Buscar

O MINISTÉRIO PÚBLICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
CONCEITO 
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. (Artigo 127 da CF/88)
*
*
PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS
 UNIDADE
Os membros do Ministério Público integram um só órgão, sob a chefia de um único Procurador Geral. Saliente-se que a unidade é para cada Ministério Público. Não há unidade entre o Ministério Público de um Estado com o MP de outro Estado ou entre o Ministério Público da União com os Ministérios Públicos dos Estados.
INDIVISIBILIDADE:
A indivisibilidade, como princípio institucional do Ministério Público, relaciona-se com o fato de os membros do Parquet poderem ser substituídos uns pelos outros, nos termos da legislação vigente, sem qualquer nulidade. (O conceito de unidade se aplica no Princípio da Indivisibilidade, seccionando-se, ainda, nos diversos ramos do Ministério Publico)
 
*
*
PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS
INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL :
Os membros do Ministério Público exercem suas funções sem subordinação hierárquica a qualquer pessoa. Eles agem com liberdade segundo à Constituição, às leis e à sua consciência, embora haja hierarquia administrativa.
AUTONOMIA
O Ministério Público brasileiro está dotado de autonomia
funcional tem legitimidade para propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, bem como o seu provimento por concurso público de provas ou de provas e títulos.
administrativa elabora a sua proposta orçamentária dentro dos limites estatuídos pela lei de diretrizes orçamentárias (LDO) sem subordinação a qualquer outro Poder estatal (art. 127, §§ 2º e 3º, CF/88).
*
*
MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO
Chefia institucional: O MPU tem por chefe o Procurador Geral da República (PGR);
Nomeação: o PGR é nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira do Ministério Público Federal (Sub-Procuradores-Gerais da República, maiores de 35 anos, após a aprovação do seu nome pelo Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução (art. 128, § 1º, CF/88).
 
Destituição: a destituição do PGR, por iniciativa do Presidente da República, com autorização da maioria absoluta do Senado Federal (art. 128, § 2º, CF/88).
*
*
MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO
O MPU é integrado pelo:
Ministério Público Federal: Procuradores da República, Procuradores Regionais da República e Subprocuradores Gerais da República.
Ministério Público do Trabalho: Procuradores do Trabalho, Procuradores Regionais do Trabalho e Subprocuradores Gerais do Trabalho.
Ministério Público Militar: Promotores de Justiça Militar, Procuradores Militares e Subprocuradores Gerais Militares.
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios: Promotores de Justiça e Procuradores de Justiça.
*
*
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL 
Chefia institucional: Procurador Geral de Justiça (PGJ).
Nomeação: o PGJ é nomeado pelo Governador do Estado, após formação de lista tríplice dentre os integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução (§ 3º, art. 128, CF/88).
Destituição: a destituição do PGJ dar-se-á por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo (art. 128, § 4º, CF/88).
Órgãos integrantes: 
Procuradores de Justiça.
Promotores de Justiça.
*
*
GARANTIAS:
a) vitaliciedade: após dois anos de exercício, o membro do Ministério Público não pode perder o cargo, senão por sentença judicial transitada em julgado;
Não se aplica ao Ministério Público Eleitoral.	 
b) inamovibilidade: não poderá ser removido o membro do parquet, salvo por motivo de interesse público ou mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa;
c) irredutibilidade de subsídios os subsídios não poderão ser reduzidos, sem prejuízo da incidência dos tributos legalmente instituídos. (EC nº 19/98) 
*
*
VEDAÇÕES:
receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
exercer a advocacia: é vedado ao membro do Ministério Público exercer a advocacia; 
participar de sociedade comercial, na forma da lei: não pode exercer a função de gerente ou proprietário de empresa;
 exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
exercer atividade político-partidária, salvo exceções previstas na lei.
Exceção: ingressos da CF/88, que tenham optado pelo regime anterior (art. 29, § 3º, ADCT).
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais