Buscar

ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Prévia do material em texto

INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADES UNIFICADAS DE TEOFILO OTONI
ANDRÉ RICARDO OLIVEIRA SILVA 
CLEITON HIRLE
DANIEL DIAS 
DANIELLE RODRIGUES 
JOSÉ GOMES CAMARGOS
VICTOR MANOEL 
ÉTICA E LEGISLAÇÃO NA PROFISSÃO
Teófilo Otoni - MG
1
2016
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADES UNIFICADAS DE TEOFILO OTONI
ANDRÉ RICARDO OLIVEIRA SILVA 
CLEITON HIRLE
DANIEL DIAS 
DANIELLE RODRIGUES 
JOSÉ GOMES CAMARGOS
VICTOR MANOEL 
ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: HONORÁRIOS E SERVIÇOS PRESTADOS. CONSCIÊNCIA ÉTICA DO PROFISSIONAL DE SISTEMAS.
Trabalho apresentado ao curso de Sistemas de Informação das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni como requisito para aprovação na disciplina Ética E Legislação Na Profissão, orientada pelo Prof(a) Iara Alcântara 
Teófilo Otoni -MG
2016
ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.
Introdução.
	Antes de abordar o assunto sobre ética no exercício da profissão, e necessário ter em mente que ética está associado ao significado de propriedade do caráter. Com isso podemos dizer que a ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e equivalem necessidades básicas de sua conduta. 
Ética no exercício da profissão.
	O cidadão que tem ética profissional deve realizar todos os trabalhos de sua profissão, acompanhando os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho e pela sociedade. Esses princípios de código de ética podem varias de acordo com as áreas de atuação de cada profissional. 
	Porém há fundamentos da ética profissional que são universais e por isso e adotado a qualquer atividade profissional, sendo elas: honestidade, responsabilidade, competência e etc.
	O código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que são estabelecidas para os profissionais na realização do seu trabalho, este código é criado pelos conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
	Esses conselhos e responsável por criar diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas, atitudes e ideais, enquadrando os profissionais a uma conduta politicamente correta e em caminho com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer ocupar. 
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: HONORÁRIOS E SERVIÇOS PRESTADOS.
	O relacionamento com o cliente está firmemente ligado a ética e fortemente envolvido com o sucesso do profissional em si. Pois deve se admitir que o cliente é a única razão da existência e da sobrevivência da empresa. 
	Com isso o cliente deve ser tratado com respeito e profissionalismo pois as mesmas estão fortemente ligadas aos princípios de uma boa conduta ética profissional, é necessário que os profissionais reconheçam que a ética aplicada no atendimento ao cliente é um importante recurso de atração, retenção, propaganda e reconhecimento profissional, e que os mesmos devem praticar os discursos de missão, valores, princípios e código de ética.
	A Lei 8.078 mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi estabelecida no dia 11 de setembro de 1990 e tem como base definir os direitos e os deveres na relação entre consumidores e fornecedores com o objetivo de criar um equilíbrio que permita um consumo melhor e mais justo.
HONORÁRIOS:
	Do latim “honorarĭus”, honorário é aquilo que serve para honrar alguém, quando o conceito é usado no plural (honorários), diz respeito à remuneração que recebe um profissional liberal pelo seu trabalho.
	O honorário é livre para cada profissional, dependendo de sua experiência, atividade e dos serviços prestados, devendo, no entanto, estar de acordo com a conduta ética profissional de sua classe, cobrar pelo serviço de uma forma justa sem prejudicar o cliente.
SERVIÇOS PRESTADOS.
	Com origem no termo latim servitĭum, a palavra serviço define a ação de servir (estar sujeito a/ser prestável alguém por qualquer motivo, fazendo aquilo que essa pessoa quer ou pede).
	A definição de serviço, de acordo com o CDC, é qualquer atividade inserida no mercado de consumo que é desenvolvida por uma pessoa ou empresa de maneira regular e habitual de forma a atender as necessidades dos usuários/clientes.
	Cabe ao profissional segui corretamente o código de defesa do consumidor pois este está inserido em todas as áreas profissionais independentemente do ramo em que atua, para o CDC é considerado como fornecedor aquela pessoa ou empresa que produz, vende, distribui ou oferece produtos e serviços para o mercado.
	A ética profissional deve está fortemente ligada ao código de defesa do consumidor com o objetivo de criar um equilíbrio que permita um consumo melhor e mais justo entre o cliente e o profissional.
	
CONSCIÊNCIA ÉTICA DO PROFISSIONAL DE SISTEMAS.
	O Analista de Sistemas é um profissional responsável de sistematizar informações, ou seja, realiza estudos de processos computacionais e cujo objetivo é encontrar a melhor e mais racional forma de processar a informação. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final.
	Apesar de estar já bastante tempo em ativa no mercado. O analista de sistemas não é um profissional regulamento no brasil. No dia 27 de abril de 2016 foi apresentado um novo projeto de lei, de número: PL 5101/2016, identificado por Alfredo Nascimento – PR/AM, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Analista de Sistemas e suas correlatas.
	A ética do profissional de sistemas está ligada diretamente com informações sensíveis de uma organização ou indivíduo. A ética nessa profissão é baseada essencialmente em não revelar, não utilizar e não dispor de qualquer modo, maneira ação a informação que muitas vezes é privilegiada. 
	Também ligada a consciência do formando em sistemas de informação tem como o seguinte juramento: “ Juro, que no exercício profissional como bacharel em Sistemas de Informação, serei fiel aos preceitos da honra e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da informática em benefício do cidadão e da sociedade, jamais me esquecendo de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Comprometo-me a aceitar os desafios lançados pela carreira que abraço, fazendo deles os degraus para meu crescimento profissional e humano. 
 
	
 	
Conclusão
	Através do trabalho, pudemos esclarecer certos componentes que se relacionam dentro do sistema empresarial, facilitando nosso conhecimentos posterior, quando possivelmente ingressarmos em uma instituição. Ficou claro com nossas pesquisas, que o profissional, independentemente de sua área, deve buscar identificar as atitudes e principalmente o pensamento ético dentre sua profissão. Chegamos à conclusão, que a ética profissional e o conhecimento e consciência da mesma, é de fato tão importante, que existem instituições de orientação para tal, evidenciando que a busca por sucesso em uma organização é diretamente relacionada com o comportamento certo perante as mais diversas situações.
Referencias bibliográfica: 
	Código de defesa do consumidor disponível www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.html, acesso em 30/08/2016.
	Ética disponível em https://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm, acesso em 30/08/2016
	Lei regulamentação do profissional de TI em: https://www.oficinadanet.com.br/post/10839-voce-e-a-favor-ou-contra-a-regulamentacao-do-profissional-de-ti; acesso em 30/08/2016.

Outros materiais