Buscar

Gabarito da AD1 2015.1 Introdução ao Agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação a Distância – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Introdução ao Agronegócio
Coordenador: Luiz Carlos de Oliveira Lima
Data para entrega: 01/03/2015
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
1. De acordo com o conceito de Sistema Agroindustrial (Commodity System Approach) disserte sobre as principais características dessa corrente metodológica estudada (3 pontos):
Os fundamentos teóricos da abordagem:
Resposta:
A idéia amplamente aceita como uma contribuição muito importante para o estudo da agropecuária é o conceito de agronegócio desenvolvido, inicialmente, por John Davis (1955) e posteriormente, com a aplicação da análise de insumo-produto, por John Davis e Ray Goldberg (1957). 
Na primeira definição de agronegócio, o autor considera a soma total de todas as operações envolvendo a produção e distribuição de suprimentos agrícolas; as operações de produção na fazenda; e o armazenamento, processamento e distribuição de produtos agrícolas e dos itens produzidos com eles (Davis, 1955). 
Posteriormente, com base nas técnicas matriciais de insumo-produto de Leontief, foram lançados os fundamentos do agronegócio como disciplina, definindo sua natureza, escopo e metodologia. Os autores consideraram a interdependência da agricultura com os outros setores da atividade econômica, como o mecanismo adequado, para planejar e formular políticas que lhes sejam mutuamente benéficas e que atendam, com maior eficiência, as metas econômicas (Davis e Goldberg, 1957).
O agronegócio inclui o suprimento das fazendas, as fazendas, as operações de armazenamento, o processamento, o atacado e o varejo, envolvidos em um fluxo desde a produção de insumos até o consumidor final. Inclui, também, as instituições que afetam e coordenam os estágios sucessivos do fluxo do produto, tais como Governo, associações e mercados futuros. Para que você possa melhor identificar e descrever o que é agronegócio, veja a figura a seguir. 
A metodologia de pesquisa; 
Resposta:
Em 1968, Ray Goldberg desenvolveu o conceito de sistema agroindustrial (Commodity System Approach), quando então passou a aplicar conceitos oriundos da economia industrial. A diferença entre essa abordagem e a anterior se deve ao fato de que a ênfase passou a ser um produto específico da agropecuária, além de considerar os aspectos da localização territorial. O paradigma clássico da economia industrial era a relação entre estrutura de mercado, a conduta ou comportamento estratégico dos agentes econômicos e o desempenho competitivo que passa a fornecer os principais critérios de análise e de planejamento. As relações existentes entre os segmentos do sistema se dão num ambiente onde atuam as organizações (associações, federações, cooperativas e sistemas de informações, entre outros) e as instituições (cultura, tradições, nível educacional, sistema legal, costumes). 
A estratégia de desenvolvimento;
Resposta:
Uma instituição se manifesta num conjunto, historicamente consolidado ao longo do tempo, de regras estáveis, abstratas e impessoais, cristalizado em tradições, costumes ou leis para implantar e assegurar padrões de comportamento, governando relações entre grupos sociais separados. As instituições englobam o mercado e as organizações. Organização é um arranjo institucional com objetivo de viabilizar a coordenação consciente e proposital de atividades dentro de fronteiras identificadas. Na organização, os membros se associam numa base regular através de um conjunto de acordos implícitos e explícitos e se comprometem a ações coletivas com a finalidade de criar e alocar recursos e capacidades através de uma combinação de comando e cooperação. O mercado é um arranjo institucional que consiste em regras e convenções que permitem um grande número de transferências voluntárias de direito de propriedade numa base regular; estas transferências reversíveis são implantadas e asseguradas através de um mecanismo específico de regulação que é o sistema competitivo de preços.
2. Por que, segundo Castells (1996), o surgimento da economia com base na tecnologia de informação caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional? (3 pontos).
Resposta:
Segundo Piore e Sabel (1984), as redes de produção surgiram com o esgotamento do sistema de produção em massa. Esse fenômeno foi chamado “Segunda divisão industrial” na história do capitalismo, caracterizado pela transição da produção em massa para a produção flexível. O modelo de produção em massa fundamentou-se em ganhos de produtividade obtidos por economias de escala em um processo mecanizado de produção padronizada com base em linhas de montagem, sob as condições de controle de um grande mercado por uma forma organizacional específica: a grande empresa estruturada nos princípios de integração vertical e na divisão social e técnica institucionalizada de trabalho. Nessa nova economia, a demanda de quantidade e qualidade tornou-se imprevisível, os mercados ficaram mundialmente diversificados e o ritmo da transformação tecnológica tornou obsoletos os equipamentos de produção com objetivo único. O sistema de produção em massa ficou muito rígido e dispendioso para as características da nova economia. O sistema produtivo flexível surgiu como uma possível resposta para essa rigidez. A resposta passou a ser a especialização flexível, quando a produção adapta-se à transformação contínua sem pretender controlá-la em um padrão de arte industrial ou produção personalizada.
