Buscar

RESUMO INTERPRETAÇÃO DTO DO TRAB.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTERPRETAÇÃO, INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO DO DTO DO TRABALHO
 A interpretação é a busca do verdadeiro sentido da norma para que se possa resolver o caso concreto. Há espécies de interpretação e critérios que as classificam, quanto à origem, resultado e método.
Pelo primeiro tem se a interpretação Autêntica, realizada pelo mesmo órgão que produz a norma, sendo meramente interpretativa (não retroage efeitos). A interpretação jurisprudencial, que consiste na reiteração de julgamentos pelo poder judiciário, produzidas nos tribunais para sentenças de casos semelhantes ou idênticos. Já na doutrinária a interpretação se dá por meio de textos científicos produzidos por estudiosos e juristas, orientando ao aplicador do direito ao entendimento da norma.
Quanto ao resultado a interpretação pode ser restritiva- reduz o alcance da norma a fim de evitar danos aos cidadãos; ex. normas penais e indenizatórias-; abrogante sendo esta considerada inconstitucional pelo intérprete e afastando sua aplicação, na declaratória o mesmo declara apenas o conteúdo trazido da norma. Por fim tem se a interpretação extensiva pela qual nesta o intérprete amplia o alcance da norma buscando seu sentido real e efetivo.
Quanto ao método a norma pode ser examinada literalmente com decodificações dos signos de linguagem, denominado essa por método Gramatical. Porém quando tal interpretação é insuficiente utiliza-se a lógica na busca da razão da Lei, do pensamento contido na norma; ex. Art. 455 CLT
Na Sistemática a busca é para harmonizar a norma dentro do sistema jurídico, principalmente do subsistema que pertence; ex. Direito do Trabalho Art.2° § 2 CLT. Quando se analisa o contexto social da época da produção da norma fala-se no método histórico de interpretar. Na comparativa o intérprete compara a legislação de seu país com o estrangeiro, a de fim de captar a evolução de seus institutos; ex.; Lay-off. Tem- se como a mais importante e utilizada no Direito do Trabalho como método de interpretação a Finalística ou teleológica que consiste no objetivo social pretendido pelas normas. 
O magistrado deve julgar com equidade para que amenize os riscos da lei fria, trazendo a norma abstrata para o caso concreto no conceito de justiça próximo, caso aquele julgar por equidade deverá exercer apenas com permissão para afastar-se da norma prevista e adotar um conceito melhor de justiça, art. 144 CPC.
No processo de integração ocorre um processo para o preenchimento das lacunas quando não houver normas específicas para o caso art.140 – o Ordenamento Jurídico deve ter formas para se auto- completar.
A analogia como método de integração serve de ponte para a norma sem caso específico, com dois subtipos: Analogia Legis –busca da norma específica para o caso sem norma- e Analogia Juris, pelo qual a busca é pelo conjunto de normas para a solução do caso.
Quanto ao sistema de integração há aquele em que busca o suprimento das lacunas nas próprias fontes do subsistema do direito do trabalho, a denominada autointegração. Na hétero integração a busca é feita por fontes supletivas.
PRINCÍPIOS SÃO FONTES PRIMÁRIAS
Analogia no dto do trabalho Art.8° 
APLICAÇÃO NO TEMPO
IRRETROATIVIDADE DA LEI NO TEMPO
ART.5 XXXVI C.F
PRECEITO DE LEI->( GARANTIA DO DTO ADQUIRIDO) a Lei pode mudar e o dto se perde.
NORMAS COLETIVAS: Prazo de vigência máximo de 2 anos
S.777 TST ULTRATIVIDADE DA NORMA
PURAMENTE CONTRATUAL: O que foi construído entre empregado e empregador torna-se estável. S 51 e 288 TST. 
APLICAÇÃO DA LEI DO TRABALHO NO ESPAÇO 
ART. 3° LEI 7064/82
ART.1º 
EXCEÇÃO-> §Un

Outros materiais