Buscar

Prova de fundamentos da epidemio AV2

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9005/M
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/06/2014 17:22:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201202065388)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). É desejável que os indicadores possam ser analisados e interpretados com facilidade, e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, especialmente gerentes, gestores e os que atuam no controle social do sistema de saúde. Nesse contexto, como deve ser definido o grau de excelência de um indicador?
		
	
Resposta: Deve ser definido como um meio de avaliar e fornecer informações da saúde da população. temos como exemplos os indicadores de : mortalidade, morbidade, taxa de mortalidade infantil, letalidade, Taxa de mortalidade geral, e entre outros.
	
Gabarito: O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201976260)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pensando nos tipos de Prevenção da Atenção Básica, explique e exemplifique quais os tipos de Prevenção Primária, Secundária e Terciária?
		
	
Resposta: Prevenção primária- É quando ainda não a ação do agente patogenico-( pré-patogenico). Prevenção secundária- É quando a ação patogenica precoce e o uso do tratamento da tal doença determinada-( ação patogenica) Prevenção terciária- É quando a o meio de prevenção da doença determinada-(pós-patogenica).
	
Gabarito: Temos os Tipos de Prevenção na Atenção Básica: - Primária - quaisquer atos destinados a diminuir a incidência de uma doença numa população, ou seja, atos para diminuir casos novos, reduzindo seus riscos. São exemplos a vacinação, o tratamento da água para consumo humano, medidas de desinfecção e desinfestação ou de ações para prevenir a infecção por HIV, ações de educação e saúde ou distribuição gratuita de preservativos, ou de seringas descartáveis aos toxicômanos ( redução de danos ). - Secundária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos ) de uma doença numa população reduzindo sua evolução e duração; Um exemplo é o rastreio do colo uterino, causado pela paciente com transmissão sexual do HPV . A prevenção secundária consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato. - Terciária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos) das incapacidades crônicas numa população, reduzindo ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença. Outro exemplo, a nível da saúde ocupacional seria a reintegração daquele trabalhador na empresa, caso não pudesse continuar a exercer, por razões médicas, o mesmo tipo de atividades.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201973317)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	
	agem na etiologia do paciente.
	
	Agem no tratamento da doença.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	
	Não possuem relações com a doença.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201971425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201972590)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201973298)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de outubro de 2005 é de:
		
	
	250,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	160,4 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	176,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes
	 
	186,1 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	147,2 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201972151)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	
	Ensaios Clínicos.
	
	Prospectivos.
	
	Inquéritos.
	 
	Ecológicos.
	
	Retrospectivos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201985324)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de empregoou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201988703)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201988651)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 2005, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI/2005) que modificou a estratégia anterior para notificação internacional de problemas de saúde. Eventos recentes, de interesse em saúde pública, como a pandemia de Influenza A (H1N1), que repercutiram no quadro de morbidade e mortalidade da população brasileira comprovam a necessidade de:
		
	
	Proibir o consumo de alimentos de origem animal, principalmente a carne de porco e de frango.
	 
	Responsabilizar as autoridades nacionais da ameaça para a população brasileira.
	 
	Disponibilizar o RSI em português para conhecimento de todos.
	
	Comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados da doença.
	
	Erradicar a circulação de patógenos não-biológicos do território brasileiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes