Buscar

Correntes pedagógicas progressistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
		Libertadora	Libertária	Crítico Social
	Papel da escola:	Conscientização acerca da realidade, transformação da sociedade.	Exercer uma transformação da personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário	Difundir os conteúdos concretos, indissociáveis das realidades sociais. Valorização da apropriação do saber científico, articulado ao saber da prática, servindo aos interesses populares, visando à transformação social.
	Organização da escola:	Democrática, participativa, de qualidade, Igualitária, plural	Democrática, participativa, de qualidade, Igualitária, plural.	Democrática, participativa, de qualidade, Igualitária, plural.
	Professor:	Autoridade competente e democrática.	Autoridade democrática.	Autoridade democrática.
	Aluno:	Sujeito protagonista da história.	Livres, autodisciplinados.	Livres, autodisciplinados.
	Relação aluno-professor:	Igualitária, não paternalista.	Baseada no respeito mútuo, visando objetivos comuns.	Relação democrática.
	Pressupostos de aprendizagem:	Educação como transformação Social.	Aprendizagem informal, via grupo (ex.: diretórios acadêmicos, sindicatos etc.)	Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações, organizando os dados disponíveis das vivências. O ensino consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental para a participação ativa e organizada na sociedade.
	Objetivos educacionais:	Definidos a partir da realidade concreta, do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos; visão crítica de mundo; libertação da opressão.	Autogestão, construção de uma nova ordem social.	Construção de uma nova ordem social a partir do conhecimento científico.
	Conteúdos escolares/programáticos:	Temas geradores extraídos da problematização da prática de vida dos alunos.	A matéria está disponível, mas não é exigida.	Culturais e universais, que se constituíram em domínios do conhecimento incorporados pela humanidade, mas, permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
	Método:	Da conscientização, da polemização, da problematização, grupo de discussão, da confrontação, dialógica, dialética. Teoria e prática. Temas geradores.	Vivência grupal, tomada de decisões, votações.	Privilegia a aquisição de um saber, vinculado à compreensão da realidade. Articulação teoria e prática. Escola e sociedade. Conteúdo e forma.
	Avaliação:	Visa à superação do estágio do senso comum (“desorganização” do conteúdo) para a consciência crítica.	Participação. Assistemática.	Reflexivas, contextualizadas.
Plan2
	
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes