Buscar

Simulado ENADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado ENADE: 2016.01
	Nota:2,0
	Matr.:
	Disciplina: ENFERMAGEM - 4º SIMULADO ON-LINE: FORMAÇÃO ESPECÍFICA
	Aluno: 
	
	 1a Questão (Ref.: 876606)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Reforma Sanitária foi um movimento social articulado no Brasil, na perspectiva de reformulação do sistema de saúde. Em relação à Reforma Sanitária Brasileira, assinale a alternativa correta:2
		
	 
	Movimento social que se constituiu e se fortaleceu entre os anos 70 e 80 e preconizava a criação do sistema único de saúde, de caráter universal, equânime, descentralizado, entre outros aspectos, acabando com o duplo comando do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	
	Movimento social organizado nos anos 80 que contava com a participação de diversos atores sociais e tinha como objetivo de cobrar das autoridades competentes a humanização da assistência a saúde oferecida pelos serviços de saúde vinculados à Previdência Social e ao Ministério da Saúde.
	 
	Movimento social articulado nos anos 70 que reivindicava ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) a extensão de seus serviços aos trabalhadores rurais, até então excluídos da assistência à saúde.
	
	Movimento social que aglutinava diversos segmentos da sociedade civil para a criação de um sistema de saúde que enfatizasse a atenção secundária e terciária à saúde, muito precária nos anos 70 e 80.
	
	Movimento dos trabalhadores sindicalizados nos anos 70 e 80 que lutavam para melhoria da qualidade da assistência à saúde oferecida pela previdência social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 876617)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	P.S.S., 27 anos iniciou quadro de infecção respiratória alta, branda, com febre baixa e anorexia. Na evolução do quadro, observou-se a existência de fadiga, náuseas e pirose, associadas à icterícia e urina de cor escura. No Pronto Atendimento foi diagnosticada hepatite infecciosa aguda por vírus A. Nessa situação, os cuidados de enfermagem incluem:
		
	
	Recomendar ao paciente a abstinência sexual ou o uso de preservativos, e o não compartilhamento ou reutilização de seringas ou agulhas
	
	Orientar o paciente a iniciar atividade física moderada e oferecer-lhe uma dieta nutritiva
	
	Fazer reposição com sais de reidratação oral
	 
	Recomendar ao paciente refeições frequentes e pequenas e monitorar-lhe cuidadosamente o balanço hídrico
	
	Administrar medicamentos que melhorem a função hepática do paciente e avaliar rigorosamente a sua frequência cardíaca
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 876444)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O senhor PGH foi admitido em sua enfermaria com queixa de dor abdominal e náuseas frequentes após as alimentações. O paciente refere ter uma alimentação a base de refrigerante e comidas gordurosas, embora reconheça que esses tipos de comida não são saudáveis. Com relação a frequência de eliminações, PGH menciona que antigamente evacuava uma vez por dia, mas atualmente tem apresentado constipação, evacua apenas uma vez a cada três dias, o que tem causado a sensação de plenitude e flatulência. Levando em consideração o caso do senhor PGH, marque a alternativa que explana corretamente a etapa do exame a ser realizado e a sua explicação
		
	 
	Palpação leve: é realizada aplicando-se uma pressão através das palmas das mãos. Nesse tipo de palpação avalia-se a presença de massas e nódulos, e deve ser iniciada pela região em que o paciente refere dor.
	 
	Percussão: pode ser aplicada com a técnica digito-digital e evidencia os sons timpânicos e maciços.
	
	Ausculta: trata-se da avaliação das características do abdome como: contorno, simetria, presença de lesões, dentre outros.
	
	Palpação: consiste na aplicação de leves impactos com os dedos em busca dos ruídos hidroaéreos.
	
