Buscar

Questionário de Lipídios

Prévia do material em texto

LIPÍDIOS
1- Qual o principal componente químico dos lipídios e de que forma essas moléculas se encontram combinadas? Possuem carbono, hidrogênio e oxigênio, às vezes fosforo e nitrogênio, são heterogêneos compostos. Ácidos graxos combinados com álcoois (glicerol).
2- Quanto às características estruturais, como predominam os tipos de cadeias dos ácidos graxos? Superiores e inferiores, saturadas e insaturadas 
3- De acordo com o comprimento e grau de instauração da cadeia, como se comportam os ácidos graxos quanto a solubilidade e ponto de fusão? A solubilidade dos ácidos graxos diminui com o aumento da cadeia e cresce com o grau de instauração. O ponto de fusão cresce com o aumento da cadeia e diminui com a presença de ligações duplas.
4- Comente o efeito prático das associações de ânions de sais orgânicos em solução aquosa? Os sais se dissociam formando um ânion que possui hidrófilo e hidrófobo. (DETERGÊNCIA) 
5- Qual a relação entre a hidrogenação e as propriedades físicas de solubilidade e ponto de fusão dos ácidos graxos? Liga dupla insaturada – maior solubilidade – menor ponto fusão. (É por meio da hidrogenação catalítica de duplas ligações que se transforma óleos em gorduras e também faz aumentar a ocorrência de ácidos graxos com ponto de fusão acima da temperatura ambiente.
6- Para que serve a adição de iodo nas ligas duplas dos ácidos graxos? Medir o grau de instauração.
7- Quais as consequências da oxidação espontânea dos ácidos graxos, para a gordura? Se transformam em derivados alcoólicos e cetônicos que se volatizam com odor desagradável, essa reação é parte do processo de rancificação. 
 8- Como são constituídos os triacilglicerois e qual sua principal importância? São ésteres de glicerol com 3 ácidos graxos, reserva de energia no corpo.
9- Onde são encontrados os fosfolipídios de um modo geral? Quais os principais representantes? Nas membranas. Cefalina e lecitina
 
10- Qual o composto básico dos fosfolipídeos? Acido fosfatídico
11- Qual o nome dos grupos de lipídeos que fazem parte dos derivados da ceramida, e qual a particularidade estrutural de cada um deles? Deriva do Esfingolipídios, Gângliosídios -oligo, Celegosídeo- ose. 
12- O que são terpenos? Osoprenóides acíclicos. Lipídios que são polímeros do isopreno. (CÂNFORA e SÍNTESE DE VITAMINA A)
13- Quais as indicações clínicas para tratamentos com corticosteroides e que efeito colaterais podem provocar quando utilizados em quantidade excessiva? Tratamento de doenças autoimunes. Podem causar perda de cálcio, transtornos emocionais e lesões hepáticas.
14- Cite as principais funções do colesterol sintetizado pelo organismo? Percursor de vitamina D e de vários hormônios esteroides. Incluindo cortisol, a aldoesterona e a progesterona.
15- O que significa Hipercolesterolêmia? Aumento do colesterol no sangue. Ou seja, é fundamental evitar alimentos calóricos.
16- Quais os principais produtos obtidos com a esterifição dos ácidos graxos? Esfigozirol com esfingolipídios e com o glicerol foram os acilgriceróis ou glicerídeos
 AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
1- O que é ligação peptídica? Ligação que polimeriza aminoácidos
 -CO-NH- (amina+ carboxila).
2- Em que situação o aminoácido adquire a forma de íon dipolar? Em solução aquosa.
3- O que são peptídeos e como se classificam? São cadeias compostas por dois ou mais aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas
4- Como se classificam as proteínas quanto a conformação? Fibrosas (cadeias individuais alongadas) e Globulares (dobram-se várias vezes, estrutura globular compacta)
5- Comente sobre o colágeno:
a) Principais tecidos que ocorre? Tecido Conjuntivo
b) Características da fibra: Forma de bastões, disposta em feixes paralelos, cadeias entrelaçadas.
c) Utilização comercial na alimentação: Gelatina, combate a flacidez, fortalece unhas e cabelos e etc.
6- Quais as características físicas da tropoelastina em relação ao tropocolágeno? Semelhante ao colágeno só que mais flexível. Quando em tensão se esticam, mas quando aliviadas voltam ao comprimento normal.
7- Cite as funções das proteínas e exemplifique? Estrutural, transportadora, enzimática, de defesa, contrátil. 
8- Comente a estrutura das proteínas globulares e compare suas funções com as das proteínas fibrosas.
Estrutura globular compacta. Transporte de O2, de nutrientes e de íons no sangue, anticorpos, hormônios e etc.
9 - Com relação a hemoglobina:
a)Ocorrência: Encontrada em eritrócitos
b)Função: Transporte de O2 dos pulmões para os capilares dos tecidos.
c)Estrutura: 4 cadeias polipeptídicas, 2 alfas, 2 betas, unidas por ligações não covalentes.
d)Papel do grupo heme: Transportar o CO2 dos tecidos dos pulmões e O2 dos pulmões 
10- Qual a diferença entre proteínas simples e conjugadas? As simples possuem apenas aminoácidos e nenhum grupo químico, já as conjugadas possuem.
11- O que é grupo prostético? Quais seus tipos gerais? É a porção não constituída por aminoácidos de uma proteína conjugada. Alguns exemplos: grupo heme da hemoglobina e os derivados de vitaminas tiamina, pirofosfato de tiamina e biotina.
12- O que é desnaturação da proteína? Que fatores podem ocasioná-la? Quais são as implicações que esses a gentes provocam na cadeia proteica? É a perda da estrutura tridimensional da proteína, ou seja, ela perde a sua forma original. Aumento da temperatura, extremos de PH, solventes orgânicos, exposição da proteína a detergentes e etc. 
13- O que são hemeproteínas? Qual sua importância? Molécula formada por um grupo de proteínas responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, para distribuição aos tecidos.
14- O que significa atividade tampão? É uma solução que contém, geralmente, um ácido fraco com um sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de evitar que o pH varie.

Outros materiais

Perguntas Recentes