Buscar

Trabalho de Religião

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
WICCA
*
*
*
ETIMOLOGIA
 Alguns estudiosos afirmam que esta palavra vem da raiz germânica wit que significa saber.
Também acredita-se que sua origem vem da raiz indo-européia "wikk-", significando "magia", "feitiçaria". 
*
*
*
ORIGEM
 Pré-cristã
 Fenômenos da natureza
 A mais antiga do mundo, registros desde a idade média
 Bruxos e bruxas são caçados pela igreja católica
 É uma religião de natureza xamanísta, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos: a Deusa e o Deus Chifrudo ou Deus Cornifero.
*
*
*
DEUSA
A grande mãe, energia universal geradora. É associada aos mistérios da lua, intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. Ela se mostra com 3 faces: a virgem, a mãe e a sábia, mostrando os mistérios mais profundos da energia feminina, a contraparte feminina presente em todos os homens.
DEUS
O grande Deus de Chifres – Cornífero: Deus da caçada. É o complemento da Deusa, trás em si os atributos da coragem, pensamentos lógicos, fertilidade, saúde e alegria. 
DEUSES
*
*
*
O dógma principal é o Conselho Wicciano, um código moral simples e benevolente: “SEM PREJUDICAR NINGUÉM, REALIZE SUA VONTADE”. Não deve ser esquecido em qualquer encantamento ou ritual mágico, principalmente aqueles considerados não éticos ou manipuladores.
A tripla Lei é uma lei cármica de retribuição tripla. Ou seja, tudo o que fizer a alguém, a energia volta para você por três vezes durante sua vida. Estilo bumerangue, “tudo o que vai, volta.”
Por ser uma religião voltada para a natureza, a maioria de seus membros estão envolvidos de uma maneira ou de outra em movimentos ecológicos e reinvindicações ambientais.
Reúnem-se em covens (grupos de 13 pessoas) regido por um secerdócio ou sacerdotisa que se unem para adorar a Deusa e realizar rituais mágicos em Sabás e Esbás.
CRENÇA
*
*
*
Não acreditam no pecado original, ou do mal absoluto, não acreditam no céu ou inferno, nem em Satã ou demônios, e não usam em seus rituais objetos de outras religiões, não faz sacrifícios de crianças, adultos e nem de animais.
Em 1233, o Papa Gregário IX instituiu o Tribunal Católico Romano conhecido como INQUISIÇÃO, na tentativa de terminar com a heresia. Os Bruxos foram perseguidos, torturados, por vezes violentados e executados pelas autoridades
CRENÇA
*
*
*
SABÁS: São períodos que os neopagãos relembram vestivais que buscam agradecer ou desejar uma boa colheita, evocar a força fecunda da Deusa para uma boa fertilização da terra, ou mesmo para venerar seus mortos na virada do ano pagão. O ciclo do ano pagão está vinculado ao ciclo da natureza, em sua dinâmica nascer (inverno), crescer (primavera), reproduzir (verão) e morrer (outono). Os sabás dividem em 2 grupos: Os Sabás maiores (4) e os Sabás menores (4).
ESBÁS: São as noites de lua cheia, a lua das bruxa, relacionado ao lúdico, mágico e ao poder. São reuniões para celebrar o presente, renovar as forças,de prática da magia.
LINGUAGEM
*
*
*
CALDEIRÃO:Representa o útero da grande mãe e deve ter 3 pés, representando as 3 faces.representando 
CÁLICE: Usado para consagra e beber o vinho dos rituais
PUNHAL: Lâmina dupla com o cabo preto (Athame= “o que não morre”), representa a energia masculina e durante o ritual é colocado dentro do cálice, simbolizando a união da Deusa e do Deus.
VASSOURA: Representa a união das energias universais.Antes do ritual ela serve para varrer o local, simbolizando a limpeza do ambiente de toda energia negativa.
PENTAGRAMA: Representa as 4 energias formadora do nosso planeta (água, fogo, terra e ar) e a outra ponta, simboliza o quinto elemento, o espírito, que controla as 4 energias formadora da matéria.
INSTRUMENTOS
*
*
*
SAMHAIN: Conhecido como Halloween ou Dia das Bruxas. 
O dia mais importante de todos os festivais pois, marca tanto o fim quanto o início do ano novo. Segundo a crença, o véus entre o mundo dos vivos e dos mortos se torna mais tênue, sendo ideal para a comunicação com os que já partiram. O Intuito é a sincronia com os que já partiram para lhes transmitir mensagens de amor e harmonia.
A cor do Samhain é o preto representando a morte do Deus e a ida da Deusa ao mundo das sombras em busca de seu amado que está esperando para nascer.
CRENÇA
*
*
*
“Como Bruxa, sei que a escuridão existe e sei como lidar com ela, porque sei que a luz resplandece nas sombras, é o equilíbrio!”
www.eflog.net/pollygringa
*
*
*
TAOÍSMO
*
*
*
Tao
*
*
*
China
Século II
Politeísta (Oito deuses imortais) e filosófico
ORIGEM
*
*
*
RELIGIOSO
Ateu e Panteísta
Escritura sagrada, templos.
Nova era
Vida após a morte.
Longevidade e imortalidade
FILOSÓFICO
Politeísta
Harmonia do homem com a natureza
É a única força do universo e determina tudo
Tudo é composto por Yin e Yang
DIVIDE-SE EM 2 RAMOS
*
*
*
CRIADOR
Lao Tsé
China
Século VI a.c
Tao segundo as palavras de Lao Tsé: 
"Tal é uno. Ele não tem começo. Ele irá permanecer para sempre. É impessoal, eterno, imutável, onipresente, sem corpo, imaterial. Ele não pode ser percebido pelos sentidos. Ele é sem nome. Ele é indescritível. Ele é a causa primeira da qual todas as substâncias têm a sua origem, e de onde todos os fenômenos emanam. O grande Tao é o todo penetrante. Todas as coisas dependem dele para viver. Ele é a mãe de todos os fenômenos; do céu e da Terra. Ele é o originador do Céu e da Terra. Ele é a mãe de todas as coisas". 
*
*
*
Serenidade
A não ação (Wu-Wei)
O vazio
A moderação dos desejos
A simplicidade
A espontaneidade 
A contemplação da natureza
Três tesouros
Compaixão
Moderação
Humildade
A bondade, a simplicidade e a delicadeza
CRENÇA
*
*
*
Imperador Jade (Yi Huang Da Di):Criou a humanidade a partir do barro. Trás sorte e longevidade.
Cai Shen Ye: Deus da prosperidade e da riqueza. Foi general da Dinastia Qi.
Deuses
*
*
*
Guan Di: Deus protetor dos negociantes. Foi general nos anos 200 a.C.
Lan Caihe: Deus protetor dos floristas e dos mais pobres.
Deuses
*
*
*
Existem no mundo, aproximadamente, 2,7 milhões de adeptos do taoísmo.
 No Brasil, de acordo com o Censo do IBGE de 2000, existem 857 seguidores.
 A Sociedade Taoista do Brasil foi instituída no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1991, com o objetivo de difundir o ensinamento do taoismo em todas as suas formas de expressão - religiosa, filosófica, científica e cultural - e contribuir para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores. 
Em março de 2002, foi inaugurada a sede de São Paulo, um espaço adequado para a prática e estudo do taoismo, suas artes e sabedoria, onde se têm palestras abertas ao público, rituais, meditação e diversos cursos.
NO BRASIL
*
*
*
OBRIGADA!
O agradecimento é a memória do coração.
(Lao-Tsé)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais