Buscar

AD1 2013 1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2013/1º
Disciplina: Introdução ao Agronegócio
Coordenador: Luiz Carlos de Oliveira Lima
Data para entrega: 
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte!
Você deve pensar no seu dia-a-dia concentrando-se exclusivamente nos alimentos que são consumidos. Com certeza você já fez uma visita ao supermercado do seu bairro e recolheu o comprovante de compras para realizar algumas atividades de observação. Em sua opinião, quais mecanismos o varejo foi obrigado a criar para cativar o cliente? (3,0 pontos)
RESPOSTA:
Em 1968, Ray Goldberg desenvolveu o conceito de sistema agroindustrial (Commodity System Approach), quando então passou a aplicar conceitos oriundos da economia industrial. Nessa abordagem a ênfase passou a ser um produto específico da agropecuária, além de considerar os aspectos da localização territorial. O paradigma clássico da economia industrial era a relação entre estrutura de mercado, a conduta ou comportamento estratégico dos agentes econômicos e o desempenho competitivo que passa a fornecer os principais critérios de análise e de planejamento. De acordo com essa abordagem, como podemos definir instituição, organização e mercado? (3,0).
Resposta:
A cadeia agroalimentar é entendida como uma sequência de operações que conduzem à produção de bens, cuja articulação é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definida pelas estratégias dos agentes. Os agentes possuem relações interdependentes e complementares, determinadas por forças econômicas e de subordinação hierárquica. Qual a contribuição importante para o conceito de cadeia agroalimentar, dada por Morvan, em 1985, também membro da Escola Francesa de Economia da Organização Industrial?(4,0).
Resposta:

Outros materiais