Buscar

PROVA DISCURSIVA METODOLOGIA E SISTEMA DE ENSINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto: 
Consideram-se como elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir a complementar, atestar ou ilustrar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho.
Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MICHALISZYN, Mario Sérgio; TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis: Vozes, 2005. (p. 98)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem citações diretas e indiretas. Qual a diferença entre esses tipos de citações? Caracterize-as:
Nota: 20.0
	1.4.1.1 Citação direta
A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. [...] (p. 57)
1.4.1.2 Citação indireta
A citação indireta consiste na transcrição, utilizando-se de palavras próprias, das ideias de outro(s) autor(es). No entanto, embora com palavras diferentes, devemos apresentar exatamente o que o autor quis dizer cm seu material, tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia original que lemos e citamos.
Esse tipo de citação pode aparecer sob a forma de paráfrase (explicação do texto por meio de outras palavras) ou de condensação (resumo da ideia central de um livro ou de vários parágrafos). Em ambos os casos, seguimos as mesmas regras de apresentação da citação direta, identificando o autor (sobrenome), o ano e a página. (p. 54).
 
Resposta:Citações diretas: são citações que explicam conceitos e ideias de outros autores por meio da citação. Citações indiretas: são citações que consistem na transcrição de ideias e conceitos de outros autores com suas próprias palavras, sem alterar o contexto total.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Determina o artigo 34 da LDB: “A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola”. Já o parágrafo 2° do mesmo artigo é taxativo: “O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino” (grifos meus).
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2008. (p. 62)
Conforme o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, a jornada escolar anual é determinada pelas escolas, mas deve obedecer à parâmetros pré-estabelecidos em relação à quantidade de horas e dias letivos. Segundo a legislação, as instituições escolares devem oferecer no mínimo 800 horas anuais.
 Essas horas podem ser distribuídas em quantos dias letivos? E o que ocorre em casos de exames anuais?
Nota: 20.0
	A jornada escolar anual é determinada pelas escolas a partir de parâmetros dos sistemas de ensino. Todas as instituições escolares de educação básica devem ofertar pelo menos 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos (em existindo exames finais, os tempos reservados para eles não são incluídos nas 800 horas) (LDBEN, art. 24,1). (p. 179)
Resposta:As aulas podem ser distribuídas em 200 dias letivos, as horas dos exames finais não são incluídas nesses 200 dias.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto : 
A parte textual é a seção do trabalho monográfico em que é exposta a matéria, sendo dividida em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: POCCOLI, João J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física; 2 ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2006. (p. 35)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste a conclusão de um trabalho acadêmico? Descreva-a.
Nota: 6.0
	Como o próprio nome indica, é o momento de expor as considerações finais às quais o autor chegou, de modo a verificar se o estudo atingiu o objetivo da pesquisa. Nessa parte do trabalho, são apresentadas, de forma sintética, as ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados e da análise. São comparados os dados finais com o objetivo geral que norteou a pesquisa; além disso, é estabelecido e descrito o alcance do estudo em relação ao objetivo proposto.
É também nesse momento que o autor faz sugestões de futuros estudos e explicita suas reflexões finais. (p. 53).
Resposta:A conclusão deve constar todo o material citado no trabalho de uma forma conclusiva, objetiva e finalizada, de uma maneira que faça com que o leitor se recorde do material.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 A prestação de contas autenticamente subordinada ao interesse público não pode ser, por princípio, arbitrária e seletiva em sua realização, de modo que deixe de fora instâncias e agentes envolvidos, preservando-lhes do confronto com seus equívocos, falhas, erros, dificuldades, deficiências, limites e eximindo-lhes do dever cívico de superá-los.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. (p. 179)
De acordo com o conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, são órgãos como a Controladoria do Município, do Estado e do Governo Federal que fiscalizam, regularizam e controlam a aplicação dos recursos públicos na educação. De que forma é realizado esse controle externo?
Nota: 20.0
	O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras dc Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente as gastos públicos com base em pareceres do pelos Tribunais de Contas. O controle social, também é exercido pelos conselhos de educação, em particular, os Conselhos do Fundeb, que inclui entre os seus membros, pessoas da sociedade civil, que também tem o poder fiscalizar os recursos e gastos com educação. (p. 196)
Resposta:É fiscalizado pelo poder publico que julgam os gastos com base no parecer do tribunal de contas, mas também é fiscalizado pelo pelo FUNDEB e pelo concelho de educação.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto : 
Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa.
Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.  (p. 106)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste o “desenvolvimento” de um trabalho acadêmico? Caracterize-o:
Nota: 6.0
	Segundo a NBR 14724,0 desenvolvimento é a parte do texto “que detalha a pesquisa ou estudo realizado” (ABNT, 2011, p. 8). Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Trata-se do corpo do trabalho ou da pesquisa, onde devem ser apresentadas as fundamentações, as teorias dos autores estudados, a descrição da pesquisa de campo (se houver) e dos resultados obtidos e o desenvolvimento do tema principal. Os capítulos podem ser divididos pelo uso de subtítulos, dependendo da necessidade do escritor. No entanto, o texto deve serapresentado em uma sequência lógica para o desenvolvimento do assunto.
Diferentemente do que ocorre com as seções de introdução e conclusão, a palavra desenvolvimento deve ser substituída por um título, como Fundamentação teórica. (p. 52).
Resposta:o desenvolvimento consiste na junção de informações de diversos autores para a formação de um trabalho, consiste no capa, folha de resto, resumo, introdução, o tema bem definido e trabalhado pelo autor, conclusão e referencias bibliográficas. E para ser bem feito temos que formatar ele de acordo com as normas ABNT.

Outros materiais