Buscar

Av1 Ciências Contábeis Contabilidade do Setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Ciências Contábeis - Contabilidade do Setor 
1)A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 163, apresenta o seguinte texto: "Art. 163. Lei complementar disporá sobre: I - finanças públicas".
Pensando no contexto da Contabilidade Aplicada ao Setor Pública, mais propriamente a lei que estabelece normas de finanças públicas com foco na responsabilidade na gestão fiscal, estamos falando da: 
a)Lei 8.666/1993;
b)Lei 101/2000;
 c)Lei 4.320/1964;
d)Lei de Orçamento Anual – LOA;
e)Constituição Federal.
2)Analise o texto apresentado abaixo:
"Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, se federal".
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 200/1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/D...
Conforme o texto, podemos afirmar que trata da descrição de: 
a)Fundação pública;
b)Autarquia;
c)Empresa Pública; 
d)Sociedade de Economia Mista;
e)Fundos.
3)Na estrutura organizacional administrativa do Estado existem formas de realização da função administrativa, as chamadas desconcentrações, descentralizações e centralizações dos serviços públicos para atendimento dos interesses da coletividade.
Desta forma, assinale a única alternativa correta sobre os conceitos de desconcentração e descentralização, respectivamente: 
a)Desconcentração, ato da Administração Pública que fixa na estrutura indireta a prestação do serviço, enquanto a descentralização é divisão das funções de prestação de serviços as autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresa pública;
b)Descentralização consiste numa distribuição interna de competências, enquanto a centralização é a distribuição as autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresa pública;
c)Descentralização é a chamada administração direta, enquanto a desconcentração é a administração indireta ou centralização;
d)Descentralização é a distribuição de competências entre órgãos, enquanto a desconcentração é a distribuição interna na estrutura de funções e competências.
e)Desconcentração é dividir entre todos os órgãos ligados ao executivos a prestação de serviços.
4)Na estrutura organizacional da administração pública, tanto a administração direta quanto a administração indireta. Está inserido nesta estrutura organizacional da administração pública a sociedade de economia mista. Desta forma, assinale a alternativa que contém caracteristica(s) correta(s) deste tipo de entidade:
a)Entidade que possui capital único e exclusivo do ente federado União;
b)Entidade com registro em órgão para exploração de atividade econômica;
 c)Entidade com personalidade jurídica de direito público externo;
d)Entidade instituída, obrigatoriamente, mediante Decreto do Executivo.
e)A exploração econômico não é sua prerrogativa.
5)A estrutura administrativa do Estado, mais especificamente a administração indireta ou também chamada de descentralizada, possui os seguintes órgãos: autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas.
Dentre esses órgãos apontados que estão inseridos na administração indireta, temos as empresas públicas, quanto a essas podemos afirmar que:
a)Criada para prestação de serviço público;
b)Personalidade jurídica de direito público;
c)Patrimônio próprio e capital misto da União e particulares;
d)Patimônio próprio e capital exclusivo da União.
 e)Esta inserida na desconcentração da máquina pública.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes