Buscar

Apol Geografia matématica

Prévia do material em texto

Apol Geografia matématica
1 Leia o fragmento de texto a seguir:
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
2 Leia a situação a seguir, proposta no excerto de texto: 
“A professora Catarina apresentou aos alunos as sentenças a seguir. Cauê observou que um dos algarismos está colocado na posição errada.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.95. 
Segundo sua compreensão e estudo do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, por meio desta atividade, a professora Catarina possibilitou aos alunos identificar:
	
	A
	Valor posicional da numeração.
	
	B
	A oralidade e comunicação.
	
	C
	O cálculo matemático empírico.
	
	D
	O lógico-matemático.
	
	E
	A contagem um a um.
3 Leia a passagem de texto a seguir:
“Tanto as pesquisas sustentadas nas ciências sociais quanto nas ciências naturais têm como missão a busca pela verdade, sendo seus objetivos descrever, explicar e predizer com o intuito de fazer avançar o conhecimento em determinada área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, estudado nesta disciplina, no que diz respeito às ciências formais e às ciências factuais, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências formais se referem ao estudo das ideias, enquanto as ciências factuais, ao estudo dos fatos.
	
	B
	As ciências formais se referem ao estudo dos fatos, enquanto que as ciências factuais se referem ao estudo das ideias.
	
	C
	As ciências factuais constroem seus próprios objetos de estudo.
	
	D
	As ciências factuais preocupam-se com a demonstração de enunciados, números, símbolos e teoremas.
	
	E
	A ciências formais estudam os fatos que ocorrem ao nosso redor, seus significados e os processos pelos quais se desenvolvem.
4 Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. 
A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 
Assinale corretamente qual era essa função?
	
	A
	Influenciar e centralizar o quadro teórico geográfico.
	
	B
	Inventariar e catalogar.
	
	C
	Catalogar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	D
	Inventariar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	E
	Centralizar o quadro teórico geográfico e catalogar.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 6/10
Considere o excerto textual a seguir: 
“Para que o aluno compreenda o valor posicional de um numeral as atividades lógico-matemáticas são fundamentais e o professor deve priorizá-las”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.95.
Tendo como referência seus estudos do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, sobre o valor posicional, o professor deverá propor atividades que apresentem:
	
	A
	exercícios de contagem, contas que envolvem adição e subtração.
	
	B
	operações de adição com colunas desalinhadas, onde a unidade está na casa da dezena.
	
	C
	resolução de exercícios sobre equações e frações matemática.
	
	D
	resolução das funções matemáticas e cálculos aritméticos.
	
	E
	atividades de subtração, adição, multiplicação e divisão diariamente.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria críticada cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Para compreensão e aprendizagem dos conceitos matemáticos, o professor deve fazer uso dos materiais concretos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA,Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p. 141).
Tendo como referência suas leituras e estudos do livro base da disciplina A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, responda: quais atribuições são válidas no uso do material concreto? 
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) O conhecimento se dá por meio da ação do homem sobre o objeto.
( ) A memorização descaracteriza o significado real de uma operação matemática.
(  ) A realidade deve ser modificada constantemente pela ação do sujeito ao meio.
(  ) Os software e games pois favorecem a resolução de operações matemáticas.
Agora marque a sequência correta.
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V
Questão 9/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“As ciências factuais são divididas tradicionalmente como ciências naturais e sociais [...]. As ciências naturais têm como objetivo entender fenômenos complexos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às Ciências da Natureza, é correto afirmar que:
I. São aquelas que estudam os objetos e os fenômenos da natureza e os organismos vivos.
II. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser observados em ambientes naturais.
III. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser produzidos em laboratórios de pesquisa.
IV. Têm em vista que os fenômenos da natureza não são produzidos em laboratório.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 10/10
Considere a afirmação a seguir: 
“A aula é o lugar da concretização do ensino. É o momento em que o professor executa os procedimentos que havia preparado. Supostamente, um planejamento bem realizado deveria garantir o sucesso e a eficiência desse empreendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007. p. 34.
Tendo como referência o excerto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às aulas experimentais, coloque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As atividades experimentais que podem ser realizadas individualmente ou em grupo são fundamentais no ensino das ciências, pois, por meio desta prática, o aluno é estimulado a fazer observações,  comprová-las e tirar conclusões a respeito do fato observado.
II. ( ) As aulas experimentais, realizadas tanto em sala quanto em outro ambiente apropriado, são essenciais para despertar o interesse do aluno pelos conceitos científicos, tornando-os,  dessa forma, verdadeiros e concretos.
III. ( ) As atividades experimentais obrigatoriamente devem ser realizadas individualmente, pois, por meio dessa prática, o aluno terá facilidade na produção de novos conceitos.
IV. ( ) Muitas vezes as aulas experimentais tornam-se muito maçantes e desmotivadoras. Por esta razão, é necessário muito cuidado com as práticas realizadas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V

Outros materiais