Buscar

Trabalho 1 Beccaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFIN – FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
DIREITO PENAL I
RESENHA DO LIVRO “DOS DELITOS E DAS PENAS”
CESARE BECCARIA
NEIDA FLORIANO
FERNANDA DA SILVA WEECK
Porto Alegre, 23 de setembro de 2013
Dos Delitos e Das Penas
O estudo de Beccaria é iniciado tratando da igualdade entre os homens onde ele busca o principio da humanidade. O livro Dos Delitos e das Penas foi escrito em meados do século XVII, desde então a sociedade tem evoluído muito e sua obra continua atualizada.
Na época que o livro foi escrito, um movimento filosófico humanista se estabelecia na França e Beccaria manifestou sua idéia que se baseava em uma vida mais justa e humana contra as penas impostas.
A obra mostra a inutilidade da pena de morte como meio de punição, também protesta contra a tortura, penas infamantes, castigos desiguais e menciona a proporcionalidade entre o crime praticado e a pena que é praticada.
Beccaria explica a separação dos poderes, especialmente entre o legislativo e o judiciário, ele deixa claro que a idéia de que quem legisla é o Poder Legislativo e não o Judiciário. Tudo isso com a idéia central de igualdade, justiça e humanidade dentro de um tema caloroso que são os crimes e suas respectivas penas.
As penas surgiram para proteger a sociedade daqueles que interferem na paz, ou seja, o individuo que quebrasse o contrato social deveria ser punido com a restrição de sua liberdade para manter a paz social.
Depois de esclarecer sobre as injustiças mais comuns na legislação, e sobre a importância do espírito de família para a prevenção dos crimes, fala justamente que é preferível “prevenir” os delitos a ter de puni-los. Esta prevenção segundo Beccaria se dá através de leis simples, claras, igualitárias, que imponham temor.
Dos Delitos e Das Penas é sem dúvida uma obra marcante no relacionamento entre o Direito Penal e os Direitos Humanos, ela foi escrita há séculos e o sistema continua dando errado, deixando claro que o erro está no homem e em sua falta de caráter.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes