Buscar

RESENHA REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Abril Cultural, 1982.137 p. 
George Orwell, escritor inglês escreve um livro chamado “Revolução dos Bichos”, na qual ele faz uma sátira à ditadura stalinista, por estar descontente com o rumo que o comunismo soviético estava tomando, em sua obra o autor tematiza exatamente o fracasso da Revolução e a ascensão do Stalinismo utilizando uma fábula em que os animais representam os homens. Em sua obra ele liga a história soviética a sua sátira em que Karl Marx é representado como o velho porco Major.
Narrada em terceira pessoa, no estilo de um “conto”, em que sua história que acontece em uma fazenda chamada Granja Solar na Inglaterra, cujo proprietário era o Sr. Jones que vivia com sua mulher e seus filhos.
Na Granja vivia muitos animais, que levavam uma vida razoável. Certo dia ao anoitecer um porco velho chamado Major, estando à beira da morte, chamas os demais animais para uma reunião no celeiro e começa a contar sua experiência vivenciada fora da Granja, sendo um porco de exposição que saia da fazenda para feiras.
Major começa a questionar os demais animais sobre a vida que eles levavam, e compartilha seu sonho em que nele os animais vivem sem o homem. No final eles se convencem e votam em unanimidade por uma revolução.
Alguns dias depois, Major morre enquanto dormia, os animais continuavam se reunindo no celeiro para discutir ideias e pensamento dando origem ao chamado por eles Animalismo.
O fazendeiro Jones estava cada vez mais desestimulado, por ter perdido bastante dinheiro em uma ação judicial, passava o dia inteiro sentado em uma cadeira bebendo e lendo jornal, seus peões eram vadios e desonestos e mal realizavam suas tarefas, deixando muitas vezes os animais passando fome.
A situação continua a piorar e os animais não agüentam passar fome e atacam o depósito, logo após aparece Jones e seus peões com chicotes e agridem os animais, todos os animais partem para cima dos homens e começam a atacá-los, que não tem escolha, a não ser sair todos correndo da Granja. A partir daí havia sido realizada a revolução.
Começam a destruir todos os utensílios e coisas que recordavam Jones, alteram o nome da fazenda para Granja dos Bichos, começam a se reunir diariamente, criando comitês, que acabam por ser um fracasso.
O porco Bola-de-Neve e seu assessor o porco Napoleão, por sua sabedoria superior em relação aos demais se tornam os comandantes dos animais. A notícia se espalha pela redondeza e alguns animais de fazendas vizinhas começam a também se revoltar com seus fazendeiros.
Certo dia Napoleão trai Bola de Neve, colocando ele para correr da fazenda com ajuda dos cachorros criado por ele, assumindo seu lugar na liderança. 
Desse dia em diante a fazenda passa por várias tempestades, ventanias, tormenta, entre outras intempéries. Napoleão reduz a quantidade de alimento, devido à redução no estoque, dando início a uma crise.
Napoleão descobre que alguns animais estão ajudando Bola-de-Neve e então os mata, sobrando poucos animais. Dias depois a fazenda sofre outro ataque e conseguem sair vitoriosos, mas sobrado poucos animais.
Tempos depois a granja começa a crescer e ficar rica, mas os animais continuam trabalhando pesado e comendo pouco. Novos animais nascem crescendo sua população.
Com o nascimento de novos porcos e cachorros, Napoleão decide ir morar na Casa de Jones que antes era proibida. A partir daí Napoleão e seus porcos começam a usar as roupas dos humanos, utilizar objetos deles e agir como eles, começam a andar sobre duas patas, desrespeitando totalmente os Sete Mandamentos dos animais e os princípios do Animalismo. 
Sendo o líder Napoleão e temido pelos outros animais pelos seus cachorros, ele se sobrepõe em relação aos demais, obrigando os animais a trabalhar direto com pouca comida, porém ele e seus companheiros levam uma vida boa na casa, vivendo com fartura de comida.
Os porcos, então começaram a se relacionar com os humanos, trocando objetos e vendendo itens. Mais tarde Napoleão convidou o fazendeiro vizinho e seus homens para olhar a fazenda, e depois foram jantar e conversar na Casa. Após o banquete os homens ficam aliados dos porcos, passando a aceitar um ao outro.
Enquanto ocorria a reunião os demais animais foram espiar pela janela o que estava ocorrendo lá, e observavam como eles estavam se relacionado e jogando cartas. Certa hora houve uma confusão enquanto jogavam, pois Napoleão e o Sr. Pilkington haviam jogado ao mesmo tempo, jogado um ás de espada. Então os porcos e os homens começaram a discutir, ficando clara a fisionomia que os porcos haviam tomado.
Então os animais que observavam pela janela não conseguiram mais diferenciar um porco de um homem, pois ambos agiam da mesma maneira.

Outros materiais

Materiais relacionados

48 pág.
cl_mod3_v1

Eeb Colegio Salesiano Sao Goncalo

User badge image

Guido Paco

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes