Buscar

2016 - CONCEITO DE CARREIRA PROFISSIONAL.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITO DE CARREIRA PROFISSIONAL
11/01/13
Sergey Nivens / Shutterstock - Os profissionais que desejam ser bem-sucedidos e se destacarem no mercado devem buscar o crescimento contínuo e o desenvolvimento de sua carreira.
O mercado de trabalho, com a globalização, está em constante mudança e, diante deste cenário, vem nos apresentando diversas opções de carreiras e funções. Para fazer a escolha certa e construir uma carreira profissional de sucesso, é preciso ter uma visão global de tudo que está acontecendo, principalmente no ramo do negócio escolhido.
O profissional que está disposto a aprender coisas novas, a manter-se informado, favorece significativamente as chances de progredir em sua carreira. É preciso tratar este quesito com certa prioridade, considerando que a competitividade no país é crescente.
O conceito de carreira profissional engloba os conhecimentos específicos da área escolhida, os cursos, graduações, MBA, especializações, as rotinas de trabalho, as atividades extracurriculares, as promoções de cargos recebidas, os projetos construídos, o desafios enfrentados, ou seja, toda a experiência praticada ao longo da vida profissional.
Os profissionais que desejam ser bem-sucedidos e se destacarem no mercado devem buscar o crescimento contínuo e o desenvolvimento de sua carreira. Algumas atitudes como: possuir metas definidas, comunicação eficiente, leitura assídua, bons relacionamentos interpessoais, a prática de network, podem contribuir significativamente para este upgrade.
Mas o essencial é fazer o que se gosta, é respeitar o seu perfil, as características de sua personalidade. A cumplicidade com a sua carreira profissional e a excelência nos resultados esperados estão fortemente ligados com a paixão com que se exerce a profissão.
7 DICAS PARA ALAVANCAR A SUA CARREIRA
Confira abaixo alguns passos poderosos para impulsionar o crescimento de sua vida profissional.
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é determinante para escrever sua história, com todas as experiências enriquecedoras, metas atingidas, projetos concretizados e vitórias alcançadas.
O autoconhecimento é o caminho para obter clareza sobre suas reais convicções e motivações. Essa compreensão também se aplica à definição da carreira e o trajeto a ser trilhado, no qual esteja alinhado com seus valores e propósitos, pois sua carreira é parte fundamental na construção de sua vida e tudo se torna único.
É o amplo entendimento sobre quem você é e quem deseja ser, onde está e para onde vai. Deste modo, você tomará as ações necessárias que transformarão sua filosofia em realidade.
Estabeleça metas
Após a clareza do que se almeja, será mais fácil definir as metas necessárias, bem como, a razão e os motivos que sustentam cada uma delas. Nesse segundo passo portanto, é o momento de sair do campo de idealização e transcrever todos os objetivos desejados.
Como você quer estar daqui a 1, 2 ou 5 anos? Se vê trabalhando na mesma empresa? Em que cargo, posição? Desenvolvendo quais tipos de atividades? Recebendo quanto? Como essas metas alcançadas fazem com que se sinta pleno e feliz?
Vale ressaltar ainda que, todas as metas devem haver prazos e datas muito bem definidas!
Crie estratégias
Como você pretende chegar ao seu estado desejado? Sendo melhor no que faz? Adquirindo novos conhecimentos, como especialização, cursos, congressos? Se você almeja um cargo melhor, quais são os requisitos que devem ser atendidos? Além do desenvolvimento técnico, você também tem aprimorado as habilidades comportamentais? Como você pode criar oportunidades para si? Apresentar projetos de impacto para a organização em que faz parte? Procurar uma empresa que atenda melhor os seus anseios? Iniciar um empreendimento próprio?
Ações congruentes
Mais importante que idealizar e planejar é agir! De 0 a 10, quanto você realmente está comprometido com seus sonhos? Como tem colocado seus planos em prática? Quais as evidências de que você realmente está obtendo os resultados desejados? Sua motivação e energia estão 100% direcionadas para a realização de seus projetos?
Acredite em seu potencial
Crescer demanda esforço, dedicação, abdicação, escolha de prioridades, pode doer um pouco, mas é preciso sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido. Nem sempre tudo acontece conforme planejado. Este momento é determinante manter-se focado nas soluções, renovar-se para seguir em frente, e acima de tudo, ter a convicção de que você que é capaz de chegar onde deseja.
Desenvolvimento contínuo
O ser humano possui um potencial infinito, para acessa-lo é preciso desenvolver-se continuamente. Por isso, nunca pare de investir em si mesmo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Esteja completo, em equilíbrio e harmonia com todas as partes do seu universo.
Gratidão
As pessoas de sucesso, em todos os sentidos, são gratas. Seja grato pelo o que tem e pelo que é, seja grato pelas pessoas que contribuíram e contribuem com seu crescimento de alguma forma, seja grato por cada oportunidade oferecida pelas circunstâncias da vida. Declare gratidão e o poder lhe será dado!
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais!
SOBRE O AUTOR
IBC
O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, foi fundado em 2007 por seu atual presidente José Roberto Marques, Master Coach Senior, e hoje é referência em treinamento e desenvolvimento humano. Foi a crença de seu fundador de que “cada ser humano possui um potencial infinito que pode ser despertado e desenvolvido”, que fez com que o IBC se tornasse uma instituição conceituada e respeitada, por onde já passaram mais de 200 mil pessoas.
http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/conceito-carreira-profissional/
10/07/2016 – 18h03.

Outros materiais

Outros materiais