Buscar

prova dircursiva filososia e sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel , passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson  e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas , à pedagogia institucional (Lobrot, Oury) e ao construtivismo desembocam sempre na questão de como aprender, isto é, em teorias da aprendizagem, em sentido geral.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em 18/11/ 2015
 
 
 A  Escola Nova trouxe  mudanças nas práticas e concepções sobre a educação e o trabalho escolar. Elabore um texto identificando e explicando três dessas ideias que foram introduzidas por John Dewey.
 
Nota: 16.0
	Uma primeira ideia defendida por Dewey é uma visão pragmática da escola que deve ser menos teórica e mais prática. A escola deve preparar apara. Todo processo educacional deve contemplar o educando de modo o mais integral possível, contribuindo pra seu desenvolvimento físico e corporal, intelectual em suas habilidades cognitivas e ainda ajudar na suaestruturação emocional para que saiba se relacionar com seus semelhantes (p. 228 a 230). 
Resposta:a escola deve preparar o aluno pra vida, o professor torna-se mediador do conhecimento, auxiliando no aprendizado, o trabalho escolar deve se pautar nas realidades do dia-a-dia, tudo ao redor gera aprendizado, os os educandos devem aprender uns com os outros e com a realidade ao redor. 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No prefácio da segunda edição de seu livro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais.
 
MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim?
Nota: 20.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (p. 79)
Resposta:Da perspectiva de Durkheim, tudo é um fato social, pois o ser humano na sua evolução muda seu comportamento de acordo com a sociedade em que vive e suas implicações, por exemplo a convivência em família e o apego a tradições familiares, mudam de acordo com a sociedade em que vivemos, quando o trabalho, os estudos, e a vida corrida da sociedade capitalista nos faz perder esses apegos a tradições familiares, isso é um fato social e deve ser estudado para diagnosticar as mudanças em nossa sociedade.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
 
As noções de pedagogia crítica e instrução popular de Gramsci, foram teorizadas e praticadas décadas mais tarde por Paulo Freire no Brasil. Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.
 
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-gramsci.htm -
Acesso em 18/01/2016
 
 
O pensador marxista Antônio Gramsci  desenvolveu importantes conceitos que contribuíram para  a educação. Conforme o livro-base da disciplina, explique  o trabalho como princípio educativo, segundo Gramsci.
Nota: 16.0
	Partindo da ideia de totalidade, Gramsci busca construir uma explicação da sociedade de modo a relacionar suas esferas produtivas, políticas e culturais (o que inclui a escola). Nesse processo, Gramsci explica que o capitalismo organiza a escola de modo a vincular a forma como trabalho pedagógico se desenvolve com a esfera produtiva da sociedade. Num primeiro momento, a escola tradicional submete e aliena os trabalhadores “educando-os” para aceitarem a ordem estabelecida. No entanto, para Gramsci, a escola também o potencial de ser revolucionária na medida em que contribui para que os trabalhadores passem, do senso comum ao senso crítico em relação as causas de suas condições. (p. 193-196).
Resposta:O trabalho seria onde se colocaria em pratica o aprendizado escolar, para fixação da aprendizagem é necessário a pratica da mesma. Também para que a alienação da classe burguesa que não via o trabalho como principio educativo, mas como uma realidade muito longe da sua, era muito importante que essa mentalidade fosse mudada, para que a sociedade mudasse também, por isso Gramsci defendia a escola pública unitária para todos sem divisão de classes.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A tese spenceriana de que os conhecimentos a ser adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a “vida completa” do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]
 
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: quais as disciplinas escolares Spencer considera imprescindíveis? E por quais motivos são imprescindíveis?
Nota: 20.0
	Desse modo, segundo o autor, disciplinas escolares como Matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que, por sua vez, permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. [...] (p. 78)
Resposta:Spencer considera imprescindíveis disciplinas como Matemática e Física, por serem disciplinas consideradas mais importantes, que poderiam ser utilizadas na vida profissional contribuindo para a "vida completa" do homem, em detrimento de disciplinas humanísticas como o Latim e o Grego que no seu ver eram secundárias em sociedade.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão e a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel , o humanismo racionalista, que se difundiu especialmente em conseqüência da Revolução Francesa, a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller , desembocavam sempre numa teoria do ensino.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em  19/11/ 2015
 
 
Considerando o processo de ensino-aprendizagem na ótica da tendência pedagógica tradicional, apresente qual deveria ser o papel do professor nesse processo?
Nota: 6.0
	A formação escolar tinha no professor o centro do processo, considerado por Herbart como “arquiteto da mente” do aluno.  Para realizar essa tarefa existia um percurso metodológico que o professor precisava cumprir: preparação – apresentação, assimilação, generalização e aplicação dos conhecimentos que eram ensinados. (p. 228)

Outros materiais