Buscar

1ºESTUDO DIRIGIDO DE TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ºESTUDO DIRIGIDO DE TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS 
1) Que é reflexo inato? São reflexos que não são aprendidos... Ex: O piscar dos olhos diante de uma nuvem de poeira
Resp: Um reflexo inato é uma “relação entre um estímulo e uma resposta que não depende de condicionamento prévio. Ele é uma forma básica de interação entre os organismos e o mundo e está diretamente relacionado a questões de sobrevivência do mesmo.
2) Qual a importância da intensidade de estímulo para a magnitude da resposta?
Resp: a intensidade de um estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo,maior será a magnitude da resposta.
Exemplos:barulho alto(estímulo) e um susto (resposta)quanto mais alto o barulho,maior o susto.
ANTES DO ESTÍMULO | Estímulo (S)(intensidade) | Resposta (R)(magnitude) |
Pessoa suando | Pouco sol | Suor leve |
Pessoa suando | Sol intenso | Suor intenso |
Barulho alto | susto | Susto mais intenso(barulho mais alto) |
3)Diferencie estímulo de resposta.
Resp:No estímulo há uma alteração no ambiente ou parte dele produzindo uma mudança no organismo ,a diferença esta que na resposta a alteração se da no organismo produzida pela alteração no ambiente(estímulo).
Exemplos: 
Estímulo (S )São mudanças no ambiente ou parte dele que uma mudança no organismo. | Resposta (R)São mudanças em nosso organismo produzidas por mudanças no ambiente. |
Comida colocada na boca faz o organismo salivar( (S)estímulo). | Salivação produzida pela colocação da comida na boca (resposta). |
Fogo próximo a mão | Contração do braço |
Martelada no joelho | Flexão da perna |
Barulho estribente | sobressalto |
| |
| |
Reflexo É uma relação entre um estímulo e uma resposta na qual o estímulo elicia a resposta.
4)Diferencie condicionamento clássico & condicionamento operante.
Resp:Condicionamento clássico É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa,após o emparelhamento com um estímulo incondicionado,a eliciar uma resposta reflexa.
Condicionamento Pavloviano.Para que haja a aprendizagem de um novo reflexo,ou seja, para que haja condicionamento pavloviano,um estímulo que não elicia uma determinada resposta(neutro) deve ser emparelhado a um estímulo que a elicia.
Ex:Após o emparelhamento do som dos aparelhos utilizados pelo dentista com a dor produzida durante uma obturação,esse som pode passar a eliciar respostas de medo|( suar frio,tremer,etc.)
Condicionamento operante(R C ) - Comportamento que modifica(que opera sobre) o ambiente e é afetado por suas modificações.
Ex:Quando falamos,modificamos o comportamento de outras pessoas.
Extinção Operante – É a suspensão de uma conseqüência reforçada anteriormente produzida por um comportamento.Tem como efeito o retorno da freqüência do comportamento ao seu nível operante
Ex: Se nossos pedidos e nossas ordens não forem atendidos,provavelmente sua emissão cessará.
5)O que é generalização?
Resp:Fenômenos em que estímulos parecidos com um estímulo condicionado também eliciam a resposta condicionada.Um interessante aspecto da generalização respondente reside no fato de que a magnitude da resposta eliciada dependerá do grau de semelhança entre o estímulo em questão.
Exemplo: Galinha(estímulo condicionado),apresentação de várias aves,apesar de diferenrtes(estímulos parecidos fisicamente|),podem passar a eliciar a resposta condicionada.
Gradiente de generalização: A variação na magnitude da resposta em função das semelhanças físicas entre o estímulos.A magnitude de um a resposta condicionada diminui à medida que diminuem as semelhanças entre o estímulo presente no condicionamento e os demais estímulos semelhantes ao original.
Exemplo:Cão pastor(estímulo condicionado),apresentação de vários cães em menores tamanhos,pelúcia,...
Bebê –rato(estímulo condicionado )–apresentação de vários bichinho, coelho,cachorrinho de pelúcia,papai Noel com barba branca,...
6)O que é estímulo incondicionado(US)?
Resp:Estímulo que elicia a resposta incondicionada.Sua função é inata.
Ex:O atrito doloroso da broca com o dente.
7)O que é reforço?
Reforço-(Tornar-se mais forte,mais resistente,enfatizar)É um tipo de conseqüência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.Podendo ser positivo ou negativo.
Ex:Quando fazemos um pedido ou damos ordens,por exemplo,e somos atendidos, as chances de pedirmos ou ordenarmos algo novamente aumenta. 
8)Exemplifique um comportamento de esquiva.
Resp:Comportamento mantido por reforço negativo, pela evitação do contato com um estímulo aversivo.
Exemplo:Ao ouvirmos o som do motorzinho usado pelo dentista antecipamos a dor.Desviar o rosto é esquivar-se dela. 
Se ouvimos um raio(primeiro estimulo) ,sendo eles estímulos aversivos,o primeiro nos possibilita evitar a magnitude dos seguintes,ou seja,tapamos os ouvidos(esquiva),para evitar o estouro dos trovões.
8|)Identifique no experimento de Pavlov os principais elementos/conceitos da teoria comportamental.
Resp: Vocabulário do condicionamento pavloviano:
Estímulo neutro(NS) -Estímulo que ainda não elicia a resposta que será condicionada.
Estímulo incondicionado(US) –Estímulo que elicia a resposta incondicionada.Sua função é inata.
Estímulo condicionado(CS)-Estímulo que elicia a resposta por uma história de condicionamento.É o estímulo neutro após o emparelhamento.
Resposta incondicionada(UR) –É a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado.Sua eliciação por esse estímulo não depende de uma história de aprendizagem.
Resposta condicionada (CR)-É praticamente a mesma resposta produzida no reflexo incondicionado original,entretanto é eliciada pelo estímulo condicionado.
Ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos(inatos),Ivan Petrovich Pavlov,um fisiologista russo,observou que seus sujeitos experimentais(cães) haviam aprendido novos reflexos,ou seja, estímulos que não eliciavam determinadas respostas passaram a eliciá-las.Em sua homenagem,deu-se a esse fenômeno(aprendizagem um novo reflexo) o nome de Condicionamento Pavloviano.
Procedimento para produzir Condicionamento Pavloviano.Para que haja a aprendizagem de um novo reflexo,ou seja, para que haja condicionamento pavloviano,um estímulo que não elicia uma determinada resposta(neutro) deve ser emparelhado a um estímulo que a elicia.
Lei do Limiar- Para todo reflexo, existe uma intensidade mínima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada.Percebeu-se que o limiar não é um valor definido.
Ex:Para que um choque elétrico ocorra é preciso de 5 a 10 volts,a faixa de valores que vária, é chamada de limiar.Para que o estímulo( choque)elicie uma resposta(contração muscular) é necessário que o choque seja superior ao valor determinado, mas percebeu-se também que em um limiar o valor não é definido,assim entre a voltagem de 5 a 10 volts ,podem ou não eliciar uma resposta.
Lei da Latência-É o nome dado entre um intervalo entre dois eventos.É o tempo decorrido entre a apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta.

Outros materiais