	Inspeção: é realizada com o estetoscópio e busca-se avaliar a presença de massas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 876458)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. São fatores de risco para o câncer de mama os citados a seguir, EXCETO:
		
	
	Idade da primeira menstruação menor que 12 anos
	 
	Obesidade
	 
	Primeira gravidez antes dos 25 anos
	
	Mulheres com historia familiar de câncer de mama masculino
	
	Terapia de reposição hormonal, principalmente se prolongada por mais de 05 anos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 876611)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Enfermagem tem um interesse especial pelas necessidades do homem em relação à ação do autocuidado em uma base continuada, de modo a manter-lhe a vida e a saúde, recuperá-lo de doença ou lesão e lidar com seus efeitos. O autocuidado é um requisito de cada pessoa, homem, mulher e criança. Quando o autocuidado não é mantido, a enfermidade, doença ou morte ocorrerá (POTTER; PERRY, 1999) Com base no texto acima, podemos afirmar que essa concepção teórico-filosófica presente no Cuidado de Enfermagem é uma afirmativa da:
		
	
	Teoria de Florence
	
	Toeria de Leininger
	 
	Teoria de Orem
	 
	Teoria de Wanda Horta
	
	Teoria de King
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 876620)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com as categorias das prioridades médicas durante o atendimento pré- hospitalar, uma vítima que necessita de algum tipo de tratamento no local enquanto aguarda transporte ao hospital e não apresenta risco de vida imediato é classificada pela cor:
		
	
	Amarela
	 
	Azul
	
	Vermelha
	
	Preta
	 
	Verde
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 876625)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar e pode influir positivamente nas taxas de morbidade e mortalidade por trauma ou violências. Nesse sentido, uma assistência qualificada na cena do acidente ¿ o transporte e a chegada precoce ao hospital ¿ é fundamental para que a taxa de sobrevida aumente. No atendimento pré-hospitalar, não é competência do enfermeiro:
		
	
	Participar da formação dos socorristas e dos técnicos em emergência médica
	 
	Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio (anticoncepcionais orais combinados, injetável mensal, adesivo anticoncepcional transdérmico e anel vaginal), podem serem usados desde a menarca.
	
	Fazer o controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão
	 
	Exercer o controle operacional da equipe assistencial
	
	Exercer todas as funções previstas para os socorristas e técnicos em emergência médica
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 876632)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conforme disposições do Programa Nacional de Segurança do Paciente, os eventos adversos são:
		
	 
	São danos não intencionais decorrentes da assistência prestada ao paciente, não relacionados à evolução natural da doença de base.
	
	Cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.
	
	implementação de sistemática de vigilância e monitoramento de incidentes na assistência à saúde, com garantia de retorno às unidades notificantes;
	 
	Promoção da cultura de segurança com ênfase no aprendizado e aprimoramento organizacional, engajamento dos profissionais e dos pacientes na prevenção de incidentes, com ênfase em sistemas seguros, evitando-se os processos de responsabilização individual; (D) implementação de sistemática de vigilância e monitoramento de incidentesna assistência à saúde, com garantia de retorno às unidades notificantes;
	
	Implementação de campanha de comunicação social sobre segurança do paciente, voltada aos profissionais, gestores e usuários de saúde e sociedade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 876434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que um senhor de 42 anos de idade, indigente, com transtornos mentais graves, viva com mais quatro pessoas em uma casa localizada em espaço urbano, cedida pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT), e, com base nas disposições do Ministério da Saúde referentes à rede de saúde mental, assinale a opção correta
		
	
	O SRT em saúde mental, que proporciona um local seguro para o referido senhor, poderia atender pessoas com quaisquer distúrbios mentais, inclusive se solicitado por seus familiares
	
	A atenção psicossocial desse senhor, que deve ser mantido afastado do convívio social, deve incluir o oferecimento de cuidados de higiene, alimentação e medicamentos
	
	Esse senhor, sendo beneficiário do SRT, não poderia ser beneficiado com o programa De Volta Para Casa
	 
	O referido senhor deverá estar seguindo um plano terapêutico definido por uma equipe de saúde, sob acompanhamento de um centro de atenção psicossocial ou de um serviço ambulatorial especializado em saúde mental de seu município
	
	Na casa poderiam residir mais seis indivíduos em condições semelhantes à do referido senhor, ainda que egressos de centros de atenção psicossocial diversos
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 876638)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil passa a recomendar a vacinação contra Febre Amarela para viajantes procedentes de áreas internacionais de risco para transmissão da doença ou com destino a estas áreas, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da mesma. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no:
		
	 
	Regulamento sanitário internacional
	
	Livro de recomendações internacionais de vigilância
	
	Programa internacional de pandemias
	 
	Programa de notificação de imunização
	
	Regulamento contra surtos e epidemias

Outros materiais