Buscar

Fórum 02 Gpub 100% Online Economia do Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum 02 - Gpub - 100% Online - Ética, Política e Sociedade
Ações Afirmativas No Brasil por Elias Barreiros 2 semanas atrás
Olá a todos e todas,
Bem-vindos ao fórum de discussão de ética, política e sociedade. Um dos temas que tem sido centrais no debate sobre a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada socialmente é questão do racismo e a exclusão dos negros dos principais lugares de poder na sociedade. O movimento negro do mundo inteiro tem colocado em pauta as dificuldades de acesso dos negros à educação de qualidade e postos de trabalho mais qualificados e de maior responsabilidade. Nesse sentido, considerando o passado escravocrata da sociedade brasileira, os negros conquistaram o direito a ações afirmativas que trouxessem maior igualdade de oportunidades. O vídeo que coloco a seguir, trata das ações afirmativas para o ingresso em Universidades no Brasil. Assistam ao vídeo:
https://vimeo.com/17703365
A discussão causa polêmica no Brasil, será que as práticas de ações afirmativas são importantes para nós? O que vocês acham? Será que essa prática não deveria ser mais comum também nas empresas?
Primeiramente é importante esclarecer que as ações afirmativas são um conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado ou no presente.
As práticas dessas Ações são de extrema importância, pois tem o objetivo de eliminar as desigualdades e segregações, de forma que não se mantenham grupos elitizados e grupos marginalizados na sociedade, ou seja, busca-se uma composição diversificada onde não haja o predomínio de raças, etnias, religiões, gênero, etc.
Muitas ações afirmativas são feitas no Brasil, como: aumento da participação dos grupos discriminados em determinadas áreas de emprego ou no acesso à educação por meio de cotas; concessão de bolsas de estudo; prioridade em empréstimos e contratos públicos, etc.
Devemos considerar que em 2012, o governo federal lançou um programa de ações afirmativas que, entre outras iniciativas, visa incluir a adoção de cotas para negros no funcionalismo federal e a criação de incentivos fiscais para empresas privadas que fixarem vagas de trabalho para negros, de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial.
Partindo desse contexto, devemos considerar que as empresas privadas estão dando maior atenção e prioridade aos grupos discriminados.
FUNDAMENTAÇÃO: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm
http://etnicoracial.mec.gov.br/acoes-afirmativas-cotas-prouni

Outros materiais