Buscar

Trato Digestivo Histologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trato Digestivo
- O sistema digestivo consiste no tubo digestivo, cavidade oral, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso e suas glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Sua função é obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento e as demais necessidades energéticas do organismo. Moléculas grandes como proteínas, lipídios, carboidratos complexos e ácidos nucleicos são quebradas em moléculas menores, que são facilmente absorvidas através do revestimento do trato digestivo, principalmente no intestino delgado. Água, minerais e vitaminas também são absorvidos a partir do alimento digerido.
- A primeira etapa do processo complexo conhecido como digestão ocorre na boca, onde o alimento é umedecido pela saliva e triturado pelos dentes, formando pedaços menores; a saliva também inicia a digestão de carboidratos. A digestão contínua no estômago e intestino delgado, onde o alimento, transformado em seus componentes básicos (aminoácidos, monossacarídeos, ácidos graxos livres, monoglicerídeos, etc) é absorvido. A absorção de água ocorre no intestino grosso, tornando semi-sólido o conteúdo luminal (meio externo) que não foi totalmente digerido.
- Todos os componentes do trato digestivo apresentam certas características estruturais em comum. Trata-se de um tubo oco, composto por uma luz, lúmen, cujo diâmetro é variável, circundado por uma parede formada por 4 camadas distintas: a camada mucosa composta por um revestimento epitelial e uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas, algumas vezes apresentando também glândulas e tecido linfoide, uma camada muscular da mucosa que separa a camada mucosa da submucosa e geralmente consiste em duas subcamadas delgadas de células musculares lisas, uma circular interna e outra longitudinal externa; a camada submucosa é composta por tecido conjuntivo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso, esta camada pode conter também glândulas e tecido linfoide; a camada muscular contém células musculares lisas orientadas em espiral, divididas em duas subcamadas, uma subcamada mais interna (próximo ao lúmen) com orientação circular e outra subcamada externa, majoritariamente longitudinal e entre as duas subcamadas observa-se o plexo mioentírico e tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos e linfáticos; e a camada serosa que é formada por uma camada delgada de tecido conjuntivo frouxo, revestida por um epitélio pavimentoso simples denominados mesotélio, na cavidade abdominal, a serosa que reveste os órgãos é denominada peritônio visceral e peritônio parietal, uma membrana serosa que reveste a parede da cavidade abdominal.
- As principais funções do revestimento epitelial da mucosa do trato digestivo são: prover uma barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo; facilitar o transporte e a digestão do alimento; promover a absorção dos produtos desta digestão; produzir hormônios que regulam a atividade do sistema digestivo. Algumas células presentes nesta camada produzem muco para lubrificação e proteção. A lâmina própria, localizada logo abaixo do epitélio é uma zona rica em macrófagos e células linfoides, algumas das quais produzem anticorpos ativamente. Estes anticorpos são principalmente do tipo IgA e são secretados para o lúmen. Este complexo protege contra invasões virais e bacterianas. A necessidade deste suporte imunológico é óbvia, porque todo o trato digestivo – com exceção da cavidade oral, esôfago e canal anal – é revestido por um epitélio simples, bastante vulnerável
- As contrações da camada muscular, geradas e coordenadas por plexos nervosos, impulsionam e misturam a comida.
--- Cavidade Oral: é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado, queratinizado ou não, dependendo da região. A região queratinizada protege a mucosa oral da agressão mecânica durante a mastigação e pode ser observada na gengiva e palato duro. Epitélio pavimentoso não queratinizado reveste o palato mole, lábios, bochechas e o assoalho da boca. Nos lábios observa-se a transição do epitélio oral não queratinizado para o queratinizado.
-- Língua: uma massa muscular estriada esquelética revestida por uma camada mucosa cuja estrutura varia de acordo com a região. A superfície ventral (inferior) da língua é lisa, enquanto a dorsal é irregular, recoberta por uma grande quantidade de eminências pequenas chamadas papilas. Papilas linguais são elevações do epitélio oral e lâmina própria que assumem diversas formas e funções. Papilas filiformes possuem formato cônico alongado, são numerosas e estão presentes sobre toda a superfície dorsal da língua, e tem função mecânica de fricção e seu epitélio de revestimento é queratinizado. Papilas fungiformes assemelham-se a cogumelos, possuem uma base estreita e uma porção superior dilatada e lisa, possuem poucos botões gustativos na sua superfície superior, estão irregularmente distribuídos entre as papilas filiformes. Papilas foliadas também são conhecidas como papilas folhadas, são pouco desenvolvidas nos seres humanos e são definidas como duas ou mais rugas paralelas divididas por sulcos na região dorsolateral da língua, apresentando numerosos botões gustativos. E por fim, as papilas circunvaladas, consistem 7 a 12 grandes estruturas circulares, apresentando superfície achatada que se estende acima das demais papilas gustativas. São observadas na região do V lingual, na parte posterior da língua; diversas glândulas serosas, conhecidas como glândulas de von Ebner, liberam seu conteúdo no interior de uma depressão que rodeia cada papila. Esta característica possibilita que haja um fluxo contínuo de líquido sobre numerosos botões gustativos localizados lateralmente nestas papilas. Este fluxo possui importante papel no processo de remoção de partículas de alimentos adjacentes aos botões gustativos. Essa glândula também libera uma lípase que aparentemente previne a concepção de uma camada hidrofóbica sobre os botões gustativos, fator que poderia trazer prejuízos à sua função. Além disso, a lípase lingual pode ser ativada na cavidade gástrica, podendo digerir até 30% dos triglicerídeos presentes na dieta.
