Buscar

objetiva sociedade naureza e espaço geografico

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o excerto a seguir:
“As novas tecnologias impuseram sua presença no mundo, mas não só isso: elas implicaram também em novas possibilidades de viver e ver o mundo. E o lugar não resistiu ao mundial. Não é à toa que podemos encontrar em locais distantes, em Estados Nacionais diferentes, cotidianos absolutamente iguais, mercadorias iguais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTAUDI, S. M. A utopia degenerada. In: XIV Colóquio Internacional de Geocrítica Las utopías y la construcción de la sociedad del futuro. Barcelona, 2016. p. 5.  
Considerando as leituras do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico e a citação acima, assinale a alternativa que corresponde ao que a autora está tratando:
	
	A
	Processo de condensação.
	
	B
	Processo de globalização.
	
	C
	Processo de gentrificação.
	
	D
	Processo de lixiviação.
	
	E
	Processo de alucinação.
 
Questão 2/10
Leia o excerto de texto abaixo:
“Ford também fez pouco mais do que racionalizar velhas tecnologias e uma detalhada divisão do trabalho preexistente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo, Ed. Loyola, 1992. p. 121.
Considerando o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correspondente às três premissas básicas aprimoradas por Henry Ford à luz dois princípios tayloristas.
	
	A
	Retardamento, desaproveitamento e reversão.
	
	B
	Adulteração, coloração e galvanização.
	
	C
	Intensificação, economicidade e produtividade.
	
	D
	Intensificação, introdução e reversão.
	
	E
	Selecionamento, introdução e montagem.
 
Questão 3/10
Leia o excerto a seguir:
“O processo de reprodução do espaço, no mundo moderno, se submete cada vez mais ao jogo do mercado imobiliário, na medida em que há novas estratégias para a acumulação que se realiza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARLOS, A. F. A. Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Ed. Contexto, 1999. p. 175.
Recuperando as discussões apresentadas no livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, e o excerto acima mencionado, escolha a alternativa correspondente aos agentes sociais que contribuem com a produção da cidade.
	
	A
	Os promotores imobiliários e os proprietários fundiários.
	
	B
	Os maquinários de construção e os robôs.
	
	C
	Os eventos climáticos e geológicos.
	
	D
	As aves migratórias e as sedentárias.
	
	E
	Os animais em interação com os seres humanos.
Questão 4/10
Leia a citação abaixo:
“O processo contraditório de desenvolvimento da agricultura ocorre nas formas articuladas pelos próprios capitalistas, que se utilizam de relações de trabalho familiares para não terem que investir, na contratação de mão de obra assalariada, uma parte de seu capital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. U. A geografia agrária e as transformações territoriais recentes no campo brasileiro. In: CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da Geografia. São Paulo, Ed. Contexto, 1999. p.80.
Os sistemas de produção podem ser classificados conforme a mão de obra empregada e a gestão das propriedades. Considerando o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta dois elementos que correspondem a essa classificação:
	
	A
	Atividades geológicas e pedológicas.
	
	B
	Agricultura familiar e agricultura empresarial.
	
	C
	Atividades arcaicas e modernas.
	
	D
	Atividades socioambientais e socioculturais.
	
	E
	Atividades agrícolas e pecuárias.
 
Questão 5/10
Leia o excerto abaixo:
“A Divisão Internacional do Trabalho tem representado uma oportunidade adicional para maior concentração dos postos de trabalho não qualificados, com diminuição relativa dos empregos de qualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHMANN, M. O emprego na globalização. São Paulo: Boitempo, 2001. p. 35.
De acordo com o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale qual das alternativas abaixo apresenta parte do processo de divisão internacional do trabalho:
	
	A
	Produtos manufaturados, produzidos por uma única pessoa e em um único lugar.
	
	B
	Antigas colônias produziam produtos manufaturados, com valor agregado significativamente maior se comparado aos produtos produzidos pelas antigas metrópoles ou países desenvolvidos.
	
	C
	Divisão das riquezas da produção manufatureira entre todas as nações do globo, de forma justa.
	
	D
	Países que apresentavam atividade industrial passaram a exportar produtos com maior nível tecnológico, enquanto as antigas colônias comercializavam produtos primários de menor valor agregado.
	
	E
	Antigas colônias deixaram de produzir produtos primários.
Questão 6/10
Leia o fragmento do texto abaixo:
“Se trata de uma intervenção deliberada do Estado nos alicerces do setor agrícola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, J. E. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 7.
O livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico trata, entre outros temas, das relações conflituosas de distribuição de terras existentes no campo. Assinale a alternativa que indica o termo que o excerto acima está conceituando:
	
	A
	Reforma agrária.
	
	B
	Formação de grandes latifúndios.
	
	C
	Atribuição de terras a grandes grupos.
	
	D
	Processo de democratização.
	
	E
	Roubo de terras.
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto abaixo:
"Estudar e compreender o lugar, em Geografia, significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além das suas condições naturais ou humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://ref.scielo.org/n2fwkb>. Acesso em: 21 jul. 2016.
Com base nos fundamentos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, sobre o conceito de lugar é correto afirmar que:
	
	A
	o lugar é afetivamente irrelevante ao ser humano.
	
	B
	o lugar é o local onde os seres humanos se sentem desconfortáveis.
	
	C
	o lugar representa uma porção do espaço geográfico, manifestado pelas relações humanas e suas particularidades.
	
	D
	o lugar não expressa ligação com o cotidiano das pessoas.
	
	E
	o lugar desconstitui a dimensão da existência que se manifesta por meio da interação, que são bases da vida comum.
 
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Essa corrente propõe o estudo do homem em relação aos elementos do meio em que ele se insere. O conjunto dos elementos naturais é abordado como o ambiente vivenciado pelo homem, onde a natureza prevalece na produção do espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 60. (grifo nosso).
Sabendo que a corrente de pensamento referida é a determinista, assinale, com base nos conhecimentos adquiridos com a leitura do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, a alternativa que indica a corrente oposta ao determinismo e seu idealizador:
	
	A
	Possibilismo e Paul Vidal de La Blache.
	
	B
	Possibilismo e Milton Santos.
	
	C
	Evolucionismo e David Harvey.
	
	D
	Evolucionismo e Alexander von Humboldt.
	
	E
	Possibilismo e Charles Darwin.
 
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Desde a sua origem, o modo de produção capitalista pressupõe um envolvimento operário, ou seja, formas de captura da subjetividade operária pelo capital, ou, mais precisamente, da sua subsunção à lógica do capital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, R. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Campinas, Edu. Soc.v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004. p. 344.
Com base nos conhecimentos adquiridos através da leitura do livro-base, Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que indica o contexto ao qual o autor se refere.
	
	A
	Subordinação ao capital.
	
	B
	Mecanização no campo.
	
	C
	Igualdade no espaço urbano.
	
	D
	Produção orgânica.
	
	E
	Retardamento produtivo no campo.
 
Questão 10/10
Leia o excerto a seguir:
“Para a empresa, significa a abertura para o mercado externo, agindo num número maior possível de lugares e permitindo a movimentação rápida do dinheiro, que migra por todas as partes do planeta diuturnamente. [...] Para o homem comum, significa a imposição de novos padrões de comportamento, novos valores, uma nova estética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 174.
Considerando o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico e a sociedade chamada de pós-industrial, reconhecida também como técnico-científico-informacional, qual processo corresponde ao quadro descrito no excerto acima? 
	
	A
	Processo de internacionalização.
	
	B
	Processo de gentrificação.
	
	C
	Processo de condensação.
	
	D
	Processo de globalização.
	
	E
	Processo de pulverização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes