Buscar

Luiz Felipe de Alencastro

Prévia do material em texto

Luiz Felipe de Alencastro
Nasceu em Itajaí (SC), em 1946.
Formado em ciências Políticas e História pela Universidade de Aix-en-Provence, na França(1970), e fez doutorado em História na Universidade de Paris X (1986). Ingressou em 1986 na Unicamp como professor de história econômica, onde se tornou livre-docente (1994) e professor adjunto (1998). Ensinou também nas universidades de Paris-Vincennes, Universidade de Rouen e, desde o ano 2000, é professor titular da cátedra de História do Brasil na Universidade de Paris-sorbonne. Foi pesquisador do Cebrap [Centro Brasileiro de Análise e Planejamento] entre 1986 e 1999. Suas linhas de pesquisa abrangem o Atlântico Sul e a História Moderna e contemporânea do Brasil. 
Luiz Felipe de Alencastro traz um modelo de estudo do Brasil colônia um pouco diferente dos utilizados anteriormente, isso se deve principalmente ao fato dele ter aprendido a história do Brasil estudando fora do Brasil, o que segundo ele foi muito bom pois assim ele aprendeu a história do Brasil no contexto da história ultramarina portuguesa.
O modelo de estudo do Brasil Colônia que ele utiliza esta focado principalmente na construção do Brasil a partir dos acontecimentos que houveram na África, dentre esses acontecimentos esta a destruição de Angola que segundo ele é o ponto chave da formação do Brasil colônia, pois angola foi por muitos anos a maior fornecedora de mão de obra escrava para o Brasil. Ele divide a História do Brasil em três partes a partir da organização do mercado de trabalho, são essas partes: tráfico negreiro, emigração e legislação trabalhista. Segundo ele o maior erro dos historiadores que escreveram sobre o Brasil colônia antes dele, foi tratar sobre o Brasil visto apenas de dentro, ignorando assim os acontecimentos externos que tem grandes importâncias.

Outros materiais