Buscar

Sistema Digestório - Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Digestório
- Órgãos que em conjunto degradam as moléculas dos alimentos para serem usadas pelas células (digestão). O alimento no estado em que é consumido não é adequado para uso, precisando ser degradado em moléculas que possam atravessar a parede do trato digestivo.
- O trato gastrointestinal (GI) ou canal alimentar é um tubo contínuo que se estende da boca até o ânus através das cavidades torácica e abdominopélvica. Os órgãos do trato gastrointestinal compreendem boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Os órgãos acessórios da digestão são dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
- Ao todo, o sistema digestório tem seis funções básicas:
-- Ingestão: corresponde à introdução de alimentos e líquidos na boca.
-- Secreção: desempenhada pelos órgãos acessórios da digestão e as células da parede do trato (GI), secretam água, ácidos e enzimas para o lume.
-- Mistura e propulsão: contração e relaxamento alternado do músculo liso nas paredes do trato GI (peristalse) que misturam o alimento e as secreções, impulsionando-os em direção ao ânus.
-- Digestão: processos mecânicos e químicos decompõem o alimento ingerido em pequenas moléculas.
-- Absorção: entrada de líquidos ingeridos e secretados, íons e produtos da digestão nas células epiteliais que revestem o lume do trato GI.
-- Defecação: resíduos, substâncias indigeríveis, bactérias, células descamadas do revestimento do trato GI e materiais digeridos que não foram absorvidos saem do corpo através do ânus.
--- Boca: também chamada de cavidade oral, é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole e pela língua. As bochechas são as paredes laterais da cavidade oral. Os lábios são pregas carnosas que circundam a abertura da boca e são recobertos por pele (externamente) e túnica mucosa (internamente). As bochechas e lábios são importantes na obtenção dos alimentos e na sua manutenção na boca. O vestíbulo da boca é o espaço limitado externamente pelas bochechas e lábios e internamente pelas gengivas e dentes. O palato é uma parede ou septo que separa a cavidade oral da cavidade nasal e forma o teto da boca. Essa estrutura importante torna possível mastigar e respirar ao mesmo tempo. Um processo muscular chamado de úvula pende da borda livre do palato mole, que durante a deglutição, o palato mole e a úvula são elevados, fechando a parte nasal da faringe e impedindo a entrada de alimentos e líquidos na cavidade nasal.
--- Glândulas Salivares: libera uma secreção, chamada de saliva, na cavidade oral. Em geral, há secreção de saliva suficiente para úmidas às mucosas da boca e da faringe e para limpar a boca e os dentes. Glândulas labiais, da bochecha, palatinas e linguais, dão uma pequena contribuição para a saliva. No entanto, a maior parte da saliva é secretada pelas glândulas salivares maiores, situadas fora da mucosa oral. Os três pares de glândulas salivares maiores são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
- A salivação é controlada pelo sistema nervoso.
--- Língua: órgão acessório da digestão constituído por músculo esquelético recoberto por mucosa. Junto com os músculos associados, forma o assoalho da cavidade oral. O dorso e as faces laterais da língua são recobertos por papilas, projeções da lâmina própria recoberta por epitélio estratificado pavimentoso. Apresenta quatro tipo de papilas: papilas fungiformes, circunvaladas, folhadas e filiformes.
- A lípase lingual e o muco são secretados por glândulas linguais no dorso da língua. Essa enzima ativa o estômago, digere até 30% dos triglicerídios da dieta em ácidos graxos e diglicerídios, mais simples.
--- Dentes: são órgãos acessórios da digestão localizados nos alvéolos dos processos alveolares da mandíbula e da maxila. Os processos alveolares são cobertos pela gengiva. Um dente tem três regiões principais: a coroa é a parte visível acima do nível da gengiva. Em cada alvéolo estão inseridas uma a três raízes. O colo é a junção estreitada da coroa e da raiz perto da linha gengiva. Internamente, a dentina constitui a maior parte do dente. A dentina da coroa é coberta por esmalte, constituído principalmente de fosfato de cálcio e carbonato de cálcio.
--- Faringe: é um tubo afunilado que se estende desde as narinas até o esôfago, posteriormente, e a laringe, anteriormente. Formada por músculos esqueléticos e revestida por mucosa. A parte nasal da faringe serve apenas à respiração, mas a parte oral e laríngea da faringe têm funções tanto na digestão quanto na respiração. A deglutição é um mecanismo que desloca o alimento da boca para o estômago. É auxiliada pela saliva e pelo muco, e dela participam a boca, a faringe e o esôfago.
--- Esôfago: é um tubo muscular depressível, situado posteriormente à traqueia. Começa na extremidade inferior da parte laríngea da faringe, atravessa face inferior do pescoço, entra no mediastino e desde anteriormente à coluna vertebral. Atravessa o diafragma por uma abertura chamada hiato esofágico e termina na porção superior do estômago. Tem como função secretar muco e transporta o alimento até o estômago. Não produz enzimas digestivas e não absorve nutrientes. A passagem do alimento da laringe para o esôfago é controlada por um esfíncter na entrada do esôfago (uma faixa circular ou anel de músculo, que normalmente está contraído), chamado de esfíncter esofágico superior (EES). O alimento é empurrado através do esôfago por uma série de contrações e relaxamentos involuntários e coordenados das camadas circular e longitudinal da muscular, denominado peristalse.
