Buscar

Hipófise Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Glândulas Endócrinas
Hormônios: são moléculas que agem como sinalizadores químicos e são liberados por células especializadas chamadas endócrinas. Comumente células endócrinas, se unem formando glândulas endócrinas, em que se organizam geralmente sob forma de cordões celulares. Uma exceção notável é a glândula tireoide, cujas células são organizadas como pequenas esferas, chamadas folículos. As células endócrinas também possuem três tipos de controle: o parácrino, no qual os hormônios agem a uma curta distancia, podendo percorrer pequenos trechos de vasos sanguíneos; o justácrino, no qual uma molécula é liberada na matriz extracelular, difundindo-se por essa matriz e agindo em células situadas a uma distancia muito curta de onde foram liberadas; e o autócrino, no qual as células produzem moléculas que agem nelas próprias ou em células do mesmo tipo.
Hipófise >> “Consiste em dois tecidos embriologicamente distintos: adeno-hipófise, porção epitelial glandular e a neuro-hipófise, porção neural.”.
Hipófise ou pituitária é um pequeno órgão localizado em uma cavidade do osso esfenoide (sella túrcica) e que está ligado ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que é a ligação entre a hipófise e o SNC. Ela tem origem embriológica dupla: nervosa e ectodérmica. Em razão de sua origem embriológica dupla, a hipófise, consiste na verdade, em duas glândulas: a neuro-hipófise e a adeno-hipófise, unidas anatomicamente e tendo funções diferentes, porém inter-relacionadas. A neuro-hipófise é a porção de origem nervosa que se continua com o hipotálamo e a adeno-hipófise, porção de origem ectodérmica, que não tem conexão com o sistema nervoso e que se constitui do epitélio que evagina e se destaca do palato duro (bolsa de Rathke), migrando em direção ao tubo neural. A glândula é revestida por uma capsula de tecido conjuntivo proveniente da dura-máter, contínua com a rede de fibras reticulares que suporta as células do órgão. 
--- Adeno-Hipófise: é subdividida em três porções, a pars distalis ou lobo anterior, a pars tuberalis e a pars intermédia, uma região rudimentar da espécie humana. A pars distalis representa 75% da massa da hipófise e é formada por cordões e ilhas de células epiteliais cuboides ou poligonais produtoras de hormônios que são armazenados em grânulos de secreção. Na pars distalis são encontradas as seguintes células: as somatotrópicas, mais abundantes e que produzem o hormônio de crescimento ou somatotropina (GH), que promove o crescimento e age no metabolismo; as mamotrópicas ou lactotrópicas, que produz prolactina que atua no desenvolvimento da glândula mamária durante a gestação e secreção de leite; as gonadotrópicas que produz o hormônio foliculoestimulante e o hormônio luteinizante que promovem o crescimento de folículos ovarianos e secreção de estrógeno nas mulheres e estimula a espermatogênese nos homens, além de promover a ovulação e secreção de progesterona nas mulheres e secreção de andrógenos nos homens; as tireotrópicas que produz o hormônio estimulante da tireoide ou tireotropina que estimula a síntese e secreção de hormônios tireoidianos; e as corticotrópicas, que produzem o hormônio adrenocorticotrófico e o hormônio melanotrópico que estimula a secreção de glicocorticoides no córtex adrenal e estimula a produção de melanina.
O padrão de secreção de vários hormônios produzidos pela pars distalis não é continuo, porém, pulsátil, por picos de secreção. Além disso, a secreção de vários deles obedece a um ritmo circadiano, isto é, varia nas diferentes horas do dia e da noite. As atividades das células da pars distalis são controladas por vários mecanismos e um deles é representado por hormônios peptídicos produzidos pelos agregados de células neurossecretoras (dos núcleos dorsomediano, dorsoventral e infundibular), sendo chamados de hormônios hipofisiotrópicos ou hormônios liberadores hipotalâmicos, que são estimuladores e inibidores da secreção por células da pars distalis.
--- Neuro-Hipófise: consiste na pars nervosa e no infundíbulo. A pars nervosa, diferentemente da adeno-hipófise, não contém células secretoras. Apresenta um tipo especifico de célula glial muito ramificada, chamada de pituícito. O componente mais importante da pars nervosa é formado por cerca de 100 mil axônios não mielinizados de neurônios secretores (cujos corpos celulares estão situados nos núcleos supraópticos e paraventriculares). A neurossecreção é transportada ao longo dos axônios e se acumula nas suas extremidades, situadas na pars nervosa. Essa neurossecreção armazenada na pars nervosa consiste em dois hormônios: a octocina e a vasopressina-arginina também chamada de hormônio antidiurético (ADH).

Outros materiais