Buscar

Direitos Humanos Caderno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Humanos
Aula do dia 19/08/16
Perguntas a respeito de direitos coletivos e sociais:
Quais as distinções em termos de seguridade social nos princípios das universalidades subjetivas e da universalidade objetiva?
R: A universalidade subjetiva é o atendimento a todas as pessoas, universalidade positiva é o atendimento a todos os casos, saúde, agravantes que as pessoas possam ter. 
Principio da solidariedade em forma a seguridade social?
R: A obrigação de que tenha compartilhamento dos que pagam a previdência social quanto todos os entes públicos contribuem para previdência, seja por regimento próprio ou INSS mesmo. Leis 8.080 8142 ambas de 90
Os principais direitos públicos são os de associação, greve, recesso.
Aula do dia 19/08/16
Características:
De um modo geral será expostas de forma binária, em geral uma destas formas são predominantes na primeira dimensão nos direitos humanos, a ultima dimensão será contemporânea, quase sempre vai contrapor as idéias do século XVIII e XIX com o do século XXI. 
A verticalização e horizontalização dos direitos fundamentais, no século XVIII os direitos humanos são vistos de forma vertical, isto é uma relação originalmente no período burguês, nos temos claramente essa visão, é a contraposição entre o cidadão em face do estado. No período liberal os direitos fundamentais são direitos vistos como negativos, são espaços nas quais o estado não poderia entrar, marcava território próprio da autonomia privada, que a autonomia publica estava inacessível. É preciso lembrar que os direitos fundamentais nascem na transição do estado absolutista para modernidade, a perspectiva de um estado todo poderoso, com o individuo que precisa de proteção, nasce a idéia de direitos humanos verticalizados. Essa noção de todo poder do estado é ainda extremamente importante na analise contemporânea do direito administrativo, na qual discute os interesses dos bens privados. Ex: liberdade de locomoção, o estado tenta restringir a liberdade de ir e vir, aplica a garantia do habeas corpus para ter o direito fundamental contra o estado e o estado com a força contra o individuo social. Ideia de egoísmo, um interesse melhor, enquanto o interesse privado soa como egoísmo. Os direitos fundamentais nasce nessa perspectiva do individuo com o estado, o segundo que tem mais poder. O individuo em baixo e o estado acima. 
No século XX, após a segunda guerra, surge a chmadda teoria da horizontalidade dos direitos fundamentais. Passa a aplicar, conceder os direitos fundamentais nos interesses de particulares, ou seja, os direitos fundamentais são previstos em relações privadas.

Outros materiais