--- Faringe: uma região de transição entre a cavidade oral e os sistemas digestório e respiratório, forma uma área de comunicação entre a região nasal e a laringe. A faringe é revestida por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado na região contínua ao esôfago e por epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado contendo células caliciformes nas regiões próximas à cavidade nasal.
--- Dentes: em adultos normalmente existem 32 dentes permanentes. Cada dente possui uma porção que se projeta acima da gengiva – a coroa – e uma ou mais raízes abaixo da gengiva que unem os dentes aos alojamentos ósseos denominados alvéolos, um para cada dente. A coroa é recoberta por um tecido mineralizado extremamente duro denominado esmalte e as raízes, por outro tecido mineralizado, o cemento. Localizado mais internamente, imediatamente abaixo do esmalte e do cemento, a dentina é outro tecido mineralizado que compõem a maior parte de um dente.
--- Esôfago: tubo muscular com função de transportar o alimento da boca para o estômago.
--- Estômago: é responsável pela digestão parcial dos alimentos e secreção de enzimas e hormônios. Trata-se de um segmento dilatado do trato digestivo, cuja principal função é transformar o bolo alimentar em uma massa viscosa por meio da atividade muscular e química. No estômago são identificadas 4 regiões: cárdia, fundo, corpo e piloro. As camadas mucosa e submucosa do estômago não distendido repousam sobre dobras direcionadas longitudinalmente. Quando o estômago está distendido devido à presença de alimento, estas dobras se achatam.
--- Intestino Delgado: é o sitio terminal de digestão dos alimentos, absorção de nutrientes pelas células epiteliais de revestimento e secreção endócrina. É relativamente longo, com aproximadamente5 m e consiste em três segmentos: duodeno, jejuno e íleo, os quais possuem muitas características em comum. É constituído de camada mucosa que apresenta várias estruturas, que aumentam sua superfície, aumento assim a área disponível para absorção de nutrientes, sendo estas estruturas as vilosidades intestinais ou vilos, que são projeções alongadas da mucosa. O epitélio dos vilos é formado principalmente por células absortivas e células caliciformes e se continua com as criptas, que por sua vez contêm células absortivas, caliciformes, enteroendócrinas, de Paneth e células-tronco.
- Células absortivas: são células colunares altas, cada uma com um núcleo oval em sua porção basal. A função mais importante é internalizar as moléculas nutrientes produzidas durante a digestão.
- Células caliciformes: estão distribuídas entre as células absortivas, menos abundantes no duodeno e aumento e aumentam em número em direção ao íleo. Estas células produzem glicoproteínas ácidas do tipo mucina, cuja função principal é proteger e lubrificar o revestimento.
- Células de Paneth: localizadas na porção basal das glândulas intestinais e são células exócrinas. Devido a sua atividade antibacteriana, a lisozima (grânulos) também exerce controle sobre a microbiota intestinal.
- Células-tronco: localizadas no terço basal da cripta.
- Células M: também chamadas de enteroendócrinas, são células epiteliais especializadas que recobrem folículos linfoides e apresentam antígenos como os macrófagos.
--- Intestino Grosso: é constituído por ceco, cólon ascendente, transverso, descente e sigmoide, reto e ânus. A camada mucosa não tem pregas, exceto no reto, nem vilosidades. Está bem adaptada a exercer as suas funções: absorção de água, fermentação, formação da massa fecal e produção de muco. É rico em tecido linfoide, relacionada à população bacteriana abundante. Na região anal, a camada mucosa forma uma série de dobras longitudinais, as colunas retais. Cerca de 2 cm acima da abertura anal a mucosa intestinal é substituída por epitélio pavimentoso estratificado. Nesta região a lâmina própria contém um plexo de vias grandes que, quando excessivamente dilatadas e varicosas, produzem as memorróideas.

Outros materiais