Buscar

2 Psicopatologia - definição, campo de atuação, o que é normalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicopatologia
Orientadora – prof.ª Luciana Tisser
Graduanda:
Irene Genecco de Azambuja
PSICOPATOLOGIA
Definição, objeto e campo
Definição de psicopatologia;
Origens e Raízes;
 Campos de atuação;
Questão de normalidade; 
DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA
Fenômeno biopsicossocial, definido como o estudo da doença mental em suas causas, alterações estruturais e funcionais e suas manifestações.
Termo empregado desde 1878, com o significado inicial de “psiquiatria clínica” (BAUNGART (2006)
“[...] o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental.” (Campbell, 1986)
DEFINIÇÃO e ORIGENS 
É um conjunto de conhecimentos sobre o adoecimento mental, caracterizado pela sistematização, onde elucida e desmistifica certas crenças sobre os transtornos mentais, sem juízos de valor, dogmas ou verdades a priori, num processo contínuo de revisão, críticas e reformulações.
A psicopatologia tem suas bases na tradição médica de longas e cuidadosas observações clínicas dos transtornos mentais e também na tradição humanista, que vê a “doença” como excepcional possibilidade de ricas descobertas sobre diferentes dimensões do potencial humano.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
“todo fenômeno psíquico que possa apreender-se em conceitos de significação constantes e com possibilidades de comunicação.” (Dalgalarrondo, 2008)
O objeto no campo da psicopatologia são as vivências e padrões de comportamento em doença mental, tanto em suas especificidades como em suas grandes complexidades, se comparada com a “normalidade” dos fenômenos mentais. 
O que é normal?
Estatisticamente 	
			
Distribuição que aponta uma tendência
O mais comum em determinada amostra
O mais provável de encontrar numa população
O que é normal?
Comportamentos típicos, “esperados” de encontrar, ou de acordo com padrões sociais aceitáveis para o agir, podem ser considerados “normais”.
A Psicopatologia ocorre quando o comportamento de um indivíduo ou grupo foge ao que é esperado, causando alto grau de sofrimento, ao indivíduo e/ou à família.
As referências para o “normal” são parâmetros culturais (morais), e o que estiver fora disto pode ser indício de patologia. 
Um comportamento médio da população seria reflexo de saúde mental e a partir disto os comportamentos individuais poderiam ser avaliados.
OMS define conceito de Saúde
Saúde mental = condição ideal para a normalidade existir
Saúde mental = amplo espectro de atividades relacionadas com o bem estar, físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. 
Transtorno mental
conjunto de sintomas necessários e suficientes, a partir de critérios diagnósticos, catalogados em manuais internacionais.
Manuais utilizados internacionalmente
DSM5 – Manual utilizado nos Estados Unidos como referência para entendimento e diagnóstico, onde transtorno mental é definido como síndrome, padrão comportamental ou psicológico com importância clínica, que ocorre no indivíduo.
CID11 - com os principais aspectos clínicos e outros associados, mesmo que menos importantes. Fornece diretrizes diagnósticas que são as orientações que visam auxiliar o profissional a avaliar o conjunto de sinais e de sintomas apresentados pelo paciente.
Padrões comportamentais
Sofrimento
Incapacitação
Morte
Dor
Deficiência ou perda importante da liberdade
Comportamentos fora da norma social predominante(político, religioso ou sexual) e conflitos entre indivíduos e sociedade não são transtornos mentais
A psicopatologia tem um diferencial quantitativo e não qualitativo, não se pode fazer confusão.
A tristeza de um luto ≠ Depressão
Um fenômeno é sempre biológico em suas raízes e social em sua extensão. Mas nós não nos devemos esquecer, também, de que, entre esses dois, ele é mental Jean Piaget
Bibliografia
BAUMGART, Amália. Lecciones Introductorias de Psicopatologia. 2ª edição. Buenos Aires: Eudeba, 2006.
JASPERS, Karl. Psicopatologia Geral – Psicologia compreensiva, explicativa e fenomenológica. 8ª edição. São Paulo: Atheneu, 2003.
PAIM, Isaías. Curso de Psicopatologia. 11ª edição. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1993.
FERNANDEZ, Flora.– Psicologia: introdução e Definição . PSICOLOGADO https://psicologado.com/psicopatologia/psicopatologia-introducao-e-definicao ©Psicologado.com acesso em 18/8/2016.
Fonte: https://psicologado.com/psicopatologia/psicopatologia-introducao-e-definicao © Psicologado.com
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2.ed.Porto Alegre: Artmed, 2008. 438 p. ISBN 978-85-363-1332-0.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes