EXERCÍCIOS FEITOS - DIREITOS FUNDAMENTAIS
2 pág.

EXERCÍCIOS FEITOS - DIREITOS FUNDAMENTAIS


DisciplinaDireitos Fundamentais671 materiais5.066 seguidores
Pré-visualização1 página
Qual a relação entre direitos fundamentais, democracia e dignidade da pessoa humana? Explique:
R: Direitos fundamentais: direitos humanos \u201cconstitucionalizados\u201d;
Democracia: regime político;
Dignidade da pessoa humana: princípio que rege o ordenamento jurídico;
Os três se relacionam entre si, pois, os direitos fundamentais têm por objetivo preservar a dignidade da pessoa humana e isto não acontecia na ditadura, portanto não havia direitos fundamentais na ditadura.
A \u201cposição topográfica\u201d dos direitos fundamentais para o início da Constituição se deu à partir da Constituição de 1988, objetivando sempre a dignidade da pessoa humana nas relações de desigualdade.
Explique no que consiste a classificação dos direitos fundamentais em sentido formal e material, bem como a dupla dimensão objetiva e subjetiva dos direitos fundamentais.
R: Direito fundamental formal: princípio da supremacia constitucional de Kelsen. Têm forma mas não precisa estar na norma.
Direito fundamental material: Têm que estar no texto da norma.
Dimensão objetiva: Positivo é um todo e o objeto dentro do objetivo.
Dimensão subjetiva: \u201cfacultas agendi\u201d Direito enquanto possibilidade, eu exerço se quiser ou precisar.
Quais as espécies dos primeiros direitos fundamentais que surgiram? Por quê?
R: Os primeiros direitos fundamentais que surgiram foram os direitos individuais, pois estes estão na 1ª geração e/ou dimensão, tais como à vida, à liberdade e à igualdade. Não existindo prevalência entre estes.
Qual a relação entre nacionalidade e cidadania. Explique:
R: Nacionalidade é pressuposto de cidadania, ou seja, nacionalidade é o instituto jurídico-político que visa o reconhecimento da pessoa como nacional.
Cidadania é cidadão com plenitudade de direitos políticos.
Todo nacional é cidadão, mas nem todo cidadão é nacional.
Qual a relação entre direitos fundamentais sociais e coletivos? No que consistem? São considerados cláusulas pétreas? Justifique:
R: Direitos fundamentais sociais, direitos de 2ª geração e/ou dimensão consistem na contra prestação do Estado para com suas obrigações para com o indivíduo.
Direitos fundamentais coletivos, direitos de 1ª geração e/ou dimensão consistem em direitos individuais, no seu conteúdo, mas que haja em conjunto.
Todos podem ser considerados cláusulas pétreas, pois no art. 60, §4º, IV, onde lê-se os direitos e garantias individuais, devemos interpretar como DIREITOS FUNDAMENTAIS, portanto, cláusulas pétreas.
No que consiste a proporcionalidade e como se insere na relação entre a reserva do possível e a proibição do retrocesso? Justifique:
R: A proporcionalidade consiste em ser razoável em determinados casos. Ou seja, quando se insere na reserva do possível, devemos fazer uma balança para que ninguém saia prejudicado, pois o meu familiar é importante para mim e o teu familiar é importante para ti, por isso devemos fazer essa proporcionalidade, para que não haja diferenças.
NO MATERIAL: 
Princ. da proporcionalidade: pressupõe a rel. de causalidade entre o efeito de uma ação (meio) e a promoção de um estado de coisas (fim). Adotando-se o meio, promove-se o fim.
Previsto no devido proc. Legal: art. 5º., LIV
Subdivisões: 
Adequação: o meio é ÚTIL para alcançar-se o fim? 
Necessidade: intervenção mínima. Proporcionalidade em sentido estrito: ponderação entre os meios e os fins, equilíbrio.