Buscar

Ad1 DT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O carbono tem a importância essencial para a constituição da vida estando presente nos seres vivos, na atmosfera, nos oceanos, participando do processo de fotossíntese, na respiração, no controle climático e no efeito estufa.
O ciclo tem início quando o carbono está em estado inorgânico na atmosfera. Os vegetais usam o sol como fonte de energia para realizar a fotossíntese, ocorrendo assim a fixação do CO2. 
Logo após a fixação, os animais primários consomem os vegetais, adquirindo o carbono para o seu próprio metabolismo; podendo ser devolvido para a atmosfera por meio da respiração destes animais. Outra possibilidade de devolução do carbono é quando um animal secundário se alimenta de um primário ou a decomposição de ambos os grupos. 
Nem sempre a decomposição pode devolver o CO2 para a atmosfera imediatamente por questões ambientais, tornando-se carvão mineral e petróleo, mas a queima dos mesmos devolve o carbono para a atmosfera de modo intensificado. 
2- O ciclo biogeoquímico do carbono pode ser interferido por ações antrópicas, como: o desmatamento, a poluição atmosférica, utilização de agrotóxicos, entre outros. 
O desmatamento libera o carbono armazenado na vegetação, acelerando ainda mais quando ocorrem as queimadas, fazendo o co2 voltar de forma acelerada para a atmosfera. 
O processo de desmatamento e queimadas desencadeia diversos problemas, como o efeito estufa. 
As medidas mitigadoras que podem diminuir os problemas é o reflorestamento para o aumento da fotossíntese, controle das queimadas dos vegetais e do combustível fóssil para a diminuição de gases, preservação florestal para o controle do desmatamento. 
Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia26.php
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm

Outros materiais