Buscar

DISCURSIVA SOCIEDADE NATUREZA E ESPAÇO GEOGRAFICO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Considere a afirmação a seguir:
“O processo de globalização abrange uma variedade de fenômenos, tem gerado impactos diferenciados em diversas áreas – econômico-financeira, comercial, cultural, social, dentre outras –, mostra-se atravessado por um certo grau de ambivalência ou imprecisão, revelando-se como uma configuração histórica altamente contraditória”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANCEBO, Deise. Globalização, cultura e subjetividade: Discussão a partir dos meios de comunicação de massa. Psicologia: Teoria e pesquisa. Brasília, v. 18, n. 3, 2002. p. 2. Link: http://goo.gl/Azh1VN. Acesso em 09 ago. 2016.
De acordo com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina com os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, como surge o processo de globalização?
	QUESTÃO 2/3
 Atente para a seguinte citação:
“A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm. Acesso em 09 ago. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a sociedade do consumo, descreva o que motiva a prática do consumo?
Questão 3/3
“O modo de produção capitalista se afirma à medida que dispensa os processos da acumulação originária e difunde processos específicos de exploração e valorização, que conduzem à produção da mais-valia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. O capital (I). Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 137.
Em conformidade com o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a natureza e o desenvolvimento da sociedade industrial, responda: onde se realiza a mais-valia?

Outros materiais