
c)I-Verdadeira; II-Falsa; III-Verdadeira.
d)I-Falsa; II-Verdadeira; III-Falsa.
e)I-Falsa; II-Falsa; III-Falsa.
4)Para cada nível da organização, o Sistema de Informação deve possuir uma arquitetura adequada para oferecer o melhor no tratamento e resultado das informações. O governante de TI da indústria de computadores NEXT monitora o desenvolvimento dos S.I. segundo a classificação operacional, gerencial ou estratégica dos Sistemas.
Faça a associação do Nível e dos objetivos de cada nível.
I. Operacional
II. Gerencial
III. Estratégico
A. Relacionado ao monitoramento, controle e tomada de decisão, gerando relatórios periódicos com a finalidade de medir qualitativamente os resultados da organização.
B. Mostra informações consolidadas da capacidade da organização, sobre os concorrentes e as influências a curto, médio e longo prazo.
C. Acompanhamento das atividades e transações básicas da empresa. Exemplo: transações de vendas, compras, folha de pagamento, etc.
Alternativas:
a)I – A; II – C; III- B.
b)I – B; II – C; III- A.
c)I – B; II – A; III- C.
d)I – C; II – A; III- B.
e)I – A; II – B; III- C.
5)O foco de atuação de um Sistema de Informação melhora a gestão da informação e dos recursos, portanto existem vários tipos de S.I. Os consultores da MAXIM Consultoria sempre conduzem a implantação por tipo de SI.
I. O relacionamento com o cliente, para melhor conhecer o seu perfil e necessidades podem ser gerenciadas por um sistema do tipo ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING).
II. Todos os departamentos de uma organização podem estar integrados num só sistema, através de uma rede de computadores e um banco de dados central, otimizando recursos e maximizando resultados, quando utilizado um sistema do tipo SCM (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)
III. Um sistema do tipo CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) traz benefícios por tratar das interações diretas com o cliente final, ouvindo suas reclamações e oportunidades de negócio, bem como as soluções dadas para cada situação.
Alternativas:
aI-Verdadeira; II-Falsa; III-Verdadeira.
B I-Falsa; II-Falsa; III-Verdadeira.
C I-Falsa; II- Verdadeira; III-Verdadeira.
d)I-Falsa; II- Verdadeira; III-Falsa.
e)I-Verdadeira; II- Verdadeira; III-Verdadeira.

Outros materiais