Buscar

Av2 100% Online Sup. Tec. em Gest. Pub. Seminário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - 100% Online - Sup. Tec. em Gest. Pub. - Seminário II
1)O modo de produção capitalista, que se concretizou entre 1945 e 1973 entrou em processo de reestruturação a partir de 1970. Esse modelo capitalista baseava-se na produção e consumo em massa, o processo produtivo era homegeneizado e verticalizado, e era necessário racionalizar ao máximo as operações, reduzindo o tempo e aumentando o ritmo dos trabalhadores através da decomposição das tarefas e do trabalho parcelado e fragmentado. Assim, ao modo de produção capitalista com as características aqui descritas chamamos de:
Alternativas:
Neoliberalismo
Toyotismo
Fordismo 
Regime de Acumulação
2)Leia as duas afirmações a seguir:
O termo globalização é uma nova expressão do capital, que desencadeou um complexo processo de produção e circulação de mercadorias, que teve início nos anos de 1970 e se concretizou com o final da Guerra Fria, em 1989. Segundo Ianni (1995), esse processo representa, além de um novo ciclo de expansão do capitalismo, um modo de produção e modificação da civilização em escala mundial, que engloba nações, regimes políticos, culturas e economia.
Assim,
Esse movimento é guiado por uma concepção político-ideológica chamada neoliberalismo, defende a livre regulação do mercado e a necessidade de uma transformação na esfera social, em direção a uma sociedade aberta, para que os indivíduos se tornassem agentes de igualdade, com liberdade de escolha garantida mediante a efetivação de um mercado livre.
De acordo com o estudado na Unidade II, Web Aula 2 e analisando as afirmações acima, conclui-se que: 
Alternativas:
As duas afirmações são verdadeiras; 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
3)Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas sobre a reestruturação produtiva no Brasil, de acordo com a Unidade II - Web Aula 2.
( ) a reestruturação produtiva iniciou-se no Brasil na década de 1960, particularmente nas empresas de menor porte de setores dinâmicos e em empresas vinculadas ao mercado interno.
( ) a reestruturação produtiva iniciou-se no Brasil na década de 1980, particularmente nas empresas de porte de maior setores dinâmicos e em empresas vinculadas ao mercado externo.
( ) foi Fernando Collor de Mello que iniciou a reforma do Estado, com uma acelerada política de abertura comercial, o que veio a estimular a difusão da reestruturação na economia com um todo.
( ) foi Fernando Henrique Cardoso que iniciou a reforma do Estado, com uma acelerada política de restrição comercial, o que veio a estimular a difusão da reestruturação na economia com um todo.
( ) o ajuste neoliberal impulsionado pelo governo Collor, foi caracterizado, principalmente por uma política industrial centrada na abertura comercial, pelo impulso aos processos de privatização, de desregulamentação e flexibilização das relações trabalhistas e na reestruturação das políticas sociais.
Alternativas:
V - F - F - V - F
F - F - V - V - F
V - V - F - V - V
F - V - V - F – V 
4)Podemos afirmar que a crise do modo de acumulação fordista desencadeou a busca por novas formas de acumulação de capital, a qual levou à transformação do processo de produção capitalista. Esse processo de transformação é o que se chama de reestruturação produtiva. Entre outros aspectos característicos da reestruturação produtiva, podemos citar a complexificação dos meios de produção que tem como ponto central:
I - novas tecnologias, informatização do processo produtivo;
II - utilização de técnicas de controle do processo e de qualidade total;
III - necessidade uma maior escolaridade e de um maior treinamento para que o trabalhador possa estar inserido na cadeia produtiva
Estão corretas:
Alternativas:
II e III
II e III
I, II e III 
I e II
5)A reestruturação produtiva requer das organizações capacidade de adaptação às novas pressões competitivas. Isso só é possível buscando-se a racionalização nos custos, o investimento em treinamento de operários e a implantação de novos modos de gerenciamento da força de trabalho e da produção. Assim, identifique as alternativas que descrevem corretamente as demandas que esse contexto de competitividade traz para os trabalhadores:
I - o processo passa a ser efetuado em "células de produção, solicitando um trabalhador mais ágil e adaptado às constantes mudanças do processo produtivo;
II - a qualificação do trabalhador deve enfatizar exclusivamente os aspectos comportamentais;
III - o processo de qualificação trabalhador passa a ser estruturado sob três pontos: polivalência/flexibilidade; maior escolaridade/treinamento e ênfase nos aspectos comportamentais;
IV - a ampliação do leque de funções de procedimentos requerem um trabalhador que saiba agir de maneira multifuncional;
V - a complexificação do meios de produção, faz com que surja a necessidade de maior escolaridade e de um maior treinamento apra que o trabalhador possa estar inserido na cadeia produtiva.
Alternativas:
II e IV
I, III, IV e V 
I, II e IV
I, II, III e IV

Outros materiais