--- Estômago: uma expansão do trato gastrointestinal, com formato da letra J, que ocupa posição diretamente inferior ao diafragma nas regiões epigástrica, umbilical e hipocondríaca esquerda do abdômen. Conecta o esôfago ao duodeno. Constituído de quatro regiões: a cárdia, que circunda a abertura superior do estômago. A porção superior arredondada e à esquerda da cárdia é o fundo. Inferiormente há uma grande porção central do estômago, denominada corpo. A parte pilórica é divisível em três regiões. A primeira região, o antro pilórico, conecta-se ao corpo gástrico. A próxima região, o canal pilórico, leva à terceira região, o piloro, que, por sua vez, conecta-se ao duodeno. O piloro comunica-se com o duodeno do intestino delgado por um esfíncter de músculo liso denominado músculo esfíncter do piloro. Tem como função misturar saliva, alimento e suco gástrico para formar o quimo, atua como reservatório de alimento antes da liberação no intestino delgado, secreta suco gástrico, que contém HCL (destrói bactérias e desnatura proteínas), pepsina (inicia a digestão das proteínas), fator intrínseco (auxilia a absorção de vitamina B12) e lípase gástrica (auxilia a digestão de triglicerídios) e secreta gastrina no sangue.
--- Pâncreas: glândula retroperitoneal que se situa posterior à curvatura maior do estômago. Junto com o fígado e a vesícula biliar, desenvolve-se como uma evaginação epitelial embrionária do duodeno. É formado por cabeça, corpo e cauda e geralmente está conectado ao duodeno por dois ductos. O maior dos dois ductos é denominado ducto pancreático. Produz suco pancreático, líquido transparente e incolor constituído principalmente de água, alguns sais, bicarbonato de sódio e várias enzimas. O bicarbonato de sódio confere ao suco pancreático um pH levemente alcalino que tampona o suco gástrico ácido no quimo, interrompe a ação da pepsina gástrica e cria o pH apropriado para a ação das enzimas digestivas no intestino delgado. As enzimas no suco pancreático são amilase pancreática, que digere amido; tripisina, quimiotripsina, carboxipeptidase e elastase, que digerem proteínas em peptídios; lípase pancreática, a principal enzima da digestão de triglicerídios em adultos; e ribonuclease e desoxirribonuclease, que digerem o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA).
--- Fígado: é o maior órgão interno e a glândula mais pesada do corpo, com cerca de 1,4 kg em um adulto médio. Só perde de tamanho paraa pele. Situa-se inferiormente ao diafragma e ocupa a maior parte do hipocôndrio direito e parte do epigástrio. A vesícula biliar é uma bolsa piriforme localizada na face inferior do fígado, e parte dela geralmente pende abaixo da margem inferior do fígado. O fígado é quase totalmente coberto por peritônio visceral e é totalmente coberto por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado situado profundamente ao peritônio. O fígado é dividido em dois lobos principais – um lobo direito grande e um lobo esquerdo menor – pelo ligamento falciforme, uma prega peritoneal que vai do peritônio parietal ao diafragma e da parede anterior do abdômen até o peritônio visceral do fígado. As partes da vesícula biliar são o fundo largo, que se projeta para baixo além da margem inferior do fígado; o corpo a porção central; e o colo, uma porção afilada. O corpo e o colo projetam-se superiormente. Os hepatócitos (células do fígado) produzem a bile, que contém sais biliares, que são sais de sódio e de potássio de ácidos biliares que atuam na emulsificação, a decomposição de grandes glóbulos de lipídios em uma suspensão de gotículas e na absorção de lipídios absorvidos. Entre as refeições, a bile flui para a vesicular biliar, onde é armazenada.
--- Intestino Delgado: local onde ocorre maior parte da digestão e absorção de nutrientes. Começa no músculo esfíncter do piloro, forma alças na parte central e inferior da cavidade abdominal e, por fim, abre-se no intestino grosso. É dividido em três regiões: o duodeno, região mais curta, é retroperitoneal, com um tubo em forma de C que começa no músculo esfíncter do piloro e se estende até se fundir com o jejuno; o jejuno estende-se até o íleo, ocupando principalmente o quadrante superior esquerdo; a última região e a mais longa, o íleo e une-se ao intestino grosso em um esfíncter de músculo liso denominado papila ileal, localizado principalmente no quadrante inferior direito. Tem como função misturar o quimo com os sucos da digestão e põem o alimento em contato com a mucosa para absorção; a peristalse impulsiona o quimo ao longo do intestino delgado; completa a digestão dos carboidratos (amidos), proteínas e lipídios; inicia e completa a digestão de ácidos nucleicos e absorve cerca de 90% dos nutrientes e da água.
--- Intestino Grosso: é a porção terminal do trato gastrointestinal e é dividido em quatro regiões principais. Estende-se do íleo até o ânus. Os colos ascendentes e descendentes são retroperitoneais, ao passo que as demais partes do colo e do ceco estão fixadas á parede posterior do abdome pelo mesocolo, uma dupla camada de peritônio que une o peritônio parietal ao visceral e contém a irrigação e inervação dos órgãos. As quatro principais regiões estruturais do intestino grosso são ceco, colo, reto e canal anal. O apêndice vermiforme é um tubo espiralado e contorcido preso ao ceco, que possui alta concentração de nódulos linfáticos, que controlam a entrada de bactérias no intestino grosso por meio de respostas imunes. Tem como função criar contrações haustrais (de mistura), peristalse e peristalse de massa levam o conteúdo do colo para o reto; bactérias do intestino grosso convertem proteínas em aminoácidos, decompõem aminoácidos e produzem algumas vitaminas do complexo B e vitamina K; absorção de água, íons e vitaminas; formação de fezes e defecação (esvaziamento do reto).

Outros materiais