Buscar

Lei e Ordem Criminologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MOVIMENTO DE 
Lei e ordem
Criminologia
Vinicius D’Andrea de Medeiros
Acadêmicos: Jéssica Becker, Stephany Cunha Lopes e Thomás Vlacic Moraes
Introdução
Surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos;
Difundiu-se no final do século XX e início do século XXI;
É de natureza política criminal;
Decorrente de uma necessidade imediata de extinção do crime ou criminoso;
Grande pensador criminólogo: James Q. Wilson (associado à direita punitiva americana).
Conceituando sobre 
Buscou-se
Reestabelecer a lei e a ordem;
Criação de novos tipos penais (pena de morte);
Intensificação de penas já existentes (prisão perpétua);
Eliminação de garantias processuais.
Sustentou-se 
A) Na pena como justificação do castigo;
B) Na concepção de que delitos graves devem ser castigados com penas severas e duradouras (morte e privação de liberdade);
C) Na ideia de que penas privativas de liberdade decorridas de crimes violentos serão cumpridas em prisões de máxima segurança;
D) Na fabricação de métodos em que a prisão provisória já supôs-se uma resposta imediata ao delito;
E) E na diminuição de poderes individuais (como o do juiz), o controle judicial ficaria quase exclusivamente nas “mãos” das autoridades penitenciárias. 
Tolerância zero
Não tem a >única< função de diminuir a criminalidade;
Busca refrear a insegurança das classes mais altas e médias;
De maneira em que a “escória” seja retirada de “suas vistas”;
Procuravam punir severamente delitos menores como embriaguez, jogatina, mendicância, etc.
Teoria das janelas quebradas
George L. Kelling e Catherine Coles;
Metáfora que expressa a ideia de que pequenas desordens sem punição propiciam mais desordens;
“Se uma janela de um escritório fosse danificada, por exemplo, se não fosse restaurada o mais rápido possível, havia um senso comum de que, as pessoas que nele trabalhavam não se importavam com o lugar onde a janela estava quebrada e imaginariam ainda, em uma visão macro, que não havia autoridade naquela localidade para resguardar a ordem social, assim sendo, em pouco tempo todas as janelas daquele prédio estariam quebradas, inclusive as da rua, e em pouco tempo, das casas daquela cidade.” (Tojney Marcos Sousa, 2013)
Relação brasil – movimento – 
Lei n. 8.072/90
Lei dos Crimes Hediondos;
Surge com a Constituição de 1988;
Em meados de 1980/1990 emergem surtos de sequestro (vítima de classe mais favorecida economicamente);
No meio dessa atmosfera já paranoica (mídia amplia o terror) busca-se legislar de forma que satisfaça as expectativas , a paz social e a pseudo segurança da sociedade.
Problemáticas
“[...] a de acabar com a poluição visual aos olhos das pessoas que preferem esquecer que no mundo fora de seus bonitos e luxuosos carros e casas há uma briga pela sobrevivência. É por conta de diversos fatores socioeconômicos estruturais existem diversas pessoas desempregadas e por conta disso gera diversas mazelas como a mendicância, [...]. Não há em se falar na política de tolerância zero, pois essa política não traz alguma estabilidade social, a não ser que falemos nela momentaneamente.” (Ivo Rezende Aragão, 2010)
“A ideologia da law and order (lei e ordem) não extirpa o crime, não garante uma ordem social justa, mas produz efeitos contrários ao da ressocialização objetivados com as intervenções penais, pois elas estigmatizam aqueles que são a elas submetidos e contribuem para a consolidação de carreiras criminais.” (Raissa Fontenelle)
“Reduzir o combate à criminalidade por meio da política de Lei e Ordem é mascarar a crise do Sistema Penal e reforçar a violência.” (Daciana Almeida Freitas, 2011)
referências
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Lei e ordem. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_e_ordem> Acesso em 12/04/2016, 22:00. 
ASEVÊDO, Thaísa Augusto Sobral. Direito Penal Máximo: Movimento Lei e Ordem. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/direito-penal-maximo-movimento-lei-e-ordem/109947/#ixzz45G85VzD7> Acesso em 12/04/2016, 22:00. 
ARAGÃO, Ivo Rezende. Movimento da Lei e Ordem: sua relação com a lei dos crimes hediondos. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7938> Acesso em 12/04/2016, 22:00.
FONTENELLE, Raissa. Influência do Movimento da Lei e Ordem na Elaboração dos Crimes Hediondos. Disponível em: <http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=2728&idAreaSel=4&seeArt=yes> Acesso em 12/04/2016, 22:00.
FREITAS, Daciana Almeida. O Movimento Lei e Ordem e a Lei dos Crimes Hediondos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-movimento-lei-e-ordem-e-a-lei-dos-crimes-hediondos/66280/> Acesso em 12/04/2016. 22:00.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais