Buscar

Sistema Fotorreceptor e Audiorreceptor Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema Fotorreceptor e Audiorreceptor
Os receptores tem função de converter diferentes formas de energia em alterações do potencial de suas membranas.
Sistema fotorreceptor
Globo ocular
Os olhos são órgãos fotossensíveis que atingem alto grau de evolução, permitindo uma analise minuciosa quanto aos objetos, imagens e luz. Cada olho fica dentro de uma caixa óssea protetora a orbita e apresenta uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais , um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar ao processamento de estímulos e envia-los para o córtex cerebral. 
São constituídos por três túnicas 1. A camada externa chamada de esclera e pela córnea, 2. A camada media ou túnica chamada de Coroide, pelo corpo ciliar e pela íris, 3. A camada interna ou retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo o óptico.
O olho apresenta o cristalino ou lente, uma estrutura biconvexa transparente. O olho tem três compartimentos: a câmara anterior situada entre a íris e a córnea; a câmara posterior, entre a íris e o cristalino e o espaço vítreo, situado atrás do cristalino e circundado pela retina. Na câmara anterior e na posterior existe um liquido que contem proteínas: o humor aquoso. 
Camada externa ou túnica fibrosa
Apresenta-se opaca e esbranquiçada essa região é denominada esclera é formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas na superfície do olho.
A superfície externa da esclera apresenta-se envolta por uma camada de tecido conjuntivo denso a capsula de Tenon
Entre a esclera e coroide encontra-se uma lamina supracoroidea, uma camada de tecido conjuntivo frouxo, rico em células que contem melanina, em fibroblastos, e fibras elásticas.
No seu sexto anterior, a túnica fibrosa apresenta-se transparente e recebe o nome da córnea. O epitélio corneado anterior é estratificado pavimentoso não queratinizado e numerosas terminações nervosas livres por isso é tão sensível. O estroma da córnea é formado por varias fibras colágeno e fibroblastos. O epitélio posterior é formado do tipo pavimentoso simples
Limbo
É a zona de transição da córnea que é transparente para a esclera é altamente vascularizada, que tem papel importante nos processos inflamatórios da córnea. A córnea é avascular. No estroma um canal de contorno irregular que circunda a transição esclerocorneal. 
Camada media ou túnica vascular
A túnica media é constituída de três regiões que vistas da parte posterior para a anterior são: a coroide, o corpo ciliar e a íris. 
A coroide é rica em vasos sanguíneos e é chamada também de túnica vascular, formada de tecido conjuntivo frouxo, fibras colágenas e elásticas. E a presença de melanina. Separando a subcamada de retina existe uma fina camada de aspecto hialino que se chama de Membrana de Bruch.
O corpo ciliar é uma dilatação da coroide na altura do cristalino. Tem aspecto de anel espesso, revestindo a superfície interna da esclera. O componente básico dessa região é tecido conjuntivo no anterior do qual encontra o musculo ciliar. 
Os processos ciliares são extensões de uma das faces do corpo ciliar. Formados um eixo conjuntivo recoberto por uma camada dupla de células epiteliais. A camada externa sem pigmento é chamada de epitélio ciliar. O humor aquoso é produzido por processos ciliares com a participação do epitélio ciliar. 
 A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino. A íris tem um orifício circular central, a pupila. A sua superfície anterior é irregular apresentando fendas e elevações, ao contrario da superfície posterior, que é lisa. A fase anterior é revestida por epitélio pavimentoso simples, continuação do endotélio da córnea. Segue-se um tecido conjuntivo pouco vascularizado com poucas fibras e grande quantidade de fibroblastos e células pigmentares seguidos por vez de uma camada rica em vasos sanguíneos, imersos num tecido conjuntivo frouxo. A íris é coberta na sua superfície posterior pela mesma camada epitelial dupla que recobre a corpo ciliar e seus processos. A íris ou cor dos olhos é composta por quantidade de melanina. 
Cristalino 
É formado por uma lente biconvexa e apresenta grande elasticidade que diminui com a idade. É constituído de três partes: a fibra do cristalino capsula do cristalino e o epitélio subcapsular. É mantido por um sistema de fibras orientadas chamada de zônula ciliar. As fibras da zonula se inserem de um lado da capsula do cristalino e do outro do corpo ciliar esse sistema é importante para a acomodação que permite focalizar objetos distantes
Corpo vítreo
Ocupa a cavidade do olho que se situa atrás do cristalino. Tem aspecto de gel claro com fibrilas de colágeno. Seu componente principal é a agua. Contem poucas células que participam da síntese do material extracelular.
Retina
Origina-se de uma evaginação do diencéfalo formando uma estrutura de paredes duplas, o cálice óptico. A parede mais externa dará origem a uma delgada camada constituída pelo epitélio cubico simples, com células carregadas de pigmentos, o epitélio pigmentar da retina. Os fotorreceptores e todo restante da retina tem rugem da parede interna do cálice óptico. A camada pigmentar da retina adere fortemente a coroide, e fracamente a camada fotossensível. 
Estruturas acessórias do olho
Conjuntiva
Chama-se de conjuntiva a membrana mucosa que reveste a parte anterior da esclerótica e a superfície interna das pálpebras. O epitélio da conjuntiva é estratificado prismático e sua lamina própria é de tecido conjuntivo frouxo.
Pálpebras
São dobras flexíveis de tecidos, que protegem o globo ocular. As pálpebras são constituídas de fora pra dentro. 1. Pele com epitélio estratificado, 2. Feixes de músculos, 3. Uma camada de tecido conjuntivo, 4. Camada mucosa. 
Glândulas lacrimais
Localizados nas bordas da orbita, são glândulas serosas. São constituídas por células serosas, a sua porção secretora é envolvida por células mioepiteliais. Os ductos lacrimais são revestidos por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, que desembocam no meato nasal inferior.
Aparelho auditivo ou órgão vestíbulo-coclear
As funções do vestíbulo-coclear se relacionam com o equilíbrio do corpo e com a audição. Consiste em três partes: ouvido externo, ouvido interno e ouvido médio.
Ouvido externo
Compreende o pavilhão da orelha, meato do acústico externo e a membrana do tímpano. O pavilhão da orelha ajuda na captação do som, é constituído por uma placa de cartilagem elástica. A pele contem glândulas sebáceas e poucas glândulas sudoríparas. O meato acústico externo vai desde o pavilhão ate a membrana do tímpano. O terço externo apresenta cartilagem elástica, continuação do da cartilagem do pavilhão da orelha. O arcabouço dos dois dos dois terços internos é constituído pelo osso temporal. O meato acústico é revestido internamente por pelas glândulas sebáceas e ceruminosas dificultando a passagem de objetos estranhos. No fundo do meato encontra-se a membrana do tímpano de forma oval, é recoberta por uma camada delgada de pele e por dentro por epitélio cubico simples. Entre as duas camadas epiteliais encontram-se mais duas camadas de fibras colágenas e fibroblastos. A membrana timpânica é a estrutura que transmite as ondas sonoras para os ossículos do ouvido médio. 
Ouvido médio
Localiza-se na espessura do osso temporal como uma cavidade que separa a membrana timpânica da superfície óssea do ouvido interno. É revestido por epitélio simples pavimentoso cuja lamina própria se apresenta aderida ao periósteo. Perto da tuba auditiva o epitélio se torna prismático ciliado à medida que se aproxima da faringe observa-se a transição para epitélio pseudoestratificado ciliado. No ouvido médio há dois há dois pequenos músculos estriados esqueléticos, o tensor do tímpano, e o tensor do estribo, que se inserem no martelo e no estribo.

Outros materiais