ATIVIDADE 04 FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO
3 pág.

ATIVIDADE 04 FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO


DisciplinaSociologia e Sociologia Jurídica1.608 materiais8.159 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
DIREITO
ATIVIDADE 04 - FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO - MIRANDA ROSA 
ANA CLARA CARVALHO CALDEIRA
R.A: 011.16.6274.5
DIREITO
 2ºA
Presidente Prudente - SP
2016
ATIVIDADE 04 \u2013 FUNÇÃO DO DIREITO - MIRANDA ROSA
- Leia o texto de Miranda Rosa
- Responda as questões abaixo
- Envie as respostas pelo Aprender, dentro do prazo previsto
 
Profº Cabreira 
QUESTÕES
1. O que significa o \u201ccondicionamento de retorno\u201d
Condicionar se entende por influir, intervir,fazer com que o meio social ou o Direito atuam numa determinada forma, já que entendemos que as normas jurídicas nos impõem determinados padrões de comportamento, da mesma forma podemos compreender a partir da leitura do autor que a realidade social e/ou tudo aquilo que acontece na sociedade acaba por estabelecer condicionantes para o Direito. 
 
2. Aponte a função básica do direito, segundo Miranda Rosa.
Alem de ser condicionante e ser condicionado pela sociedade, o Direito possui outras funções: educativa, conservadora e transformadora. 
A função educativa é o fato da existência de normas jurídicas no meio social resultar no entendimento de quem está sujeito à elas, de que se deve obedecê-las, ou seja, educando os sujeitos destinatários da norma. 
Já a função conservadora é que a normatização jurídica deve manter a regulação, controle e a proteção social.
Por fim a função transformadora se refere ao meio social, ou seja, o Direito a partir dessa condição de ser condicionante e condicionado, tem a incumbência de modificar relações quando as mesmas são necessárias, à titulo de manter o controle social, mitigar possibilidades de conflitos dentre outras variantes que podem influenciar o equilíbrio entre Direito e Sociedade. 
 
3. Indique as características da norma jurídica emanada do Estado.
É a Norma Jurídica o instrumento mais importante do controle social, como diz Miranda, e é por seu intermédio que esse controle se manifesta com maior eficiência, a norma jurídica dispõe de força de coação,pode ser imposta e possuí a obediência da sociedade pelos instrumentos que essa mesma sociedade criou com esse fim, como exemplo temos as sanções.
\u201cÉ a norma jurídica o instrumento institucionalizado mais importante de controle social.\u201d 
 (Rosa, 1984. pp 69). 
 
4.  Fale sobre as funções acessórias do direito, segundo M. Rosa.
Elas contribuem indiretamente para a formação de novas manifestações de consenso, nisso confundidas as funções transformadoras e educativas do direito.
 
5. O que o autor fala sobre a relação entre o Direito e a opinião pública.Você concorda com o autor? Exemplifique.
Miranda Rosa diz que ambos são Condicionantes e Condicionados, pois há uma interação entre a norma jurídica e a opinião pública. De fato as regras e normas do direito mudam as pessoas, as populações e sociedades. Em nossa atualidade, cabe sabe a população através de um plebiscito autorizar ou não uma nova lei que deverá surgir. Pois enfim, a opinião pública sempre deve ser aceita, sempre deve ser estudado o modo como tal norma afeta o público.