Apol Geografia matématica
2 pág.

Apol Geografia matématica


DisciplinaApol342 materiais1.508 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Apol Geografia matématica
1 Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cAs transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de \u201cEstados Supranacionais\u201d foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.

Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F

	
	C
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V

	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V

	
	E
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

2 Leia a situação a seguir, proposta no excerto de texto: 
\u201cA professora Catarina apresentou aos alunos as sentenças a seguir. Cauê observou que um dos algarismos está colocado na posição errada.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.95. 
Segundo sua compreensão e estudo do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, por meio desta atividade, a professora Catarina possibilitou aos alunos identificar:
	
	A
	Valor posicional da numeração.

	
	B
	A oralidade e comunicação.

	
	C
	O cálculo matemático empírico.

	
	D
	O lógico-matemático.

	
	E
	A contagem um a um.

3 Leia a passagem de texto a seguir:

\u201cTanto as pesquisas sustentadas nas ciências sociais quanto nas ciências naturais têm como missão a busca pela verdade, sendo seus objetivos descrever, explicar e predizer com o intuito de fazer avançar o conhecimento em determinada área\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, estudado nesta disciplina, no que diz respeito às ciências formais e às ciências factuais, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências formais se referem ao estudo das ideias, enquanto as ciências factuais, ao estudo dos fatos.

	
	B
	As ciências formais se referem ao estudo dos fatos, enquanto que as ciências factuais se referem ao estudo das ideias.

	
	C
	As ciências factuais constroem seus próprios objetos de estudo.

	
	D
	As ciências factuais preocupam-se com a demonstração de enunciados, números, símbolos e teoremas.

	
	E
	A ciências formais estudam os fatos que ocorrem ao nosso redor, seus significados e os processos pelos quais se desenvolvem.

4 Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas\u201d.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. 

A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 
Assinale corretamente qual era essa função?
	
	A
	Influenciar e centralizar o quadro teórico geográfico.

	
	B
	Inventariar e catalogar.

	
	C
	Catalogar e influenciar o quadro teórico geográfico.

	
	D
	Inventariar e influenciar o quadro teórico geográfico.

	
	E
	Centralizar o quadro teórico geográfico e catalogar.

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cPara cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:

I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.

São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.

	
	B
	I e IV apenas.

	
	C
	I e III apenas.

	
	D
	III e IV apenas.

	
	E
	I, II, IV apenas.

Questão 6/10
Considere o excerto textual a seguir: 
\u201cPara que o aluno compreenda o valor posicional de um numeral as atividades lógico-matemáticas são fundamentais e o professor deve priorizá-las\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.95.
Tendo como referência seus estudos do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, sobre o valor posicional, o professor deverá propor atividades que apresentem:
	
	A
	exercícios de contagem, contas que envolvem adição e subtração.

	
	B
	operações de adição com colunas desalinhadas, onde a unidade está na casa da dezena.

	
	C
	resolução de exercícios sobre equações e frações matemática.

	
	D
	resolução das funções matemáticas e cálculos aritméticos.

	
	E
	atividades de subtração, adição, multiplicação e divisão diariamente.

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica