Buscar

CASO CONCRETO 12ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 12
Tema: Formas de Estado
Num Estado unitário, em que a totalidade das competências do Estado e do Governo se concentra em princípio no Poder Central, ao qual cabe delegar algumas delas às regiões, em razão do equilíbrio entre necessidade e possibilidade de cumpri-las, as políticas sociais se executam forçosamente a partir de decisões desse poder politicamente unificado e administrativamente delegado. Numa federação, essas decisões cabem, tanto no âmbito político como na esfera administrativa, às suas diferentes unidades, autônomas em ambos os sentidos. Esse paradigma é possível nos Estados de pequena expressão territorial, de pouca densidade étnica e cultural, equilibrados economicamente, ou seja, federações simétricas. Nas federações assimétricas, como o Brasil, os Estados Unidos, a Índia e a Rússia, são necessárias políticas compensatórias, como forma mais democráticas de reduzir as desigualdades, as assimetrias...
1 Como podemos estabelecer a distinção entre Estado Unitário e Estado Federal?
R= Estado Unitário: é aquele em que há um único poder, sobre um único povo em um determinado território, nele, não há divisões internas que não sejam de ordem administrativa. Nessa forma de Estado não há uma outra fonte de poder.
Estado Federal: é aquele Estado formado pela união de vários Estados, construindo um sistema nacional comum, que possui soberania e personalidade jurídica de Direito Público. Valendo a mesma lei em todo território, é uma unidade única e são geralmente Países de extensão territorial pequena.
2 Qual é o modelo de federação adotado na CRFB/88?
R= A República Federativa do Brasil (CR/88) é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, sendo tais unidades componentes da União Federal. E as funções governamentais repartem-se em legislativas, executivas e judiciárias.

Outros materiais