Segundo Castells (1996), o surgimento da economia com base na tecnologia de informação caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional que está relacionada com o processo atual de transformação tecnológica, mas não depende dele. O modelo de rede é praticado tanto por empresas de pequeno e médio porte, como sob o controle de uma grande empresa, quando no caso do licenciamento e da terceirização de produção. Já o modelo organizacional através de alianças corporativas estratégicas é adotado nos setores em que a inovação representa a principal arma competitiva. 
A mudança de burocracias verticais para a empresa horizontal apresenta sete tendências principais: 
. Organização em torno do processo, não da tarefa; 
. Hierarquia horizontal; 
. Gerenciamento em equipe; 
. Medida do desempenho pela satisfação do cliente; 
. Recompensa com base no desempenho da equipe; 
. Maximização dos contatos com fornecedores e clientes; 
. Informação, treinamento e retreinamento de funcionários em todos os níveis. 
Os cinco tipos de redes são: redes de fornecedores; redes de produtores; redes de clientes; coalizões padrão; redes de cooperação tecnológica.
3. Por que, segundo A noção de desenvolvimento polarizado François Perroux (1967) não há crescimento nem desenvolvimento sem concentração e expansão? (2 pontos).
Resposta:
Segundo François Perroux (1967), a indústria propulsora ou líder pode ser vistas como núcleo a partir do qual se propagam economias externas, promovendo custos decrescentes e produtividades crescentes, para o resto do sistema regional e nacional. No longo prazo, a grande empresa propulsora ou líder transforma a estrutura regional, provocando o aparecimento de novas atividades dinamicamente complementares às suas próprias ou a outras atividades da região. Essas transformações provocam efeitos ascendentes, demandas de insumos e serviços para setores fornecedores e efeitos descendentes, oferta de insumos e serviços para setores compradores, no contexto do desenvolvimento regional. A noção de complexo industrial tem nas compras de bens e serviçosentre indústrias, como base estrutural das relações econômicas. E na teoria de desenvolvimento impulsionado por ondas de inovações. Esses são os dois pilares mais importantes da teoria de crescimento polarizado.
4. Procure especificar mais as diferentes fontes de economias da localização das atividades industriais, segundo Alfred Marshall (1988). É o que conhecemos hoje como economias internas e economias externas da localização. (2 pontos) 
Resposta:
As principais vantagens da produção em massa que podem ser apontadas são as seguintes: As economias internas obtidas por uma boa organização de compras e de vendas ou por aumento de escala de produção figuram entre as principais causas da tendência para fusão de muitas empresas da mesma indústria ou comércio em uma única entidade gigantesca. 
As economias externas envolvendo investimento público em infra-estrutura de transporte, armazenagem e portos estão constantemente crescendo em importância, em todos os ramos de negócios. 
Além disso, observando e trazendo conhecimentos para quem precisa: os jornais, as publicações profissionais e técnicas de todos os gêneros contribuem muito positivamente para a tomada de decisões nas empresas. As transformações na manufatura dependem menos de simples regras empíricas e mais dos largos desenvolvimentos de princípios científicos; e muitos destes são realizados por estudiosos na procura do conhecimento. Em muitas indústrias um produtor individual pode conseguir consideráveis economias internas mediante um grande aumento de sua produção. 
A análise econômica a partir de Marshall passou a contar com um novo conceito, especialmente importante para a análise microeconômica da localização dos projetos de investimento das empresas em um determinado setor de produção, que é o conceito de economias externas.
Após a primeira revolução industrial, na Inglaterra, com o surgimento das indústrias siderúrgica e têxtil, a produção artesanal e manufaturas de pequena escala sofreram uma revolução tecnológica passando a produzir em grande escala e voltada para o consumo em massa e para a exportação.
Os capitalistas empreendedores começaram a implantar a produção de insumos e de bens de consumo criando para isso empresas industriais que requeriam uma organização administrativa. Desse modo, a preocupação inicial era com os custos de produção, com as linhas de produção, estoque de matérias-primas e outros aspectos internos da empresa. A eficiência na produção passava pela economia interna dos fatores de produção, tais como capital, trabalho e insumos.
Com o aumento da escala de produção, as empresas passaram a demandar cada vez mais mão de obra e matérias-primas. As empresas localizadas em distritos com maior concentração de mão de obra ou próximo à fonte de insumos tinham vantagens na produção em massa. Novas empresas procuravam se localizar nos distritos industriais para também se beneficiar das economias de localização.

Outros materiais