Buscar

lei da oferta e demanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade I - Leitura complementar 1:LC11
Oferta e demanda de recursos financeiros
Não é difícil ao leitor entender que gastos e investimentos feitos pela sociedade devem ser financiados a partir de volume de recursos financeiros que são escassos; em outras palavras, não existe volume de recursos financeiros (dinheiro) suficiente para financiar todas as necessidades existentes. Os mercados financeiros, através das instituições que o compõem, fazem a intermediação da transferência de recursos econômicos dos agentes econômicos que os detêm para outros agentes econômicos que deles necessitam. Há um claro jogo de oferta e procura que acaba por atribuir um valor ao custo do dinheiro que, pelo menos teoricamente, deve ser tal que provoque um equilíbrio entre a oferta de recursos e a sua procura. Se a procura por recursos – mantida a oferta - se elevar, haverá uma elevação do custo do dinheiro o que tende a reduzir essa procura; de modo simétrico, se aumentar a oferta de recursos – mantida a demanda - haverá um diminuição do custo do dinheiro o que tenderá a provocar um aumento correspondente na procura por recursos. No modelo teórico, o custo do dinheiro é que estabelece o equilíbrio entre oferta e a procura de recursos financeiros.
Os agentes poupadores de recursos financeiros postergam seu consumo e/ou investimento ao se privarem do direito de despendê-los a qualquer tempo; isso corresponde a um sacrifício econômico que deve ser remunerado. Por outro lado, os tomadores de recursos financeiros são beneficiados com os recursos emprestados e estão dispostos a pagar um preço por esse benefício. O custo do dinheiro é a remuneração do sacrifício para o poupador ou o custo do benefício para o tomador. A figura 1.4 permite entender o mecanismo teórico. 
O ponto em que as curvas de oferta e procura se cruzam é o ponto de equilíbrio (PE). No ponto PE a quantidade de recursos demandada e ofertada é M e o custo do dinheiro nesse ponto é ie. 
O aumento da procura por recursos se reflete no deslocamento da curva de procura para a ireita e para cima; se a curva da oferta se mantém estável a quantidade 
	Figura 1.4
Oferta e demanda de recursos
	
demandada aumenta para M1 e a única maneira de se obter oferta equivalente é pelo aumento do custo do dinheiro que estimula mais agentes a fazerem um sacrifício e emprestar maior quantidade de recursos. Com o aumento da oferta até M1 tem-se estabelecido um novo patamar de equilíbrio em PE1, com custo do dinheiro em ie1 e quantidade de recursos procurada e ofertada M1.
Deixa-se ao encargo do leitor fazer um exercício que espelhe o que acontece quando aumenta a oferta de recursos que se manifesta por um deslocamento da curva de oferta para a direita e para baixo.

Outros materiais